Buscar

FICHAMENTO Criatividade e inovação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Nome do aluno (a) Alice Márcia da Costa do Nascimento
Trabalho da disciplina. Criatividade e Inovação
Tutor: Prof. João Luiz Carvalho Rocha de Oliveira
Biblioteca Virtual da Universidade Estácio de Sá
2018
Estudo de Caso :
Criatividade e Inovação Organizacional
 Inovação e estratégia para um novo mercado Netflix
REFERÊNCIA: WILLY SHITH, STEPHEN KAUFMAM, DAVID SPINOLA. Netflix .Case 610 -P0 2, Havard Business School, April,27,2009. 
 
Fundada em 1997 nos EUA por Reed Hastings e Marc Randolph, Netflix, atualmente se caracteriza como o maior provedor de filmes mundial. Anteriormente a empresa surgiu com a entrega de DVDs pelos correios e atualmente produz centenas de horas em programações originais em diferentes países, além de filmes, séries, desenhos e documentários. Reed Hastings que em janeiro de 2007 teve uma reunião com sua equipe sênior de gestão na Califórnia. Ele era o CEO da empresa que foi pioneira na locação de dvds e estava prestes a assumir um novo rumo no mercado de vídeo on line, criaram estratégias para que a Netflix se inserisse no mercado. A equipe era composta por colaboradores entusiasmados, e Reed aproveitou desse entusiasmo para favorecer o crescimento da empresa e sua perspectiva, obtendo êxito com cada idéia, como aluguel de filmes online.
Aproveitando a tecnologia utilizada em novos aparelhos de Dvd lançados no mercado, Reed Hastings , desenvolveu programas promocionais com os fabricantes e vendedores oferecendo uma fonte de variedades ao cliente.Oferecia várias opções de busca por títulos desejados, autores, gêneros,etc.
Cada filme era disponibilizado assim que o anterior era devolvido, criando assim uma lista de histórico para cada cliente. Os títulos eram escolhidos pelo site e eram enviados pelos correios. Reed Hastings chegou até a enviar Dvds para si próprios simulando uma negociação para ter certeza de que a entrega dos correios era eficiente de acordo com os prazos contatados.A penetração de aparelhos de dvd nos domicílios foi massiva em 2000, saltando de 5% das residências em 1999 para 13% em 2000. Logo, a concorrência Blockbuster, que foi criada em 1985, sendo a maior locadora de filmes, onde era dona de todo seguimento neste mercado. Como liderava o mercado, a empresa tinha suas vantagens sobre as outras que eram do mesmo seguimento. Porém em 2002 a Blockbuster, anunciou que não acreditava no projeto da Netflix de VOD ( Video On Demand vídeo sob medida), mas ao passar do tempo, foi observando o crescimento e sucesso que a VOD fazia, então em 2004 iniciou uma estratégia semelhante só que mais grosseira, sem mensurar os gastos que traria, que com o passar do tempo teve seus prejuízos. Ele acreditava que um serviço de assinatura pré- pago ofereceria para seus clientes um serviço diferenciado e seguro e resolveria o problema de espera prolongada da entrega pela locação de títulos.
A visão chave do negócio para Reed Hastings era ao invés de oferecer até quatro lançamentos por mês para o cliente, ele possibilitaria que o cliente tivesse os quatro títulos em casa ao mesmo tempo e com a comodidade de não precisar sair de casa para buscar ou devolvê-los. O novo modelo desenvolvido pela Netflix passou por várias mudanças ao longo do tempo, sofreu várias adaptações para melhor atender seus clientes. Oferecer locações ilimitadas, o que agregou mais valor ao seu negócio, pois o cliente poderia ficar com o título pelo tempo que precisasse sem preocupar em ter que pagar multas por atraso ou até mesmo ter que sair de casa para fazer as devoluções. Para Reed, o modelo da assinatura seria vantajoso para ambos os lados, depois dessa mudança nos valores, a Netflix fidelizou uma parcela considerável de clientes a esse tipo de entretenimento diário, pois o custo era bem menor que a locação individual dos mesmos títulos em pontos de varejo.
Cada custo de assinatura e despesas ainda era muito alto, porém a satisfação de seus clientes aumentou, foi ai que em maio de 2000, a Netflix contratou Ted Sarandos vindo da Vídeo City, como o novo diretor de conteúdo, para liderar as aquisições de conteúdo. Ted explica que uma empresa de tecnologia como a Netflix, dependente de arte,era necessário fazer uma parceria com vários estúdios de filmes. Não era suprida somente a satisfação do cliente, mas também se abriu caminho para atingir a mercados pouco explorados e com difícil acesso de divulgação e buscando se aperfeiçoar cada vez mais em cada centro de distribuição.
A partir da necessidade do cliente, criou-se um novo conceito em locação de filmes e essa criação também ajudou ao acesso de mercado para filmes que tinham dificuldade de penetração. 
O surgimento da idéia de como seria feito o pedido de cancelamento da assinatura, que antes era extremamente trabalhoso. A partir daí o cliente poderia cancelar sua assinatura a qualquer momento, preenchendo apenas uma breve pesquisa explicando o porquê do cancelamento, e isso seria para melhor atendimento ao cliente.
Na atualidade a Netflix se tornou presente em quase todas as casas em mais de 190 países, onde é conhecida como distribuidora e produtora com conteúdos originais Netflix.
O fundador da empresa Reed Hastings percebeu a necessidade de mudanças por conta das variações do mercado, aumentando a capacidade para competir e inovar, superando a concorrência. 
1

Outros materiais