Buscar

Trabalho sobre a Grécia Antiga

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GRÉCIA
Civilização que nos deixou vasto legado cultural dos mais variados campos: democracia política, teatro, filosofia, matemática, - Algumas das maiores mentes da história: Platão, Aristóteles e Pitágoras; - Nas artes e arquitetura a influência da civilização grega e romana se reflete em conceitos, formas, ideias e proporções, que foram reinterpretados pelos estilos renascentista, pelo estilo georgiano e colonial norte-americano.
 ARTE GREGA
A arte grega foi considerada livre, pois valorizava o homem, como sendo o ser mais importante do universo. Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. Eles procuravam o equilíbrio, o ritmo, a harmonia, pois estavam em busca da perfeição.
A arte na cerâmica proporcionou uma forma de realização da pintura grega. Os vasos gregos, geralmente de cor preta, não eram conhecidos apenas pelo equilíbrio e forma, eles também são conhecidos pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação. Eles serviam para os rituais religiosos e para armazenar, entre outras coisas, água, vinho, azeite e mantimentos. Os vasos tornaram-se objetos artísticos a partir da hora em que passaram a revelar uma forma equilibrada e um trabalho de pintura harmonioso.
Eles serviam para os rituais religiosos e para armazenar, entre outras coisas, água, vinho, azeite e mantimentos. Os vasos tornaram-se objetos artísticos a partir da hora em que passaram a revelar uma forma equilibrada e um trabalho de pintura harmonioso.
,A escultura é uma das mais importantes expressões da cultura grega. Transmitem uma forte noção de realismo, pois os escultores gregos buscavam aproximar suas obras ao máximo do real, utilizando recursos e detalhes. Nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos são observados nas esculturas. A temática mais usada foi a religiosa, principalmente, representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas (principalmente relacionadas às Olimpíadas) também foram abordadas pelos escultores gregos.
MOBILIARIO GREGO
Na Grécia, assim como no Egito, havia uma tendência de se basear a ornamentação do mobiliário em elementos arquitetônicos, com o uso, por exemplo, da simetria e da regularidade do desenho. O móvel grego é adaptado às dimensões humanas; influência da cultura humanista e do desenvolvimento das artes gregas. As cadeiras são divididas em modelos de honra, usados em cerimoniais ao ar livre, como o kline, o Grego a utilizava para comer e descansar, e dispunha de uma parte horizontal para reclinar-se à altura da mesa, no lugar de estar à altura do solo. O apoio para a cabeça era, geralmente, curvo e não se utilizavam apoios para os pés.
Leia mais: http://historia-e-estilo-do-mobiliario6.webnode.com/estilos-de-mobiliario/mobiliario-na-grecia/
Leia mais: http://historia-e-estilo-do-mobiliario6.webnode.com/estilos-de-mobiliario/mobiliario-na-grecia/
O Kline grego é claramente o antepassado da cama. Na verdade, é uma cama, com a única diferença de que, no passado, também foi usado como um "sofá de jantar" onde os hospedeiros consumiam suas refeições. Kline de klino (porque se inclina), da qual também é derivada a palavra clínica e clínica (aquela em que se reclama). Era de madeira ou bronze, e muitas vezes era ricamente adornado. 
O Klismos era um tipo particular de cadeira que tinha curvas mais suaves e um encosto confortável. É uma cadeira leve e elegante. Os klismos tinham quatro pernas curvas e esticadas e trilhos traseiros curvos com um estreito encosto côncavo entre eles. Era uma releitura do assento dos Deuses.
Os Thronos, como as outras peças da antiga mobília da Grécia, foram herdados dos egípcios e das culturas anteriores. Foi o objeto mais soberbo, criado exclusivamente para divertir os personagens mais poderosos e ser colocado nos principais templos e palácios suntuosos. Como apareceu na história humana, sempre foi considerado como o símbolo mais evidente da divina e do poder político.
ARQUITETURA GREGA
A Arquitetura Grega se desenvolveu a partir do século VIII a.C., sendo inspirada nos estilos jônico, o dórico e o coríntio. Nas grandes construções gregas, os materiais mais utilizados eram as pedras, mármore, madeira e calcário. Naquele tempo, as estruturas já contavam com uma grande engenharia, simetria e o uso de cálculos e proporções matemáticas. Na arquitetura grega destacam-se os templos, geralmente locais onde se realizavam diversas celebrações (acontecimentos civis, eventos esportivos, etc.) e cultos aos deuses.
O Partenon ou Partenão foi um templo dedicado à deusa grega Atena O nome Partenon se originou da palavra grega "παρθενών" (parthenon), que significa "quarto de mulher solteira". O projeto é de autoria dos arquitetos Ictinus e Calícrates, que se baseiam nos preceitos da arquitetura dórica, cuja característica principal é a utilização de colunas caneladas, de molde redondo com uma placa quadrada em cima. Todas as linhas aparentemente retas do Partenon são, na verdade, ligeiramente curvas. Para compensar a tendência dos olhos em ver as colunas do meio mais finas do que são na verdade, a solução encontrada foi arquear cada uma delas, que também foram ligeiramente inclinadas para dentro. Como um requinte final, as colunas dos cantos do templo são mais grossas, pois estas recebem mais luz do sol que as demais, e pareceriam assim, mais finas caso não fosse feito tal arranjo. O templo de mármore branco era originalmente pintado de maneira chamativa, nas cores vermelho, azul e ouro.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais