Buscar

RESUMO DE COMPORTAMENTO HUMANO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As organizações são formadas pela união de diversos insumos processados em máquinas, utilizando métodos bem definidos por indivíduos treinados para esse fim, estabelecendo um corpo “sócio-técnico”. A técnica (engenharia) permite entender o funcionamento correto das máquinas e dos métodos de trabalho enquanto a psicologia é a ciência que permite entender as pessoas dentro das organizações, seus motivos, o clima organizacional e seu comportamento individual e dentro dos grupos. Portanto, tanto a Engenharia quanto a Psicologia são igualmente importantes para o correto funcionamento de uma organização produtiva de qualquer ordem.
Segundo Sievers, o trabalhador perdeu o sentido do significado de seu trabalho. Com a massificação da produção e o aumento de número de pessoas envolvidas no trabalho nas fábricas, durante o século XX, houve um desvirtuamento da finalidade principal nas organizações, como ambiente de manifestação de satisfação profissional, levando ao excesso de exigências em relação aos trabalhadores. A reação natural a este fenômeno foi à busca de um entendimento de como as pessoas se comportam dentro das organizações gerando diferentes trabalhos de pesquisa que aos poucos foram identificando como é o comportamento humano nas atividades profissionais. Daí, o fato de terem surgidos tantas teorias para explicar o comportamento humano no trabalho e o significado preciso de motivação.
A conclusão de Sievers é de que as teorias motivacionais apresentam as seguintes ressalvas:
- os conceitos de motivo e motivação apoiam-se em aspectos psíquicos e biológicos, ou seja, fazem parte tanto do mundo quanto exterior do ser humano, agindo em seu comportamento;
- num contexto administrativo e teórico-organizacional, a motivação foi transformada em um instrumento de manipulação dos empregados pelos empregadores, através do qual, estes induzem aqueles a determinadas atitudes;
- as teorias motivacionais estão direcionadas para o comportamento organizacional, perdendo o conceito do homem, com sua individualidade, passando a valorizar as organizações. As organizações agem sobre os indivíduos com o propósito de obter resultados;
- considerando que o objetivo principal das organizações é o aumento de eficiência no trabalho, será mais facilmente atingido se os indivíduos estiverem com um alto nível de motivação, e forem gratificados pelo desempenho. As pessoas são consideradas como um fator concreto do processo de produção, sendo classificadas como recursos humanos.
Motivação é sinônimo de necessidade e, portanto, algo intrínseco aos indivíduos. Motivação no trabalho existe na medida em que as pessoas aceitam que as suas atividades profissionais atendam aos seus interesses pessoais e necessidades legítimas ao mesmo tempo em que cumprem os deveres e compromissos dos contratos de trabalho.
As dimensões do Clima Organizacional são:
Conformismo, quando há muitas limitações à criatividade imposta por regras;
Responsabilidade, quando os trabalhadores recebem atribuições que os tornam responsáveis pelos seus atos da organização;
Padrões, quando existem modelos que qualidade a serem seguidos;
Recompensas, quando existe reconhecimento e justa remuneração pelo trabalho exercido;
Clareza Organizacional, quando os objetivos da organização são claramente mostrados aos trabalhadores;
Calor e apoio, quando o companheirismo e a amizade são incentivados;
Liderança, quando os chefes são bem aceitos pelos trabalhadores.
A utilização de práticas éticas nos negócios melhora a saúde organizacional em 3 aspectos:
1. a produtividade. Os funcionários de uma organização são os parceiros afetados pelas práticas administrativas. Quando a administração enfatiza a ética em suas ações frente aos seus parceiros, os funcionários são afetados direta e positivamente. Quando uma organização faz um esforço especial para assegurar a saúde e o bem-estar dos funcionários ou define programas para ajudá-los em seus problemas financeiros ou legais, tais programas constituem uma fonte de produtividade melhorada.
2. as práticas administrativas éticas melhoram a saúde organizacional afetando positivamente os parceiros externos, como fornecedores ou clientes. Uma imagem pública positiva pode atrair consumidores, que visualizam a imagem da organização como favorável ou desejável. A Johnson & Johnson, fabricante de produtos para bebes, procura guardar cuidadosamente sua imagem pública como uma companhia que põe a saúde e o bem-estar do consumidor acima dos lucros, através de um código de ética, reproduzido a seguir.
3. a minimização da regulamentação pelas agendas governamentais. Quando as organizações são confiáveis quanto à ação ética, a sociedade deixa de pressionar por um reforço nas exigências legais ou por uma legislação que regule mais intensamente os negócios.
Os poderes exercidos pelos Chefes e Lideres:
Poder coercitivo é imposto pela força. Ex: Polícia e Força militar em geral.
Poder de recompensa é exercido pela troca. Ex: trabalhador cumpre suas funções e recebe o salário.
Poder legítimo existe quando uma pessoa recebe uma designação para chefiar ou para representar um grupo. Ex: chefes em uma organização ou políticos eleitos. 
Poder de competência existe quando alguém detém conhecimento ou habilidade para exercer uma determinada atividade. Ex: um professor ou técnico especializado.
Poder de referência existe quando um indivíduo representa um símbolo ou motivo qualquer de admiração. Ex: grandes artistas, defensores de causas humanitárias, pessoas agraciadas com prêmios de destaque.
Ser criativo é inventar coisas novas que não existem ou estabelecer novos usos para o que já existe. Inovação, por outro lado, implicam no ato de colocar em prática idéias criativas, ou introduzir na sociedade, produtos ou serviços novos oriundos da criatividade dos empregados de uma organização.
Um empreendedor corporativo deve apresentar as seguintes características:
Ser uma pessoa com visão estratégica;
Pensar sempre no longo prazo;
Apresentar um comportamento ético em qualquer situação;
Entender e agir segundo os conceitos da Responsabilidade Social;
Respeitar o Meio Ambiente em todas as situações;
Aceitar e entender a globalização como um conceito natural da sociedade, não sendo “bairrista”, mas sendo internacional em sua postura;
Ser criativo e inovador.
Conflitos são desentendimentos, desacordos ou divergências entre indivíduos ou grupos dentro de uma organização. São comuns porque as pessoas sempre apresentam modelos mentais diferentes e cada indivíduo será sempre único em sua “visão de mundo”. Para resolvê-los devemos negociar em todas as situações para atingir um acordo entre as partes.
O papel dos verdadeiros Líderes
Em geral as pessoas consideram o trabalho um “mal necessário” e um sacrifício que deve ser realizado para se atingir os objetivos pessoais. Mas o trabalho não precisa ser considerado assim. Se os chefes forem líderes verdadeiros, se as regras forem consideradas adequadas e se o controle for natural, a eficiência poderá ser obtida sem sofrimento e o trabalho será considerado agradável e atraente. Como desfazer essa visão negativa das empresas com quatro problemas crônicos? Onde há pouca confiança, o líder deve se concentrar em modelar a integridade para gerar confiança. Onde não há visão ou valores comuns, ele se concentra em descobrir caminhos para criar uma visão e um conjunto de valores comuns. Onde há desalinhamento, ele se concentra em alinhar objetivos, estruturas, sistemas e processos para incentivar e alimentar o fortalecimento das pessoas e da cultura de forma a atender a visão e os valores. Onde há enfraquecimento, o líder deve se concentrar em fortalecer (empowering) as pessoas e as equipes em termos de projeto ou cargo.
Exemplos brasileiros para os itens:
	Descobertas tecnológicas
	Telefones, mídias sociais e aparelhos de som associados. O iPad será montado no Brasil, como recentemente divulgado.
	Mudanças demográficas
	Há um crescimento acentuado da população idosa eda Terceira Idade.
	Mudanças do estilo de vida
	As pessoas têm menos tempo disponível e apreciam comidas rápidas e locais mais seguros como shoppings.
	Deslocamentos econômicos
	As cidades do interior, em geral, oferecem mais conforto, segurança e qualidade de vida, hoje em dia.
	Calamidades e desastres naturais 
	O aquecimento global tem provocado chuvas torrenciais e verões mais quentes em todo o mundo. Desastres naturais, enchentes e calamidades públicas podem ser previstas mas nunca se têm a exata dimensão dos seus efeitos.
	Mudanças nas regras de governo
	O governo brasileiro criou o “Simples”, uma modalidade de tributação facilitada para pequenos negócios.
	Descobertas de recursos
	Frutas regionais do Norte do Brasil, como o cupuaçu e o açaí, têm sido introduzidas com sucesso em novos mercados.
A negociação apresenta as seguintes características principais: 
1. Pelo menos duas partes devem estar envolvidas;
2. As partes envolvidas apresentam conflito de interesses a respeito de um ou mais tópicos; 
3. As partes concordam em se dedicar a algum tipo especial de relacionamento voluntário; 
4. A atividade desenvolvida neste relacionamento avalia a divisão ou troca de um ou mais recursos específicos ou a resolução de um ou mais assuntos de interesse comum entre as partes ou entre aqueles que elas representam;
5. A atividade é sequencial e não simultânea. Uma das partes apresenta suas propostas e a outra avalia e, em seguida, trocam de posição.

Outros materiais