Buscar

RESUMO+COMERCIO+EXTERIOR

Prévia do material em texto

O processo de importação compreende 3 fases:
Fase administrativa – todos os atos que são necessários para a importação, compreende os atos da SECEX;
Fase cambial – compreende a transferência da moeda para o exterior;
Fase fiscal – compreende o despacho aduaneiro e a tributação da mercadoria com sua posterior retirada da alfândega.
Despacho aduaneiro – consiste na avaliação da mercadoria de acordo com o que foi preenchido pelo exportador e para que possa ser tributada e receber as possíveis isenções.
Drawback – consiste em total ou parcial eliminação de tributação na importação de produtos destinados a exportação. Podem ser isenção, suspensão ou restituição de tributos.
Ainda temos:
Drawback intermediário – é quando empresas agem como intermediárias no processo de importação;
Drawback para embarcação – importação de mercadorias para o mercado de embarcações;
Todas as modalidades do Drawback são controladas através dos órgãos fiscalizadores e tudo deve ser feito através de documentos eletrônicos. Assim é emitido o ATO CONCESSÓRIO que permite o Drawback.
Muitas vezes uma empresa tem um produto de boa qualidade, mas não consegue ser competitivo, poder por conseqüências da forma de pagamento, o financiamento.
Valor aduaneiro – é o valor condicionado para fins de incidência de direitos aduaneiros. É diferente do valor faturado mesmo que ambos tenham o mesmo valor. É obtido através de certos princípios e critérios técnicos-legais aprovados pela OMC
CIF – sigla que significa que o exportador assume todos os custos necessários para transportar a mercadoria ate o destino final, incluindo seguro e frete.
Os tributos sobre uma importação podem ser estaduais e ou federais.
Calculo do II
Base de calculo é o valor aduaneiro
Calculo do IPI
Valor aduaneiro + valor do II
Calculo do ICMS 
Valor aduaneiro + valor do II + valor do IPI
Calculo do PIS e Cofins 
Valor aduaneiro + valor do ICMS
Sistema intermodal é quando são utilizadas mais de duas modalidades de transporte para movimentação de uma mercadoria. 
Os INCOTERMS(são os termos internacionais) definem s direitos e obrigações nas relações entre vendedor e comprador, no que diz respeito ao frete, seguro e movimentações da mercadoria. 	
Desembaraço – significa que a mercadoria já foi verificada e está liberada.
A CÂMARA DO COMERCIO INTERNACIONAL presta assessoria ao comércio internacional e a globalização
Os incoterms E, F e C são considerados CONTRATOS DE PARTIDA, onde as obrigações do exportador de entregar a mercadoria ao importador acontece no país de embarque. Os riscos são do vendedor. 
O incoterm D é chamado de CONTRATO DE CHEGADA, pois, a obrigação do exportador de cumprir no país do desembarque. Aqui o risco é do comprador.
Para o Brasil é melhor a FOB para importar e a CIF para exportar, pois possibilita a geração de emprego. 
Barreiras a importação tudo aquilo que visa dificultar ou impedir a importação de bens ou serviços com finalidade de proteger a economia interna.
Essas barreiras apresentam dificuldades para o desenvolvimento da atividade econômica.
Tarifa de importação – é uma taxa cobrada em cima da mercadoria importada, sua taxação pode ser fixa ou variável.
Quotas de importação – é a restrição quantitativa à importação de um determinado produto, estimulando a produção nacional.
Na tarifa a arrecadação vai para o governo, já na quota vão para os empresários beneficiados.
Exigências de conteúdo nacional – para que determinado produto seja considerado como produzido no país, um percentual dos componentes deve ser de fabricação nacional.
Compras governamentais – preferir na escolha de fornecedores nacionais.
Dificuldades burocráticas – restrição à entrada de algum produto.
Licenças de importação – devido à escassez de divisas o país pode emitir licenças para a liberação da entrada de algum bem.
Barreiras técnicas – são restrições criadas para dificultar as negociações de produtos de outros países.
Barreiras sanitárias 
Mecanismos que influenciam as exportações 
Subsidio as exportações é um incentivo financeiro que o governo da às empresas de exportação ate determinado valor.
Restrição voluntária as exportações - o Governo e um setor privado impõe um limite do volume a ser importado sem restrição.
Disponibilização de credito subsidiado às exportações é a concessão de credito a juros menores voltado para as empresas exportadoras
Quando um país não tem condições de aumentar suas exportações, ele cria restrições para importações com a finalidade de equilibrar suas contas externas, mas também não pode ser de longa duração.
Política cambial é a medida que os Estados tomam, que influencia na formação da taxa de cambio. Se o Real desvaloriza as exportações aumentam e as importações diminuem.
Todas as negociações cambiais como compra e venda de moeda, acontecem no mercado cambial. Devem estar amparadas pelo contrato de cambio que e um documento legal para tal transação.
Cambio flexível – a taxa de cambio é determinado pelo mercado
Cambio fixo – taxa fixada e administrada pelo Bacen.
Bandas cambiais – são determinados o piso e o teto das taxas havendo flutuação dessas taxas, onde o Bacen pode intervir quando necessário.
Flutuação suja – o Bacen permite que o mercado ate livremente no mercado cambial. Mas se for negativa o Bacen entra no jogo comprando ou vendendo divisas.
No Brasil reconhece-se apenas um mercado de cambio oficial. Mas há existência de outro mercado paralelo que são consideras ilegais.
A melhor forma de diminuir o ingresso de dólar no país é diminuindo a taxa de juros pelos títulos públicos brasileiros.
Taxa de cambio nominal é a relação entre a moeda estrangeira e a domestica.
Para analisar o poder de compra de uma moeda:
Usa-se a taxa de cambio real – TAXA DE CAMBIO NOMINAL x IGP¹/IGP²
OMC (organização mundial do comercio) – é o órgão responsável pelas regras do comercio internacional, busca a redução das barreiras tarifarias e não-tarifarias.
*barreiras tarifárias – são as alíquotas impostas na importação;
Barreiras não-tarifárias – são outros tipos de restrições sem ser impostos, como quotas e subsídios. A dificuldade imposta em tal bem.
CCI (Câmaras de comercio internacional) – fornecem listas de empresas que buscam um intercambio comercial e informam sobre as condições para tal.
FMI (Fundo monetário internacional) – zelar o sistema monetário internacional e promoção da cooperação e consulta de assuntos monetários entre os países-membros. Uma de suas funções é amparar um país-membro quando há dificuldades financeiras, concessão de recursos financeiros temporários.
BIRD (banco internacional de reconstrução e desenvolvimento) – oferece apoio financeiro para projetos governamentais e grandes projetos privados, mediante aval do governo. Erradicar a pobreza concedendo a juros baixos créditos a países em desenvolvimento.
BIRD – concede credito a países pobres de renda média com bom histórico a juros baixos
X
 AID – concede crédito a países pobres sem juros e outros serviços
Conferencia das nações unidas (estrutura da ONU)- busca integração entre o comércio e o desenvolvimento, bem como questões relacionadas a investimentos, finanças, tecnologia, desenvolvimento empresarial e sustentável
	FMI
	OMC
	BIRD
	Financeira 
	Definição de regras
	Apoio financeiro
 
A criação de Blocos Econômicos visam a eliminação de barreiras econômicas e maior integração entre os países participantes.
Níveis de integração:
Zona de preferência tarifária – garantir níveis tarifários preferenciais aos países-membros.
Zona de livre comércio – redução ou eliminação das barreiras alfandegárias, tarifárias e não tarifárias, que incidem na troca de mercadorias intrabloco.
União aduaneira – os países-membros entram em consenso para adotar uma TEC(tarifa externa comum) à países não participantes ao bloco sobre determinadas mercadorias.
Mercado comum – permite a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais.
União econômica monetária – moeda única e política monetária unificadae controlada pelo BACEN. 
MERCOSUL – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai
Nada impede que seja utilizada mais de uma
modalidade de transporte, conjugando, por exemplo, o transporte aéreo
com o rodoviário, constituindo-se em um sistema intermodal.

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes