Buscar

APANHADO DE QUESTÕES DISCURSIVAS PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS EM SERVIÇO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS EM SERVIÇO SOCIAL – DISCURSIVAS
Descreva três áreas de atuação do Serviço social Contemporâneo. 
Área de atuação setor público, 
Área de atuação privado 
Área de atuação do 3° setor.
 
Explique cada uma das dimensões de competências do serviço sócia: ético-politica, técnico-operativa e teórico-metodologista.
A dimensão ético político faz referência a necessária consolidação dos valores éticos que são postos pelo código de ética da categoria e pelo projeto ético político assumido pela nossa profissão e significa que o profissional precisa ter um posicionamento político, não no sentido partidário, mas que tenha como foco a defesa dos direitos.
A dimensão técnico operativa faz alusão a necessidade de instrumentalização da questão operacional para o desempenho das funções da profissão, considerada por Santos como necessária habilidade técnica.
A Dimensão teórico metodológica faz referência a compreensão da importância do desenvolvimento sócio histórico da profissão, tendo em vista a necessidade de esta ser baseada na totalidade desse processo.
Qual o objeto ou matéria prima do trabalho do assistente social?
A questão social e seus reflexos
Explique a questão social e suas expressões.
A questão social é a contradição existente entre o trabalho e o capital, relacionando-se diretamente ao âmbito da produção capitalista. As expressões está ligada ao processo de formação e desenvolvimento da classe operaria e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte da empresa do estado.
5) Considerando o projeto ético político do serviço social como um projeto profissional, explique como as mudanças na sociedade reverteram na profissão. 
No decorrer das últimas décadas a profissão evoluiu no processo de pensar se a si mesmo e à sociedade, produzindo novas concepções e auto representações como técnico social, ação social modernizante e posteriormente processo político transformador. Atualmente põe ênfase nas problematizações da cidadania, das políticas sociais em geral e, particularmente, na assistência social.
6) Explique o papel do assistente social nessa tensão entre capital e trabalho. 
O assistente social contribui para o aumento da produtividade no trabalho e do lucro, sendo também requisitado para atender as necessidades sócio econômicas dos trabalhadores, através dos benefícios sociais, para amenizar os conflitos entre os empregados e a empresa. Por meio de sua ação técnico políticas, passou a ser requisitado para responder às necessidades vinculadas à reprodução material da força de trabalho e ao controle das formas de convivência entre empregado e empresa, contribuindo para o aumento da produtividade no trabalho. No controle sobre a força de trabalho, as ações profissionais são direcionadas a exercer funções de apoio à administração do trabalho, intervindo na repressão dos conflitos e na promoção da integração dos trabalhadores as exigências do processo produtivo. O serviço social sempre foi chamado pelas empresas para eliminar focos de tensões sociais, criar um comportamento produtivo da força de trabalho, contribuindo para reduzir o absenteísmo, viabilizar benefícios sociais, atuar em relações humanas na esfera do trabalho.
7) O serviço social está inserido na categoria trabalho dentro da divisão sócio técnica do trabalho. Explique. 
O surgimento da profissão se deu em razão das necessidades da sociedade capitalista. Nesse momento o AS se situa como um participante da reprodução das relações sociais, no âmbito da contradição entre capital e trabalho.
8) O desenvolvimento de comunidades foi trazido para o brasil após a segunda guerra mundial, transplantado pelos estados unidos. Apresente os objetivos da utilização do d.c. 
O método de Desenvolvimento de Comunidade foi largamente utilizado pelos assistentes sociais, pois passaram a ser requisitados para organizar os processos de desenvolvimento nos âmbitos urbano e rural, acarretando grande aumento da procura de profissionais para o trabalho.
9) O serviço social de grupo recorreu à psicologia enquanto matriz incorporando ainda influências da pedagogia e da educação. Quais são as técnicas usadas pelo serviço social oriundas desses ramos do saber? 
Psicodrama, técnicas de grupo, técnicas de apoio, técnicas de motivação e incentivo, técnicas de condução do grupo, dinâmica de grupo, dramatizações e debates.
10) Qual a importância da capacidade crítica para a ação do assistente social na contemporaneidade?
É importante considerar que o aprofundamento e a manutenção do projeto ético-político do Serviço Social na contemporaneidade, depende da vontade majoritária da categoria profissional e junto a ela, o revigoramento das lutas e movimentos democráticos e populares, garantindo os direitos a programas e a políticas sociais estabelecidas pelas conquistas das classes trabalhadoras. Junto a isso que a relevância do processo formativo, torna-se um determinante para a consecução do projeto ético-político da profissão.
11) O que significa competência profissional?
O exercício da profissão envolve a ação de um sujeito profissional que tem competência para propor, para negociar com a instituição seus projetos, defender seu campo de trabalho, suas qualificações e funções profissionais que extrapolem ações rotineiras e decifrem realidades subjacentes, revertendo-as em ações concretas de benefícios à população excluída. Suas ações vão desde a relação direta com a população até o nível do planejamento, tendo inclusive a árdua tarefa de priorizar os que têm e os que não têm direitos de acesso aos serviços e equipamentos sociais.
12) Qual a diferença entre Plurisdiciplinar e Transdisciplinar?
Pluridisciplinaridade são ações em que se observa a justaposição dos saberes provenientes das áreas envolvidas em prol de um objeto comum. Nesse caso, observa-se também, uma cooperação mínima, basal entre os profissionais envolvidos, cada profissional delibera sozinho sobre as decisões a serem tomadas, ou seja, não há partilha das decisões frente às situações apresentadas.
A transdisciplinaridade é uma forma de organização das atividades em que observamos a coordenação de todas as especializações envolvidas no processo da tomada de decisões e de desempenho das ações. A transdisciplinaridade resultaria, assim, na criação de um campo comum de troca de experiências e difusão dos saberes, respeitando-se no entanto a autonomia se, no entanto, a autonomia teórica, disciplinar e operativa de cada especialista envolvido na intervenção.
13) Qual a primeira instituição a exercer a caridade no Brasil?
A Igreja Católica
14) Qual a diferença entre competência profissional e atribuições privadas conforme a Lei de Regulamentação da Profissão?
Competência profissional, segundo a normativa em questão, diz respeito a uma série de atividades que o assistente social pode vir a desempenhar, ou seja, são práticas para as quais ele possui formação. No entanto, essas atividades podem ser realizadas pelo assistente social ou por outro profissional, desde que possua habilidade para isso.
Atribuições privativas trazidas na norma em questão referem-se a uma série de intervenções que só podem ser desenvolvidas pelo assistente social, ou seja, são “exclusivas” desse profissional e, nesse caso, não podem ser realizadas por outro.
15) Os debates em torno das demandas contemporâneas apresentadas ao assistente social nos colocam a reflexão de que, sob a perspectiva crítica há o rompimento com atividades burocráticas que reduzem sua intervenção a um mero emprego. Hoje a exigência impõe ao profissional que ele seja propositivo, e não só executivo. Diante desta colocação, explique o conceito de fatalismo e messianismo da autora Marilda Iamamoto. 
Como diz a autora, o Serviço Social tem que ser propositivo. Isso significa dizer, entre outras coisas, que tratar a questão social hoje exige que o profissional compreenda as múltiplas faces e expressões dessa realidade, que tenha capacidadede conhecer, investigar, antecipar, propor e executar alternativas de enfrentamento dessa questão na ótica dos interesses da coletividade, da maioria das populações pobres, oprimidas, excluídas e discriminadas.

Outros materiais