Buscar

Definições e questões de provas respondidas

Prévia do material em texto

Definições:
Processamento Mineral: 
Consiste de uma série de processos que têm em vista a separação física dos minerais obtidos, e a obtenção final de um concentrado, com um teor elevado de minerais úteis.
Pesquisa Mineral:
É a execução dos trabalhos necessários à definição da jazida, sua avaliação e a determinação da exequibilidade do seu aproveitamento econômico.
Lavra de Minas:
Conjunto de operações coordenadas que objetivam o aproveitamento industrial das jazidas, desde a extração das substâncias mineiras até o beneficiamento destas.
Clivagem: 
Traduz a tendência de alguns minerais para fragmentarem por aplicação de uma força mecânica, segundo superfícies planas e brilhantes, de direções bem definidas e constantes.
Planos de Clivagem no mineral:
São planos relacionados com a estrutura interna do mineral, paralelos às possíveis faces do cristal que formariam. São superfícies de fraqueza da estrutura cristalina dos minerais.
Índices de Miller: 
Representação vetorial simbólica da orientação de planos atômicos no retículo cristalino.
Eixos Cristalinos:
São direções que passam pelo centro do cristal e que servem como eixos de referência para orientação dos elementos de simetria do cristal.
Estruturas Cristalinas:
É a maneira que os átomos, íons ou moléculas estão arranjados. Um exemplo de estrutura cristalina é a “Cúbica de Faces Centradas”. Os átomos estão arranjados em forma de cubos com um átomo no centro de cada uma das seis faces.
Sistemas Cristalinos:
É a maneira que os átomos, íons ou moléculas da estrutura estão ordenados/localizados. Por exemplo, a estrutura CFC pertence ao sistema cristalino cúbico, pois os átomos ordenados tendem a criar um formato cúbico. Definidos por 3 eixos (a,b,c) e 3 ângulos interaxiais (alfa,beta,gama)
Minerais Industriais:
São todas as rochas e minerais, inclusive os sintéticos, predominantemente não metálicos, que, por suas propriedades físicas e químicas, podem ser utilizados como matérias-primas, ou aditivos em processos industriais. (Geralmente requerem pouco processamento mineral, ou seja, alta viabilidade $$$)
CFC (Estrutura Cristalina Cúbica de Faces Centradas):
Encontrada em muitos metais, possui uma célula unitária com geometria cúbica, com os átomos localizados em cada um dos vértices e nos centros de todas as faces do cubo.
CFC: 
CCC (Estrutura cristalina cúbica de corpo centrado): outro tipo comum de estrutura cristalina encontrada em metais, também possui uma célula unitária cúbica, com átomos localizados em todos os oito vértices e um único átomo localizado no centro do cubo.
CCC: 
Métodos físicos de concentração mineral:
A concentração de minérios ocorre quando é preciso separar os minerais de interesse dos demais. Para que a separação aconteça é preciso que os minerais de interesse não estejam fisicamente agregados aos que não são de interesse.
Ex.: Concentração gravítica e gravimétrica (se baseia na diferença de densidade);
 Flotação (se baseia no comportamento físico-químico das superfícies minerais presentes numa suspensão aquosa);
 Seleção manual (inspeção visual).
Resumindo, são divididos em: densitários ou gravíticos, magnéticos, elétricos, secundários.
VERDADEIRO E FALSO:
1) Planos de clivagem são pontos de fraqueza da rede cristalina do mineral. (V)
2) Minerais são elementos ou compostos químicos, podendo-se expressar por meio de fórmulas químicas e admitem uma pequena variação, mas conservam fixa a estrutura. (V)
3) As faces planas de um cristal são perpendiculares aos planos de sua malha elementar. (F) [São paralelos e não perpendiculares...]
4) As propriedades químicas dos minerais estão estreitamente relacionadas com a sua composição química, com a natureza dos átomos e íons que os constituem. Mas depende também, tal como as propriedades físicas, da sua estrutura, isto é, do arranjo das partículas elementares. (V)
5) Uma desvantagem da utilização da escala de Mohs é que o aumento da dureza absoluta entre os diferentes termos não é sempre o mesmo, fazendo-se de um modo descontínuo. (V)
6) Os óxidos hidróxidos podem ser classificados como: óxidos e hidróxidos de ferro, óxidos e hidróxidos de alumínio e outros óxidos. (F) [outros óxidos e hidróxidos...]
7) A densidade depende da natureza das partículas (átomos ou iões) que constituem o mineral e do tipo de arranjo dessas partículas. (V)
8) O feldspato é na verdade um grupo grande de minerais de propriedades químicas e físicas parecidas. De fórmula complexa, trata-se de um silicato de alumínio, potássio, sódio ou cálcio. (V)
9) A substituição iônica nos minerais ocorre normalmente entre os cátions, embora possa ser verificada em menor proporção entre os ânions. Essa substituição afeta a estrutura do cristal e dá origem a séries de soluções-sólidas ou isomorfas. (F)
[essa substituição não afeta...]
10) O Berilo apresenta clivagem conchoidal. (F) [fratura conchoidal...]
11) O caulim é uma argila resultado da decomposição dos carbonatos. (F) [decomposição de feldspatos...]
12) As micas tem clivagem na direção 1:0:0 no sistema ortogonal. (V)
13) O quartzo e as argilas são os mais abundantes minerais da terra. A sua composição química é de Si 45,7% e O 53,3%. São encontrados ainda traços de Al, Na, Fe, Ca, Mn, Li, Cu, Cr, Ti, entre outros. (V)
14) As características fundamentais de espécie mineral são: a ordem geométrica, a periodicidade no arranjo da matéria, bem como a natureza dos átomos que entram na composição química da espécie mineral. (V)
3) QUESITO (0,5) Entre as proposições sobre esta teoria, considere as seguintes:
I - A Cordilheira Meso-oceânica do Atlântico é formada a partir do afastamento de duas placas tectônicas.
II - A Cordilheira dos Andes é formada a partir do afastamento de duas placas tectônicas.
III - O vulcanismo e os terremotos podem ser conseqüências diretas da movimentação das placas tectônicas.
Com relação às assertivas anteriores, é correto afirmar que:
a) apenas I é verdadeira. b) apenas II e verdadeira. c) apenas III é verdadeira. d) I e III são verdadeiras. e) I, II e III são verdadeiras
5. QUESITO (1,0) Quais os sistemas cristalinos com relação axiais e ângulos interaxiciai e Exemplifique:
a) a=b=c e α = β = γ b) a≠b ≠ c e α = β ≠ γ c) a = b ≠ c e α = β ≠ γ 
Resposta:
Cúbico. Ex.: diamante, ouro, granadas, prata, espinélio, pirita
Monoclínico. Ex.: jadeíta, espodumênio, ortoclásio e euclásio.
Hexagonal. Ex.:  apatita, berilo, covellita
8) QUESITO (1,0) Um analise química do mineral fornece a composição percentual do mineral,ou, as partes em peso, em 100 partes dos diferentes radicais presentes. Dado a analise abaixo qual é a formula química do mineral composto com os elementos apresentados na tabela abaixo? 
	Percentagens
	Pesos atômicos
	Percentagem atômica ?
	Relação atômica ?
	Cu = 34,30
Fe = 30,59
S = 34,82
	63,54
55,85
32,07
	0,534
0,547
1,08
	1
1
2
Formula química do mineral: CuFeS2 -> Calcopirita

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes