Buscar

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0373_AV_201408221641 » ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201408221641 - RAFAELLE MEYER DINIZ STUTZ MEDEIROS
	Professor:
	REGINA VEIGA PAULINO DA SILVA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 0,5   Av. Parcial 2  Data: 16/06/2017 13:51:26
	
	 1a Questão (Ref.: 201408399395)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Orientação Educacional passou por vários períodos, que podem ser sintetizados em: Período Implementar; Período Institucional; Período Transformador; Período Disciplinador; Período Questionador e Período Orientador. Conceitue o Período Questionador.
		
	Resposta: O período questionador é relacionado com as escolhas profissionais de seus alunos. Esse professor tinha a função de mediar, de auxiliar o alunado a escolha de suas profissões levantando questões para a reflexão e sua tomada de decisão..
	
Gabarito:
No período questionador, o orientador discute suas práticas, seus valores, a questão do aluno trabalhador, enfim, a sua realidade no meio social; a prática da orientação volta-se para a concepção de educação como ato político.
	
	 2a Questão (Ref.: 201409072337)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O ato de planejar é uma ação constante em qualquer atividade no meio escolar, inclusive na Orientação Educacional. Muitas vezes, o planejamento está associado a um processo burocrático e sem compromisso com a realidade para qual é destinado, tornando-se apenas um instrumento formal para controle pedagógico. Construa argumentos que fundamentem a importância do planejamento para além das exigências burocráticas:
		
	Resposta: O planejamento escolar é importantíssimo para: ter a ideia de onde se estar em seus objetivos e assim poder estabelecer metas, ou seja, onde se quer chegar. O planejamento em sala de aula é para o professor como uma espécie de bússula, onde ele traça uma segmento em sua aula, os seus pontos principais, ou seja, aonde ele quer chegar em seu ensino de forma a não perder sua linha de ensino.
	
Gabarito: .Análise de informações relevantes do presente e do passado e as necessidades a serem atendidas; . Estabelecimento de estados e situações futuras, desejados; . Previsão de condições necessárias ao estabelecimento desses estados e situações; . Escolha e determinação de uma linha de ação capaz de produzir os resultados desejados.
	
	 3a Questão (Ref.: 201408996934)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre tantas funções e atribuições que o Orientador Educacional possui, talvez a comunicação e a integração com a família seja um dos mais importantes papéis que esse profissional realiza. Considerando o Orientador Educacional dentro do âmbito escolar, pode-se afirmar que sua postura correta é:
		
	
	Ficar restrito aos atendimentos às famílias de alunos que apresentam maiores problemas de disciplina, realizados apenas dentro da escola.
	
	Efetuar o levantamento de dados estatísticos comparativos a respeito dos alunos de cada turno.
	 
	Utilizar-se das reuniões para informar pais e responsáveis sobre a execução da proposta pedagógica da escola.
	
	Utilizar-se da comunicação aos pais ou responsáveis apenas para discutir questões de indisciplina.
	
	Utilizar-se das reuniões com pais, para lhes informar apenas os resultados apurados na avaliação de desempenho do aluno.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408388659)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na implementação do ensino profissionalizante obrigatório nas escolas brasileiras de ensino médio ( Lei 5692/71), o papel atribuído ao orientador educacional foi o de:
		
	
	planejar e realizar a Semana de Informação Profissional na escola;
	
	colaborar na proposta curricular e nas escolhas das habilitações.
	
	realizar a orientação vocacional do aluno com a cooperação da família;
	 
	ter compromisso com o aconselhamento vocacional e a escolha profissional do aluno;
	
	discutir temas que levassem o aluno a identificar as suas potencialidades e aptidões;
	
	 5a Questão (Ref.: 201408488035)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O orientador educacional é corresponsável pelo sucesso ou o fracasso de uma boa comunicação e, consequentemente, por uma relação interpessoal  de qualidade, pois trabalha incentivando e articulando o trabalho coletivo. Ao iniciar o processo de coordenação de um grupo, ele  precisa:
		
	
	Dar  informações claras, organizar o tempo, o espaço, a rotina, as tarefas  sem se preocupar em envolver as pessoas na equipe.
	 
	Dar  informações claras, organizar o tempo, o espaço, a rotina, as tarefas  para facilitar o processo de inclusão das pessoas na equipe.
	
	Definir o tempo, o espaço, a rotina, as tarefas.
	
	Dar informações necessárias para que seus objetivos sejam cumpridos.
	
	Dar  informações e definir as tarefas a serem executadas pelos professores.
	
	 6a Questão (Ref.: 201408935322)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise as assertivas e assinale a(s) alternativa(s) que aponta(m) as ações corretas do Orientador Educacional no seu fazer pedagógico. I. Na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a entrada do orientador em sala pode ser o momento da rotina para tratar de temas sensíveis ao grupo: como a chegada ou a despedida de um colega, a substituição do professor ou a preparação para uma atividade extraescolar, como um passeio ao zoológico ou a visita a um museu. II. Realizar rodas de conversa com os alunos e o professor, a fim de escutar as demandas da turma, analisá-las e resolver coletivamente os conflitos que surgem. III. Nos anos finais do Ensino Fundamental e no Médio, a presença do orientador pode se destinar a atividades que auxiliem os alunos a fazer o uso adequado do tempo, do caderno, da agenda e dos livros, além de promover discussões sobre a realização da lição de casa e as estratégias de estudo. Essas aulas visam estimular a prática dos conteúdos procedimentais - aqueles que favorecem a apropriação do conhecimento conceitual. IV. Contribuir com a formação do aluno em sala de aula, discutindo a gestão dos conflitos do dia a dia, os chamados conteúdos atitudinais, tais como as brigas do intervalo, o descuido com os espaços coletivos e o desrespeito entre os alunos.
		
	
	(E) Apenas I, II e III.
	 
	(B) I, II, III e IV.
	
	(D) Apenas I, III e IV.
	
	(A) Apenas II e IV.
	
	(C) Apenas III e IV.
	
	 7a Questão (Ref.: 201408450431)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O atual contexto educacional exige que o orientador, respeitando a relação básica educador−educando, apresente uma competência profissional política e pessoal que o torne capaz de colaborar no conhecimento da realidade concreta dos alunos, ajudando na elaboração participativa da proposta educacional de sua escola. Para isso, ele deve desenvolver, prioritariamente, vários procedimentos.
 
Assinale, na lista abaixo, o único procedimento em que ele NÃO deve se ocupar.
 
		
	
	B) Colaborar ativamente na organização do processo de ensino.
	
	D) Trabalhar em cooperação com os professores, técnicos e comunidade.
	
	E) Buscar clareza nos objetivos educacionais, elaborados de forma participativa.
	 
	C) Preocupar-se predominantemente com o ajustamento pessoal de seus alunos.
	
	A) Conscientizar-se dos condicionamentos externos que podem impedir a aprendizagem do aluno.
	
	 8a Questão (Ref.: 201408965841)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com Libâneo (1998, p. 71) (...) as funções da educação somente podem ser explicadas partindo da análise objetiva das relações sociais vigentes, das formas econômicas, dos interesses em jogo. Com base nesse entendimento, a prática educativa é sempre a expressão de uma determinada forma de organização das relações sociais na sociedade. Neste sentido, o processo de aprendizagem dá-se tanto de forma alienante como possibilidade libertadora. À educação, podemos atribuir quatro funções que interagem e se inter-relacionam. EXCETO:
		
	
	Função repressora:permite a continuidade do homem histórico, garante também a sobrevivência do sistema específico que rege a sociedade.
	
	Função mantenedora: a continuidade da conduta humana se realiza através da aprendizagem.
	 
	Função Mitológica: Compreender que a explicação do que passa do entendimento humano deve ter respostas nas divindades.
	
	Função socializadora: o indivíduo, à medida que se sujeita à educação, transforma-se em um ser social, identifica-se com o seu grupo, com as suas regras e seus códigos.
	
	Função transformadora: a educação revela formas peculiares de expressão revolucionária.
	
	 9a Questão (Ref.: 201408816981)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para favorecer o trabalho integrado e integrador, não se pode ignorar que o clima de confiança deve ser pautado na ética libertadora e no autêntico diálogo. Cabe então a toda equipe superar a tendência à fragmentação do trabalho, estar atenta e reagir às relações autoritárias, saindo, assim, da inércia e do comodismo, visando a uma educação libertadora, através da interação e participação.
Para que isso se concretize são necessárias algumas ações. Qual NÃO tem a ver com essa concretização?
		
	
	respeitar a cultura da escola, os fundamentos, ideais e princípios e sonhos comuns
	
	direcionar as inovações necessárias ao bom desempenho das funções de cada profissional
	
	não perder o foco da análise do que se passa dentro da escola
	 
	tomar posições e medidas unilaterais e exclusivas com setores privilegiados da escola
	
	evitar paralelismos e conflitos gerados pela divisão de trabalho
	
	 10a Questão (Ref.: 201408399389)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa que não está relacionada com as características da Educação à distancia.
		
	
	O aluno é o sujeito protagonista de sua própria aprendizagem.
	
	A relação educador/educando não se dá em presença física.
	 
	Não é adaptável ao ritmo do aluno.
	
	Pode alcançar um grande número de pessoas.
	
	É uma educação permanente e aberta.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes