Buscar

Sistemas Digestivos (Power Point)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistemas 
Digestivos 

Introdução:
Neste trabalho vamos apresentar sobre o Sistema Digestivo de cada Filo, exceto os Cordados. Abordando o que compõe o aparelho digestivo de cada um deles, e explicando os diversos processos de digestão.

Poríferos:
Disponível em : <http://fresno.pntic.mec.es/msap0005/1eso/T11-invertebrados/images/tema11/cuerpo-esponjas_1.giff>. Acesso em: 18 maio 2017.
amebócito

Como não possuem sistema digestório, a digestão dos poríferos acontece de forma intracelular. 
Se alimentam de partículas em suspensão na água, que entram pelos poros junto com a água e caem no átrio – cavidade interna da esponja – e saem pelo ósculo, que é uma abertura maior. 
Quando entram ali, as partículas podem permanecer retidas nos coanócitos, que são células flageladas que promovem a movimentação e circulação de água no átrio da esponja. 
Digestão Intracelular:

Os coanócitos fagocitam e digerem parcialmente as partículas que são enviadas para os amebócitos, que compõe a mesogleia – material gelatinoso que preenche o corpo das esponjas -.
Os amebócitos, por sua vez, terminam a digestão e distribuem por todo o corpo.
Digestão Intracelular:

Cnidários:
Disponível em : <http://gracieteoliveira.pbworks.com/f/1321822594/cnidarios-estrutura%20interna.gif>. Acesso em: 18 maio 2017.

Os Cnidários possuem um sistema digestório incompleto, uma vez que não possuem ânus. Dessa maneira, possuem dois tipos de digestão:
A digestão extracelular (fora das células, dentro da cavidade digestória), acontece na cavidade gastrovascular.
A digestão extracelular permite a ingestão de partículas alimentares maiores. E os restos de alimento são eliminados pela boca.
A digestão intracelular acontece nas células gastrodérmicas.
Digestão Extracelular e Intracelular:

A cavidade gastrovascular é forrada por gastroderme e constituída por uma abertura, a boca, que também serve como ânus. 
A cavidade gastrovascular é frequentemente ramificada ou dividida em septos; tentáculos extensíveis geralmente ao redor da boca ou da região oral.
Cavidade Gastrovascular:

Platemintes:
Cavidade Gastrovascular
Boca
Faringe
Disponível em : <http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/
3/normal_9sdigesplanaria.jpg>. Acesso em: 18 maio 2017.

A cavidade digestiva é incompleta, composta por um intestino cego, não possui ânus. A boca é utilizada para digestão e egestão.
As planárias possuem a boca na região ventral e uma faringe (exteriorizada), o que facilita a captação de alimento, sugando.
A digestão pode ser intracelular ou extracelular.
O intestino é ramificado, com paredes de camada única, e células fagocitárias e glandulares; o que facilita a distribuição do alimento.
A forma do intestino é relacionado em parte, com o tamanho do verme.
Digestão Intracelular e Extracelular:

Nemátodes:
Boca
Faringe
Intestino
Cutícula
Ânus
Ovário
Anel
Nervoso
Placa
Retrátil
Cortante
Disponível em : <https://image.slidesharecdn.com/zoo1-deporferosanematelmintos-110630123822-phpapp02/95/zoo-1-de-porferos-a-nematelmintos-62-728.jpg?cb=1309437781>. Acesso em: 18 maio 2017.

Nemátodes:
Disponível em : <https://image.slidesharecdn.com/monitoramentounioeste2016pt1-161117172357/95/nematoides-de-vida-livre-parte-1-43-638.jpg?cb=1479403814>. Acesso em: 20 maio 2017.

O sistema digestivo dos Nemátodes é formado por uma boca, uma faringe muscular, intestino não muscular e longo, um reto curto e ânus terminal.
O alimento é sugado para a faringe quando os músculos em sua porção anterior contraem-se rapidamente e abrem seu Lúmen. O relaxamento dos músculos anteriores à massa alimentar fecha o Lúmen da faringe, forçando o alimento em direção posterior para o intestino.
Sistema Digestivo:

Molluscos:
Disponível em : <https://1.bp.blogspot.com/-kaTquUbDkpc/Vy0zCsvEFII/AAAAAAAAAC8/5Muyo
9ltUVgyXgCGfiJ7IQOijQ1olnjmwCLcB/s1600/Anatomia-do-Caracol.png>. Acesso em: 18 maio 2017.

Os moluscos são animais que possuem o tubo digestivo completo.
O sistema digestivo dos moluscos consiste de uma boca, um órgão raspador denominado de rádula, de uma glândula digestiva, de intestino e de um ânus.
A digestão ocorre quase que totalmente no interior do tubo digestivo (digestão extracelular), mas algumas macromoléculas só terminam a sua fragmentação dentro das células do epitélio intestinal (digestão intracelular).
Sistema Digestivo:

Os moluscos bivalves apresentam um estilete cristalino que libera enzimas digestivas, colaborando assim, com o processo de digestão.
O termo molusco bivalve designa o animal de corpo mole protegido por um exoesqueleto com forma de uma concha de duas valvas
Molluscos Bivalve:

Anelídeos:
Disponível em : <http://escolaeducacao.com.br/wp-content/uploads/2015/09/sistema-digestorio-de-alguns-invertebrados.png>. Acesso em: 18 maio 2017.

O sistema digestória dos anelídeos é completo, iniciando na boca e terminando em ânus. 
O sistema é constituído por Faringe, esôfago, em seguida, uma moela que tritura o alimento.
Segue-se um longo intestino, até o ânus, o último segmento.
São detritívoros, carnívoros ou filtradores. Sua digestão é extracelular.
Digestão Extracelular:

Artrópodes:
Disponível em : < https://www.colegioweb.com.br/wp-content/uploads/21690.jpg >. Acesso em: 18 maio 2017.

Os artrópodes contém sistema digestório completo, com boca e ânus.
O intestino nos Artrópodes é formado pelas regiões estomodeal (anterior) e Proctodeal (posterior), revestidas com Quitina.
A parte anterior do tubo digestivo está relacionada com a ingestão, trituração e armazenamento dos alimentos.
A parte média é o local da digestão e secreção das enzimas. Nessa região, muitas vezes o tubo digestivo é aumentado por evaginações, formando bolsas ou glândulas digestivas.
São Carnívoros e herbívoros. Sua digestão é extracelular e extracorpórea
Digestão Extracelular e Extracorpórea:

Equinodermos:
Disponível em : <http://www.quo.es/var/quo/storage/images/naturaleza/extrano-caso-de-las-estrellas-muertas/01estrella/895090-1-esl-ES/01estrella_ampliacion.jpg>. Acesso em: 18 maio 2017.

O sistema digestivo dos equinodermos é completo, possuindo boca, estômago, intestinos e ânus. 
O estômago é encontrado apenas nos equinodermos carnívoros, contendo glândulas que produzem substâncias digestivas, (como as estrelas-do-mar).
A digestão é extracorpórea.
Digestão Extracorpórea:

Conclusão:
Com este trabalho, pudemos perceber o quão extenso e diversificados são os sistemas digestivos e os diferentes tipos de digestão, que cada filo contém. Contando com órgãos cada vez mais “desenvolvidos”.

Diélen RGM: 
Gabriel RGM: 
Lucas RGM:
Natália RGM: 
Wellys RGM: 
Grupo:


Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais