Buscar

TRABALHO ROMA ANTIGA

Prévia do material em texto

MOBILIÁRIO DA ROMA ANTIGA
 A CADEIRA DA VOVÓ 
 IDADE CONTEMPORÂNEA
CÁTTEDRA - era uma cadeira com encosto, geralmente usada pelas mulheres e idosos
Inspiração da lectus – Idade Contemporânea 
LECTUS: um dos móveis mais usados pelos romanos. Era usado para dormir, sentar, relaxar e comer.
Leia mais: http://historia-e-estilo-do-mobiliario6.webnode.com/estilos-de-mobiliario/mobiliario-na-roma-antiga/
O mobiliário romano deriva do móvel grego, mas distingue-se pela suntuosidade. Os móveis romanos possuem grande variedade de tipos, também divididos entre o uso comum e o uso cerimonial. Os romanos desenvolveram alguns modelos, como a cadeira semicircular e as mesas pequenas com três pés, usadas para refeições. O vocabulário decorativo do mobiliário inclui os característicos pés com forma de patas de leão e também cariátides e outras figuras mitológicas que ornamentam as pernas de mesas.
Leia mais: http://historia-e-estilo-do-mobiliario6.webnode.com/estilos-de-mobiliario/mobiliario-na-roma-antiga/
APARADOR - IDADE CONTEMPORÂNEA
CONSOLES - Pequenas mesas individuais e em mesas encostadas nas paredes.
 ROMA ANTIGA
A Moradia romana na antiguidade
Roma conhecida pela sua arquitetura monumental, que aliava grandiosidade a funcionalidade, construía as suas casas de forma prática e bem definida. Ao entrar em contato com os gregos, durante o período helenístico, os romanos apreciaram muito a flexibilidade e a elegância das moradias gregas. Mas, sobretudo o perístilo que havia no pátio de muitas casas. Como eram zelosos de suas tradições, os romanos não quiseram alterar muito a planta das casas, mas encontraram uma solução para incorporar os elementos que admiravam: acrescentaram nos fundos da casa, um perístilo em torno do qual se dispunham vários cómodos, o restante da construção seguia o esquema tradicional.
 DOMUS
A domus era a residência urbana das famílias abastadas da Roma Antiga. Pertenciam às famílias patrícias, proprietárias das habitações mais sumptuosas e também das casas da plebe, onde habitavam comerciantes e artesãos romanos. A domus era geralmente uma casa de um só piso, maior e mais luxuosa do que a habitação grega, contrastando com a aparência exterior, o interior da Domus era habitualmente luxuoso. O chão era revestido de mármore ou de mosaicos padronizados, as paredes eram decoradas com frescos e as madeiras dos tetos eram frequentemente douradas. Também os pátios eram adornados com fontes, estátuas vasos e outros elementos decorativos. Quanto mais poderosa é a família, mais deslumbrante é o seu domus. O domus era uma residência típica romana. Porém, é importante lembrar que ele não era a habitação mais comum da maioria dos romanos. No auge do Império Romano, haviam cerca de 1.800 domus no território romano e mais de 46.000 residências conhecidas como Insulae. Ou seja, apesar de ser uma residência típica dos romanos, apenas os patrícios e ricos comerciantes poderiam ter uma casa assim. Deriva de uma combinação da casa Etrusca com átrio e da casa Grega com peristilo. A palavra deriva de dominus, nome por que eram designados os chefes das famílias patrícias.
PAISAGISMO: Um jardim com estilo romano exige simetria, fontes e elementos artificiais como mesas, colunas e estátuas.
 PERISTYLIUM-ROMA ANTIGA
O Peristylium era um pátio aberto, com um jardim ao centro incorporado à própria casa. Este jardim interno era rodeado por colunas que sustentavam o telhado e suas paredes interiores eram muitas vezes cobertas por pinturas ou mosaicos muito elaborados. Era decorado com pequenas fontes, pequenas esculturas, bancos, e até viveiros de peixes. Em dias ensolarados, o Peristylium era usado como área de jantar e lazer.
 CASA DA IDADE CONTEMPORÂNEA
 DOMUS-ROMA ANTIGA
 
MOSAICO – Roma Antiga 
Um mosaico de mármore travertino romano bruto reveste a parede que demarca o espaço do jantar.
MOSAICO
O mosaico romano nasceu como uma composição artística e figurativa obtida por fragmentos de diferentes materiais, chamados de telhas, para formar imagens ou desenhos decorativos. Mosaico ou arte musiva , é constituído por pequenas peças de pedra ou de outros materiais nomeadamente vidro, mármore, cerâmica ou conchas (tesselas), formando um determinado desenho. Foi usado principalmente para pavimentos, resistentes e fáceis de limpar, mas depois também foi usado em paredes, às vezes de tamanho pequeno, envolto em uma pintura de parede maior.
TRICLINIUM – ROMA ANTIGA
TRICLINIUM
O Triclinium era a sala de jantar formal na casa romana. Era uma sala reservada às refeições, com três leitos dispostos à volta de uma mesa; em cada leito cabiam três pessoas. Para mostrar a importância do espaço, o triclinium era decorado com mosaico ou afrescos nas paredes. Deuses e mitos eram muito comuns na decoração dos cômodos.
O Atrium (ou Átrio) era a entrada principal da casa romana. Era em torno do Atrium, que se desenvolvia os outros cômodos da casa. O Atrium fornecia a luz necessária às divisões que o circundavam; O Atrium era construído com todo o esplendor e magnificência que a riqueza do dono permitia. As características mais evidentes do Atrium eram o Compluvium e o Impluvium.
 IDADE CONTEMPORÂNEA
 ATRIUM – ROMA ANTIGA
IMPLUVIUM E COMPLUVIUM
O Impluvium é uma rasa bacia de mármore, ricamente esculpida e decorada com figuras em relevo. Era destinado à coleta da chuva que caia pelo Compluvium. O Compluvium era uma pequena abertura no telhado, feito para permitir a entrada de luz natural em todos os cômodos da casa. Os implúvios dos domus romanos, que normalmente pertenciam a famílias patrícias (nobres), eram por vezes construídos em mármore e decorados com pequenas estátuas.

Continue navegando