Buscar

AD1 2017.1 CURRICULO (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Disciplina: Currículo
AVALIAÇÃO A Distância 1 – 2017-1
Aluna:
Matricula: 
Polo: 
Construir um verbete para currículo, considerando que não se trata de uma definição única e precisa tal como as primeiras unidades do livro-base explicitam. Então observando os conceitos tratados nessas unidades, desenvolver uma reflexão breve (uma página)
 
Para tal, espera-se que além do texto-base, sejam consideradas outras leituras, num trabalho de pesquisa para a composição da reflexão. Assim, devem ser indicadas as referências bibliográficas, apresentando o como a ideia foi desenvolvida e essas constaram como parte da avaliação.
Podem consultar revistas científicas, site com entrevistas, vídeos no youtube, indicações bibliográficas contidas no próprio material do curso.
R:	
Como observamos nos textos estudados, Currículo não é algo que nos remete a uma única definição. Ao nos depararmos com o tema devemos nos questionar sobre qual indivíduo queremos para sociedade e a partir disso tratar o Currículo não somente como uma grade de horários, com disciplinas hierarquizadas e sim como uma construção social.
 O que não é possível ter com um currículo baseado em teorias tradicionais, aquelas em que privilegiam as classes dominantes, a elite e mantém o ensino engessado, reprodutor de conteúdo, alimentando a desigualdade social existente. Na qual o objetivo principal dos conteúdos transmitidos nas escolas é a preparação em massa de seus alunos, com uma padronização do conhecimento, transformando-os na vida adulta em empregados com mão de obra qualificada para o mercado de trabalho, ensinando-os a serem pacíficos, omissos e aceitarem a realidade existente. 
Com o passar do tempo foi se tendo a concepção de que a escola não tinha somente a função de transmitir conteúdo disciplinares, mas também era uma fonte de formação das relações sociais. 
“Questões de poder, tanto nas relações professor/aluno e administrador/professor, quanto em todas as relações que permeiam o cotidiano da escola e fora dela, ou seja, envolve relações de classes sociais (classe dominante classe dominada) e questões raciais, étnicas e de gênero, não se restringindo a uma questão de conteúdos”.
(HORNBURG e SILVA, 2007, p.1)
Devido a isso passou-se a ter uma necessidade de um currículo baseado em uma teoria mais crítica, não era mais possível limitar a escola a um ensino mecanizado, a uma simples descrição de conteúdos ministrados em sala de aula. Os problemas da sociedade passaram a ser tratados como problemas das escolas também e a educação passa a ser um ponto de solução para a desigualdade social. 
O currículo passou a ser influenciado por várias áreas como a Psicologia, Sociologia da Educação e a Antropologia. O projeto-político-pedagógico de cada escola tornou-se experiências que se desdobram em torno do conhecimento por meio das relações sociais, contribuindo para a construção da identidade, olhando para o indivíduo, para pequenos grupos sociais, procurando desenvolver nos alunos senso crítico diante dos problemas da sociedade em que vive, tornando-os cidadãos ativos.
No currículo devemos nos preocuparmos com as peculiaridades locais, ele deve ser interdisciplinar, quebrando as barreiras entre as disciplinas de forma que elas possam dialogar entre si sem hierarquia e principalmente deve ser multicultural trabalhando através da diversidade cultural a questão de gêneros, sexualidade, etnias, a manutenção e preservação do meio ambiente, tornando um conhecimento mais globalizado e diminuindo preconceito, intolerâncias, tornando os alunos mais conscientes da valorização das diferenças.
		
 
Referencias Bibliográficas:
https://www.youtube.com/watch?v=D3wU1JDAnDQ
https://www.youtube.com/watch?v=ETzzwTX5l0Y
http://escoladegestores.mec.gov.br/site/3-sala_fundamentos_direito_educacao/curriculoinstrumento_u2_pg2.htm
http://www.educabrasil.com.br/curriculo-escolar/
Rosana Fetzner, Andrea. Currículo, Fundação CECIERJ, volume 1.
�� �

Outros materiais