Buscar

PAINEL EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL I Terra Planeta Água

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Terra Planeta Água
Educação Ambiental
Juliana Regina Tramonte Curilla – RA. 1441330
UNIP – São Carlos
PRESERVAÇÃO É VIDA
JUSTIFICATIVA
OBJETIVOS
A evolução dos segmentos que permeiam toda a sociedade e toda humanidade, grita urgentemente pela difusão da Educação Ambiental, por questões de conservação da espécie, culturais, econômicas e fatores de maior relevância políticas-sociais em todos os setores, não somente com relação a Água como previsto em Lei, na Constituição Federal, no Capítulo VI – Do Meio Ambiente, art. 25, § 1, incisos I a V, que veremos oportunamente.
Devemos ter um olhar significativo para a Ecoeducação, que pode e deve estar inserida dentro da educação Ambiental, que pode estar na transversalidade nas outras disciplinas curriculares, abrangendo muito mais que um projeto, mas sendo uma prática docente em ação continuada.
Levar não somente as questões de preservação do meio ambiente e da auto sustentabilidade, e principalmente, expor a importância da água para toda vida no planeta e demonstrar por meio de projetos vivos, pulsantes e participativos, que é uma ação de ensino continuada, e acima de tudo, uma questão cívica e moral. 
Conscientizar – Um desafio a ser vencido.
METODOLOGIAS
ESTRATÉGIAS
Dentro do percurso Metodológico, e do período pré-estabelecido, levar aos alunos da educação fundamental I, colocações sobre a importância da água, seus cuidados e utilizações, através de vídeos, jogos, visitas “in lóquo”, para uma visão real do que permeia nossa vida. Elaborar materiais individuas, como pequenas apostilas explicativas, contendo leituras de pequenos textos, desenhos e espaço para eles exprimirem suas ideias e impressões acerca do tema. Abordar o ciclo natural da água, na transversalidade da modalidade das Aulas de ciência, perpassar pelos ciclos naturais, cruzando pela geografia, e ainda mesclar com números e gráficos, atravessando a matemática, fazendo a interdisciplinaridade das matérias, contando com o apoio dos outros docentes, formando um projeto mais abrangente na unidade escolar.
Promover encontros com os alunos, semanais, dentro do período previsto, em sala de vídeo, apresentando os benefícios de água, sua utilidade e também riscos, na contraposição que todo planeta corre, com relação a escassez e a poluição dos rios, oceanos e seus afluentes. 
Indicar de forma ativa, o quanto a sociedade por meio de ação de estudos continuados e conscientização, pode ajudar na preservação e nas pesquisas, pensando no bem coletivo.
Através de visita monitorada, levar os alunos a um local pré-estabelecido, com a devida monitoração, para terem na prática, a vivência da importância da água em nossas vidas, nesta proposta, nossa visita seja em uma estação de Tratamento de Água.
AVALIAÇÃO
Por meio de fichas individuais, fazer anotações e observações, sobre a participação de cada um, sua evolução no entendimento e absorção do conteúdo apresentado, sempre pontuando as datas dos encontros e os apontamentos feitos por cada educando. 
O ponto principal, é a Sondagem e a observação dos princípios terem sido atingidos em sua totalidade, fazendo com que cada estudante compreenda seu papel social e sua consciência no cerne da preservação da água no caso do proposto neste projeto, e deixando assim, nova os eventos propostos, dentro de novos projetos de ação continuada sobre a Educação Ambiental.
 “Não é apenas no início do período letivo que se realiza a avaliação diagnóstica. No início de cada unidade de ensino, é recomendável que o professor verifique quais as informações que seus alunos já têm sobre o assunto, e que habilidades apresentam para dominar o conteúdo. Isso facilita o desenvolvimento da unidade e ajuda a garantir a eficácia do processo ensino – aprendizagem” (HAYDT, 2000, p. 20).
“Água a fonte da nossa vida, nossa luta deve ser constante na defesa do meio ambiente e preservação das fontes das Águas, o principal alimento para o ser humano.”
Elaino Garcia
CONCLUSÃO
A Educação Ambiental é um processo evolutivo que rege o mundo natural e as 
questões da preservação ambiental.
Cabe aos Educadores investir no estudo continuado de aprendizado para passar essa noção para os Educandos, estimulando desde cedo a consciência da Preservação.
Potencializar a importância da água e seus recursos e fontes ressaltando que a Educação Ambiental é transversal, e perpassa os muros escolares, que está em nossas casas e que depende de cada um de nós, fazendo deste projeto uma filosofia de vida desde a infância, e que sendo passado de geração para geração, poderemos ter mais qualidade de vida, maior preservação ambiental e de espécies animais e especialmente a continuação de nossa espécie.
O fenômeno de estudos ambientais nas escolas de educação fundamental e também para os alunos de educação infantil, tem sido experimentados em vários estados do Brasil, e nota-se um avanço no quesito integração apropriação do tema e de sua importância, dedicando em alguns lugares, inclusive aulas diárias, fazendo disso uma ação continuada. Podemos imaginar então, que a ação integrada, transversal e ativa, são projetos de suma importância para dar conhecimento à todos, e especialmente ao corpo docente para ter efetivamente esses projetos e ações de cidadania acontecendo de forma latente e evocando nosso dever com o planeta e para com todos os seres deste.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Água para a vida, água para todos – editora eletrônica – Larissa Costa e Samuel Rolphe Barreto;
Constituição da República Federativa do Brasil - Ed. Saraiva – 6ª edição;
HAYDT, Regina Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.
Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA – 3ª EDIÇÃO – Brasil 2005.
Revista Educar para crescer artigo sobre projetos 
http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/educacao-ambiental-542432.shtml. acesso em 12 de maço de 2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes