Buscar

Qual a diferença entre ética e moral.1

Prévia do material em texto

Qual a diferença entre ética e moral?
A diferença entre ética e moral é que a ética refere-se às regras aplicadas à um grupo, por exemplo, códigos de conduta em locais de trabalho ou princípios em religiões. A moral se refere aos princípios de uma pessoa em relação ao certo e ao errado.
Uma maneira fácil de lembrar da diferença entre moral e ética é que a moral se aplica ao individual, enquanto a ética se aplica a todos.
	
	Ética
	Moral
	Definição
	A ética são as regras de conduta aplicadas a alguma organização ou sociedade, para definir sobre o certo ou o errado.
	A moral se refere aos princípios de comportamento sobre certo ou errado, porém definido por cada individuo. 
	De onde vem
	Sistema social.
	Individual.
	Porque seguimos
	Porque a sociedade diz que é a coisa certa a fazer.
	Porque acreditamos que algo é certo ou errado.
	Flexibilidade
	A ética tende a ser consistente dentro de um determinado contexto, sendo aplicado da mesma forma a todos. Porém, ela pode variar de acordo com cada cultura ou grupo.
	A moral é normalmente consistente, embora pode mudar caso as crenças de um indivíduo mudem.
	Exceções
	Uma pessoa que segue rigorosamente os princípios éticos de uma sociedade pode não ter nenhuma moral. Da mesma forma, para manter sua integridade moral, ele pode violar os princípios éticos dentro de um determinado sistema de regras.
	Uma pessoa poderá ir contra sua moral para se ajustar a um determinado principio ético, como por exemplo, o código de ética de sua profissão.
	Significado
	Ética vem da palavra grega "ethos" que significa "personagem".
	Moral vem da palavra latina "moralis" que significa "costume".
	Exemplo
	Maria leu as diretrizes de ética da empresa e assinou um contrato que sinaliza seu acordo em cumpri-las durante o período de emprego.
	É contra a minha moral defender essa pessoa em julgamento. 
O que é Ética?
A ética se refere ao conjunto de valores e regras definidas por determinado grupo ou cultura, e que é comum a todos.
O conceito de ética também pode significar o conhecimento extraído da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional.
A ética é responsável por definir certas condutas do nosso dia-a-dia, como no caso dos códigos de ética profissional, que indicam como um indivíduo deve se comportar no âmbito da sua profissão.
O que é Moral?
Moral é o conjunto de regras que orientam o comportamento do indivíduo dentro de uma sociedade. Ela pode ser adquirida através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano.
Tais regras norteiam os julgamentos de cada indivíduo sobre o que é certo ou errado, moral ou imoral, e as suas ações. Os princípios morais de uma pessoa são os valores em que ela acredita.
Resumidamente, os princípios morais refletem valores e crenças individuais, enquanto os valores éticos são aplicados a toda a sociedade ou grupo.
Noções de ética 
O que é a ética? A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por isso, é um elemento vital nas relações sociais.
Todos nós já ouvimos alguém falar sobre ética. Essa palavra nos traz noções de que se trata de algo próprio do ser humano, algo que é feito pelo homem e para o homem.
Todo homem possui um senso ético, uma espécie de “consciência moral”, estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas. Por exemplo: não matar é um princípio que deve ser universal, deve fazer parte do senso comum.
Se fosse permitido matar, o canibalismo, a guerra, os genocídios também estariam autorizados e o caos se estabeleceria. Dessa maneira, a sociedade ficaria inviável, porque não há possibilidade de convivência sem que se respeitem certos princípios.
Platão (2000) informa que o mal não existia por si só, é um reflexo imperfeito do real, elemento essencial da realidade. Esse filósofo afirmava que na alma humana o intelecto tem de ser soberano, figurando a vontade em segundo lugar e as emoções em terceiro, sujeitas ao intelecto e à vontade.
Já Aristóteles (2004) considerava a felicidade a finalidade da vida e a consequência do único atributo humano. A razão, para ele, as virtudes intelectuais e morais são meios destinados à sua consecução.
No fim da Idade Média, São Tomás de Aquino fundamentaria na lógica aristotélica os conceitos agostinianos de pecado original e da redenção por meio da graça divina. À medida que a Igreja Medieval se tornava mais poderosa, desenvolvia-se um modelo de ética que trazia castigos aos pecadores e recompensas à virtude por meio da imortalidade.
O primeiro Código de Ética de que se tem notícia são os dez mandamentos. Regras como não matar e não roubar são apresentadas como propostas fundadoras da civilização ocidental e cristã.
Pergunta-se pela relação do viver ético na sociedade em meio às possibilidades e às ambiguidades que a existência humana encerra. Mas o que é realmente a ética? “A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta”. (VALLS, 1993, p. 7).
O estudo da ética teve início com os filósofos gregos, há 25 séculos. Atualmente, seu campo de atuação ultrapassa os limites da filosofia, e inúmeros outros pesquisadores do conhecimento dedicam-se ao seu estudo. Sociólogos, psicólogos, biólogos e diversos outros profissionais desenvolvem trabalhos no campo da ética. Consideramos importante, como ponto de partida, estudar o conceito de ética e o seu campo de aplicação para as relações de trabalho.
A diferença entre moral e ética
 Toda ação e toda escolha humana visam a um bem qualquer, ou seja, o bem é o fim para o qual as coisas tendem, portanto, para todas as coisas que fazemos sempre existe algum fim desejado por si mesmo.
Em primeiro lugar, a ética existe em todas as sociedades humanas e talvez mesmo entre nossos parentes não humanos mais próximos. Assim, nós abandonamos o pressuposto de que a ética é unicamente humana, por exemplo, pois alguns animais possuem a capacidade de serem afetados pelo estado de outros, como o macaco, que se solidariza com outro animal, chegando mesmo a adotar filhotes.
É importante fazer uma diferenciação entre a ética e a moral. A ética pode ser definida como um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam ou chamam para si a autoridade de guiar as ações de um grupo em particular (moralidade). É o estudo sistemático da argumentação sobre como devemos agir (filosofia moral).
A ética pode ser definida como as normas individuais, ou seja, um conjunto de condutas tomadas por uma pessoa sem que necessite de leis para isso ou sem que lhe seja imposto.
A moral são normas sociais, ou seja, um conjunto de regras de condutas considerado correto pelo grupo social, e não apenas por uma pessoa.
Os termos “ética” e “moral” não são particularmente apropriados para nos orientarmos em nossa vida social. Vamos ver qual a origem dessas expressões.
Aristóteles tinha denominado suas investigações teórico-morais – então denominadas como “éticas” – como investigações “sobre o ethos”, “sobre as propriedades do caráter”, porque a apresentação das propriedades do caráter, boas e más (das assim chamadas virtudes e vícios) era uma parte integrante essencial dessas investigações.
A procedência do termo “ética”, portanto, nada tem a ver com aquilo que entendemos por essa palavra. O ethos, para a sociologia, é uma espécie de síntese dos costumes de um povo e indica, de maneira geral, os traços característicos de um grupo, aquilo que o diferencia de outros grupos, do ponto de vista social e cultural.
Do ponto de vista das relações, o ethos possui um valor de identidade social, posto que significa o modo de ser de um povo, o seu caráter. A diferença entre ética e moral indica que o comportamento do homem em sua vida social definiu regras e normas de conduta.
Atualmente, tomamos ética por moral, e vice-versa. É preciso, no entanto, compreender a diferença entre essas palavras.A moral muda com o tempo e com o desenvolvimento das sociedades; já a ética não permanece como nosso conjunto de valores ou, como pensava Aristóteles, nosso conjunto de virtudes.
Ética social e individual 
As mudanças de paradigmas no contexto social, econômico, político, profissional e familiar nos levam a refletir sobre as concepções éticas da modernidade e da pós-modernidade em suas principais ênfases.
Podemos falar em uma ética social, ou seja, uma ética que seja comum a todos os seres humanos, uma ética social que cuida dos deveres do homem para com o seu próximo. Podemos falar também da existência de uma ética individual, que cuida dos deveres do homem para consigo.
O ser humano se pergunta constantemente sobre a existência da ética em um mundo de permanentes transformações e sobre como manter relações do viver ético no mercado de trabalho e na economia globalizada. Vamos tratar da diferença entre a ética social e a individual.
A ética, em sua dinâmica social, é capaz de produzir sentidos. Ela possibilita diferentes níveis de compreensão sobre o fazer humano e sobre a sua finalidade. A ética social indica a existência de uma materialidade na ação humana, cuja razão de ser inclui sempre um terceiro, ou seja, está para a relação do homem com a sociedade como um todo.
Há na existência dialógica humana uma necessidade final, um constitutivo determinante que dá razão à atividade. Nesse sentido, a existência se faz em movimento da realidade.
Da mesma forma, as relações humanas cumprem a busca de um entendimento que possibilite a compreensão generalizada do que se travou em uma conversa e, da mesma maneira, uma teleologia se instala na razão diversa das concreções humanas.
Como ciência especulativa, a ética se subordina à filosofia, pois esta é a ciência que busca a verdade total ou a realidade última das coisas. Como ciência, subordina-se à psicologia, quando estuda os atos morais do pessoa, e à sociologia, quando estuda os atos morais da pessoa no grupo ou na sociedade.
Quando pensamos na ética individual, refletimos sobre o cuidado do homem para consigo, com seus deveres, por exemplo: o dever de conservação e o dever de reprodução. O primeiro dever leva o homem a cuidar de suas necessidades físicas (comer, beber, dormir, repousar e se exercitar). O segundo dever é de preservar a vida (evitar vícios, acidentes, suicídio e assassinato) e prover-se de recursos financeiros pelo trabalho (alimentação, habitação, vestuário).
O homem, mesmo em seu egoísmo sobre os bens que possui e seu desejo de outros bens, vivencia contradições sobre aquilo que tanto anseia e aquilo de que realmente precisa para viver que normalmente não são muitas coisas.
Em relação à autonomia, os valores que tornam o indivíduo humanizado, portanto consciente de sua própria existência, compreende, uma emancipação das relações instrumentais, de função e utilidade para uma revolução pessoal na qual o sujeito constrói seu movimento criador de valores pessoais e éticos.
Necessidades interpessoais e processo grupal
 Todos nós precisamos do outro para viver. Um grupo é composto de pessoas que se unem para viver em conjunto. O grupo possui uma realidade distinta e características peculiares. A partir das ações de cada participante, o grupo se estrutura, desenvolve-se, modifica-se ou se mantém ao longo do tempo, encerrando-se, eventualmente.
Participar de um grupo não significa ter as mesmas ideias, mas participar de uma construção conjunta, consensual, pressupondo a necessidade de abertura às ideias alheias e à capacidade de aceitação.
Toda pessoa chega a um grupo com necessidades interpessoais específicas: necessidade de inclusão, de controle e de afeição. A necessidade de inclusão define-se pela ansiedade experimentada pelo membro novo quanto a se sentir aceito, integrado e valorizado por aqueles aos quais se junta.
No campo teórico, podemos definir o grupo como um todo dinâmico, o que significa que ele é mais que a soma de seus membros e que a mudança no estado de qualquer subparte modifica o grupo como um todo.
Em nossa sociedade, as pessoas vivem em campos institucionalizados e, em alguns casos, essa institucionalização nos obriga a conviver com pessoas que não escolhemos. Essa forma de convívio, que independe da nossa escolha, é chamada de solidariedade mecânica. Já o convívio escolhido é chamado de solidariedade orgânica.
Quando um grupo se estabelece, os fenômenos grupais passam a atuar sobre as pessoas e sobre esse grupo, ao que chamamos de processo grupal. À fidelidade de seus membros, ao grau de aderência às regras de manutenção do grupo chama-se coesão grupal. Grupos com baixo grau de coesão tendem a se dissolver.
Um grupo de trabalho é a união de duas ou mais pessoas que interagem umas com as outras e dividem algumas tarefas, visando a objetivos inter-relacionados. O conceito de papel subentende que nem todas as pessoas em um grupo têm a mesma função ou propósito; seus encargos e responsabilidades são diferentes.
Dentro de uma organização a divisão do trabalho é a base responsável pela formação das equipes. Entre as suas características básicas, encontram-se metas, coesão, normas e acordo. A meta principal e formal do grupo será derivada de metas formais da organização. A participação no delineamento das dessas metas resulta em aumento de motivação.
O líder deve contrabalançar as exigências da tarefa e o apelo das necessidades interpessoais. Nesse conflito, convém distinguir as pressões para a conformidade e a uniformidade. É importante a atuação de um líder catalisador com elevada capacidade de coordenação das atividades do grupo, que seja capaz de sensibilizar os membros para as exigências da tarefa e fazer sentir a necessidade e primazia destas sobre a satisfação das necessidades interpessoais.
O aprendizado é a primeira meta do trabalho social de grupo.. A pessoa deve experimentar, errar, aprender, até que se comporte adequadamente e, para atingir esse desenvolvimento, conta com a colaboração dos outros.
Os valores éticos na empresa 
Os valores éticos se relacionam com o trabalho do homem, portanto é justo que falemos de tipos de valores éticos, dos quais as empresas se alimentam ou não.
Julgamos aplicável e oportuno falar sobre a ética na área de economia e dos negócios. Precisamos apontar e descrever novas características de uma nova cultura empresarial que está surgindo e que valoriza a ética no ambiente profissional.
É preciso construir uma visão consistente sobre a questão da ética nos negócios, porque vivemos em uma época em que o homem deve conhecer não só todo o processo de seu trabalho, mas o produto disso, ou seja, aquilo que fazemos e as consequências do nosso fazer no trabalho para a sociedade como um todo.
Observamos que as empresas com melhores resultados e chances de sobreviver são aquelas que apenas propagam um conjunto de valores morais para seu trabalho diário.
As empresas que enfocam a questão da responsabilidade social dos negócios e que viabilizam prestar serviços com maior credibilidade para a população são aquelas que sobreviverão em um universo extremamente competitivo.
O homem só se torna homem por meio de suas relações humanas. A necessidade de fome, sede, abrigo que lhe permitem depender do outro para sobreviver. Aos poucos ao se desenvolver vai sentir-se homem e fazer parte de um conjunto chamado de humanidade.
A ética da diferença, da exclusão não concebe a autonomia. Compreende o homem como um ser inacabado, a partir de ontologia do inacabamento, da necessidade de seu desenvolvimento espiritual, isto é, de uma consciência material da realidade.
A ontologia que trata do ser mais do homem exige uma prática do homem no mundo, em que este se responsabilize por suas ações e decisões. Trata-se de uma ética da presença humana em sua totalidade, compreendendo que os homens em sua relação com o mundo vão construindo um determinado tipo de sociedade e um determinado modo de relacionamento social.
 “Presença que se pensa a si mesma, que se sabe presença, que intervém,que transforma, que fala do que faz mas também do que sonha, que constata, compara, avalia, valora, que decide, que rompe. E é no domínio da decisão, da avaliação, da liberdade, da ruptura, da opção, que se instaura a necessidade da ética e se impõe a responsabilidade. A ética se torna inevitável e sua transgressão possível é um desvalor, jamais uma virtude.” (FREIRE, 1996, p. 9).
A ideia de co-operação social, especificada pelo hífen, mostra que, em uma sociedade, não há ninguém fora dela, a não ser os que não podem ser subsumidos pela ordem em questão, aqueles que não são determinados pelas suas relações de poder. Mas, frente à amplitude mundial da sociedade humana, em que o capital (produção, comércio, consumo, comunicação) integra todos os cantos da terra em um vasto processo de expropriação e acumulação, dificilmente alguém estaria excluído dessa co-operação.
Valores individuais X valores organizacionais 
Observamos entre os valores individuais e os valores organizacionais que falta clareza em relação aos conhecimentos que temos no ambiente de trabalho e o respeito que devemos ter sobre questões éticas fundamentais.
Será que, em um ambiente de trabalhado, todos possuímos as mesmas ideias ou os mesmos valores quando fazemos nossas escolhas? O que é um valor? O que é um valor moral? O que é a vontade? O que é a liberdade?
A partir disso, é necessário abordar as principais ênfases a respeito das relações entre ética e mercado de trabalho, ou seja, entre a ética como um valor individual e a ética como um valor organizacional.
Nós, seres humanos, perguntamo-nos a respeito da existência ética em um mundo de constantes transformações, incluindo riscos e benefícios, como: os benefícios da pesquisa genética, a vida humana como mercadoria, a bioengenharia, a violência contra os seres humanos e contra o meio ambiente.
No ambiente profissional observamos atitudes ou comportamentos de profissionais em situações de extrema delicadeza em termos éticos e morais, por exemplo: o oficial de justiça que deve despejar uma família com pais desempregados e oito filhos, ou o professor e toma conhecimento que um dos seus alunos usa drogas pesadas. Que tipo de atitude tomar? As atitudes exigem um posicionamento que inclui juízo e expressam o senso de comportamento moral de nossa sociedade.
Segundo Chauí (2003, p. 305), “situações como essas, mais ou menos dramáticas sempre surgem em nossas vidas. Nossas dúvidas quanto à decisão a tomar não manifestam nosso senso moral (isto é, nossos sentimentos quanto ao certo e ao errado, ao justo e ao injusto), mas põe a prova nossa consciência moral”.
Tanto o senso moral quanto a consciência moral referem-se a valores (justiça, honradez, espírito de sacrifício, integridade, generosidade), a sentimentos provocados pelos valores (admiração, vergonha, culpa, remorso, contentamento, cólera, amor e medo) e a decisões que conduzem a ações com consequências, sempre para nós e para os outros.
Os juízos de fato nos dizem que algo existe, e os juízos de valor são as nossas avaliações sobre as coisas e os acontecimentos. Os juízos de valor são normativos, porque enunciam as normas de como devem ser os bons sentimentos, as boas intenções e as boas ações ou decisões.
A todo o momento a vida nos impõe um posicionamento ético, podendo-se destacar duas atitudes como possíveis nesse relacionamento: a ética do interesse próprio e a ética orientada para o outro. Cada pessoa tem o seu próprio padrão de valores. Por isso, é imperativo que cada um faça sua reflexão, de modo a compatibilizar seus valores individuais com os valores organizacionais.
Segundo Chauí (2003, p. 15), “Cremos que nossa vontade é livre para escolher entre o bem e o mal. Cremos também na necessidade de obedecer às normas e às regras de nossa sociedade”.
Referência CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2003.
Ética e Relacionamento Interpessoal
 Página inicialPos-GraduaçãoGestão Pública (267151599)Nucleo ComumÉtica e Relacionamento InterpessoalAvaliaçõesExercício 1 
Iniciado em	terça, 7 Nov 2017, 14:56
Estado	Finalizada
Concluída em	terça, 7 Nov 2017, 15:15
Nota	7,00 de um máximo de 10,00(70%)
Questão 1
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Quando nos perguntamos no nível da vida diária que tipo de comportamento deveríamos ter ou o que poderia guiar nossa conduta pessoal, isto se refere a nossa ética pessoal. Neste sentido marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Não há uma ética pessoal em nosso agir.
b. A ética é um ramo da filosofia e não tem nada haver com nossos questionamentos diários.
c. Não nos questionamos e nem ficamos em duvida sobre como agir.
d. Estamos nos questionando sobre nossos valores éticos.
e. Não estamos nos questionando sobre a ética.
Feedback
A resposta correta é: Estamos nos questionando sobre nossos valores éticos..
Questão 2
Completo
Marcar questão
Texto da questão
O estudo da ética enquanto disciplina formal iniciou com os filósofos gregos, mas a ética tem seu campo de aplicação envolvendo ias áreas do saber, desde a sociologia a antropologia até a biologia e a psicologia. Mas as questões éticas não se estabeleceram sem debates ente os filósofos e pensadores de diferentes épocas históricas. Para Aristóteles (1973), por exemplo, a felicidade é considerada como a grande finalidade da vida, não o prazer ou a riqueza, mas uma vida de contemplação. Então novamente o encontro com a religiosidade na ética. Um padrão de conduta a ser seguido que voltasse para um homem comedido, um homem que refreia seus instintos e que pode contemplar a Deus. Neste sentido marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A felicidade é considerada o prazer ou a riqueza da vida.
b. O estudo da ética enquanto disciplina iniciou com os homens religiosos.
c. O estudo da ética enquanto disciplina formal não se relaciona com os filósofos gregos.
d. A felicidade é considerada como a grande finalidade da vida, não o prazer ou a riqueza.
e. O padrão de conduta do homem deve ser a busca da felicidade.
Feedback
A resposta correta é: A felicidade é considerada como a grande finalidade da vida, não o prazer ou a riqueza..
Questão 3
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Participando de grupos humanos, o homem altera o grupo e altera a si mesmo, suas ações promovem reações nos demais, considerando que ele não sobrevive sozinho é preciso aprender a trabalhar em grupos. Mas participar de grupos humanos, não significa concordar com todas as ideias do grupo, ainda assim o homem é singular, boa parte de seu comportamento deve ser aprendido em grupo, mas o homem é capaz de reflexão e de mudança de comportamento. Assim marque as alternativas corretas:
Escolha uma:
a. Participando de grupos humanos, o homem não altera o grupo e nem altera a si mesmo.
b. Participando de grupos humanos o homem aprende que não sobrevive sozinho.
c. As ações do homem jamais promovem reações nos demais grupos.
d. Participando de grupos o homem desconhece preciso aprender a conviver.
e. Participando de grupos humanos as ações não promovem reações nos demais.
Feedback
A resposta correta é: Participando de grupos humanos o homem aprende que não sobrevive sozinho..
Questão 4
Completo
Marcar questão
Texto da questão
As diferenças podem ser sociais, culturais e que devem ser consideradas quando falamos pois o nosso comportamento verbal é dirigido para o outro ser e ai se funda a diferença. É importante conhecer o porquê de tais diferenças para podermos compreender porque os homens agem como agem em relação uns aos outros, “em todas as ações e propósitos é ele a finalidade, pois é tendo-o em vista que os homens realizam o resto.” (Aristóteles, 1973, p.255). A primeira ação do homem é a da relação com o outro, é no grupo que o homem aprende as finalidades os objetivos de sua vida, os seus valores éticos e morais. Neste sentido marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Não precisamos compreender porque os homens agem como agem em relação uns aos outros.
b. Asdiferenças entre as pessoas podem ser somente consideradas como de raça.
c. É importante conhecer o porquê das diferenças entre as pessoas para podermos compreender porque os homens agem como agem em relação uns aos outros.
d. As diferenças entre as pessoas são somente as diferenças culturais.
e. Em todas as ações e propósitos não existe uma finalidade.
Feedback
A resposta correta é: É importante conhecer o porquê das diferenças entre as pessoas para podermos compreender porque os homens agem como agem em relação uns aos outros..
Questão 5
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Para Aristóteles a fim de viver eticamente o homem precisa dominar suas paixões, seus impulsos, “por paixões entendo os apetites, a cólera, o medo, a audácia, a inveja, a alegria, a amizade, o ódio, o desejo, a emulação a compaixão, e em geral os sentimentos que são acompanhados de prazer ou dor.” ( Aristóteles, 1973,p.271). Assim considere as alternativas abaixo para viver eticamente. Informe a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. A fim de viver eticamente o homem precisa do desejo e da compaixão.
b. A fim de viver eticamente o homem não precisa dominar suas paixões, o bem e o mal não existem.
c. A fim de viver eticamente o homem precisa somente da alegria, da amizade e em geral os sentimentos que são bons.
d. A fim de viver eticamente o homem precisa dominar seus impulsos, os apetites, a cólera, o medo, a audácia, a inveja.
e. A fim de viver eticamente o homem precisa controlar os sentimentos que são em geral acompanhados de prazer ou dor.
Feedback
A resposta correta é: A fim de viver eticamente o homem não precisa dominar suas paixões, o bem e o mal não existem..
Questão 6
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Sabemos que as noções de ética mudam com o tempo já na idade moderna, com a tecnologia e as grandes invenções do conhecimento humano, o centro do universo já não é Deus, mas passa a ser o próprio homem, com sua razão e intelecto. Assim é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. A ética não está relacionada com a tecnologia moderna a verdadeira transcendência.
b. A ética está diretamente relacionada com Deus enquanto o centro do universo.
c. A ética está diretamente relacionada com a história, portanto, não tem nada a ver com o conhecimento do homem.
d. A ética está diretamente relacionada com a história do homem e com o desenvolvimento das sociedades humanas.
e. No lugar das explicações religiosas para a vida, podem não surgir as explicações racionais.
Feedback
A resposta correta é: A ética está diretamente relacionada com a história do homem e com o desenvolvimento das sociedades humanas..
Questão 7
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Em Aristóteles (1973) uma capacidade das virtudes humanas sobrepujarem os instintos e dirigirem os comportamentos humanos, portanto o sábio ou o filosofo seria aquele homem capaz de alcançar a virtude e aqueles que não o conseguissem estariam entregues a ignorância e aos vícios. Sendo assim marque a alternativa que julgar correta:
Escolha uma:
a. Para ele a virtude é um resultado do pensamento enquanto sonho, esta ligada a um pedido constante ao mundo transcendental para as melhorias do real.
b. Para ele o homem não tem virtude tampouco qualquer pensamento racional.
c. O homem grego como Aristóteles percebe poderia ser treinado, educado para desenvolver as virtudes.
d. Para ele o homem só tem instintos, ignorância e vícios.
e. Somente o sábio poderia ser treinado, educado para desenvolver as virtudes.
Feedback
A resposta correta é: Somente o sábio poderia ser treinado, educado para desenvolver as virtudes..
Questão 8
Completo
Marcar questão
Texto da questão
A palavra moral é um adjetivo relativo aos costumes, significa um conjunto de regras de conduta existem diferenças entre o que é da ordem da ética e o que é considerado como moral que vamos ver nesta aula. Segundo o Dicionário Epistemológico da Língua Portuguesa de Cunha (1992) a conclusão moral que se tira de uma obra, de um fato, moralidade, do latim moralis. Uma das características do pensamento místico é a aceitação de um destino ou da sorte, mas as ações humanas na terra não são determinadas desde o nascimento, ninguém nasce a principio bom ou mal, não existe uma natureza humana. Neste sentido marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A história moral é um fato registrado em regras definitivas.
b. A palavra moral é um adjetivo relativo aos costumes, significa um conjunto de regras de conduta escrito no cartório.
c. Não existem diferenças na história entre o que é da ordem da ética e o que é considerado como moral.
d. Uma das características do pensamento místico é a aceitação de um destino ou da sorte, mas as ações humanas na Terra não são determinadas desde o nascimento, ninguém nasce a principio bom ou mal, não existe uma natureza humana.
e. Todos nascemos como uma carga final, definida todos nascemos a principio bons ou maus, existe uma natureza humana.
Feedback
A resposta correta é: Uma das características do pensamento místico é a aceitação de um destino ou da sorte, mas as ações humanas na Terra não são determinadas desde o nascimento, ninguém nasce a principio bom ou mal, não existe uma natureza humana..
Questão 9
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Sem a linguagem o homem não poderia estabelecer as mínimas condições de se relacionar e de interagir com outro homem. O homem enquanto um ser social lança mão de seu sistema linguístico, a partir do significado simbólico de cada palavra, assim quanto mais palavras o homem dominar em termos de significação mais capacidade ele tem de agir sobre o mundo. Neste sentido marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Quanto mais palavras o homem dominar menos capacidade tem de agir sobre o mundo.
b. O homem não pode ser social a palavra só tem um significado simbólico.
c. Sem a linguagem o homem poderia estabelecer condições de se relacionar e interagir com outro homem.
d. O homem como ser social lança mão de seu sistema linguístico.
e. Quanto menos palavras dominar mais capacidade o homem tem de agir sobre o mundo.
Feedback
A resposta correta é: O homem como ser social lança mão de seu sistema linguístico..
Questão 10
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Observamos como características da vida moderna o egocentrismo o narcisismo e o individualismo movido por uma forte competitividade, na disputa por lugares e postos de trabalho, por consumo desenfreado e insaciável. Onde os imperativos categóricos da ética são particulares ou individualizados, a moral é individual, as escolhas são cada vez mais centradas em pequenos grupos que comandam o planeta. Neste sentido marque a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. Observamos como características da vida moderna uma forte competitividade, na disputa por lugares e postos de trabalho.
b. Observamos na vida moderna uma forte solidariedade.
c. Observamos na vida moderna dificuldade da ética para a solidariedade e para a coletividade.
d. Observamos como características da vida moderna o consumo desenfreado e insaciável.
e. Observamos como características da vida moderna o egocentrismo o narcisismo e o individualismo.
Feedback
A resposta correta é: Observamos na vida moderna uma forte solidariedade.
Gestão e Liderança de Pessoal
 Página inicialPos-GraduaçãoGestão Pública (267151599)Nucleo ComumGestão e Liderança de PessoalAvaliaçõesExercício 1 
Iniciado em	quinta, 9 Nov 2017, 11:21
Estado	Finalizada
Concluída em	quinta, 9 Nov 2017, 11:29
Nota	2,00 de um máximo de 10,00(20%)
Questão 1
Completo
Marcar questão
Texto da questão
São princípios da liderança pela alta performance, EXCETO:
Escolha uma:
a. Aprendizagem Contínua.
b. Desprendimento.
c. Senso Empreendedor.
d. Gestão Humanizada.
e. Organização.
Feedback
A resposta correta é: Organização..
Questão 2
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Uma das maiores características de gestores por excelência em planejamento estratégico de pessoas e equipesé a ________________, ou seja, o fato de o gestor estar amplamente informado das intenções organizacionais e muito mais ainda, das necessidades essenciais para o alcance das metas e objetivos propostos. Assim, devidamente informado, agirá estrategicamente no suprimento de tais necessidades, com a devida antecedência. Complete a lacuna.
Escolha uma:
a. Flexibilidade.
b. Previsibilidade.
c. Proatividade.
d. Sensibilidade.
e. Responsabilidade.
Feedback
A resposta correta é: Previsibilidade..
Questão 3
Completo
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com Peter Senge, as organizações de aprendizagem permitem as seguintes variáveis, EXCETO:
Escolha uma:
a. a aspiração coletiva é libertada.
b. surgem novos e elevados padrões de raciocínio.
c. as equipes constroem sua própria cultura interna.
d. as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar os resultados que realmente desejam.
e. as pessoas aprendem continuamente a aprender em grupo.
Feedback
A resposta correta é: as equipes constroem sua própria cultura interna..
Questão 4
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Das características humanas abaixo, qual se destaca como sendo de suma importância em termos de propostas para inovações?
Escolha uma:
a. Comunicabilidade.
b. Lealdade.
c. Responsabilidade.
d. Iniciativa.
e. Criatividade.
Feedback
A resposta correta é: Criatividade..
Questão 5
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Qual procedimento estratégico permite as vantagens abaixo descritas?
Escolha uma:
a. Organização.
b. Planejamento.
c. Intraempreendedorismo.
d. Mudança e Inovação.
e. Endomarketing.
Feedback
A resposta correta é: Planejamento..
Questão 6
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Quanto ao fluxo da gestão estratégica de pessoas, complete a lacuna.
1. Mapeamento das competências essenciais necessárias.
2. Mapeamento das competências existentes.
3. Planejamento estratégico de pessoas.
4. Agregação de competências.
5. ____________________________.
6. Avaliação do desempenho.
Compartilhamento dos resultados.
Escolha uma:
a. Organização do ambiente.
b. Integração.
c. Mapeamento geral.
d. Comunicação.
e. Pesquisa de clima.
Feedback
A resposta correta é: Integração..
Questão 7
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Tipo de equipe que conta com as seguintes características:
-Senso de finalidade comum: os objetivos da equipe.
-Senso de responsabilidade pelo trabalho.
Escolha uma:
a. Transcendente equipe.
b. Equipe Extraordinária.
c. Potencial equipe.
d. Equipe real.
e. Pseudo equipe.
Feedback
A resposta correta é: Equipe real..
Questão 8
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Se a organização oferecer aos trabalhadores fatores intrínsecos (desafios, responsabilidades, liberdade de expressão, respeito e reconhecimento, etc.), o clima a ser obtido será de:
Escolha uma:
a. Não insatisfação.
b. Autoestima.
c. Insatisfação.
d. Não satisfação.
e. Satisfação.
Feedback
A resposta correta é: Satisfação..
Questão 9
Completo
Marcar questão
Texto da questão
A Inovação Organizacional é fruto:
Escolha uma:
a. da percepção dos gestores quanto à necessidade de aprendizagem.
b. do processo de planejamento estratégico de gestão do conhecimento.
c. do fator tecnológico presente na organização.
d. da criação do conhecimento organizacional.
e. da integração e aplicação do conhecimento organizacional.
Feedback
A resposta correta é: da integração e aplicação do conhecimento organizacional..
Questão 10
Completo
Marcar questão
Texto da questão
O Processo de Planejamento no centro da Abordagem Diagnóstica deverá contemplar as seguintes variáveis, EXCETO:
Escolha uma:
a. Como nos saímos? Onde e como estamos agora? Avaliação dos resultados obtidos por meio do diagnóstico das novas condições, de acordo com os objetivos. Reinício do processo.
b. Onde e como estamos agora? Diagnóstico das condições organizacionais atuais, das condições externas e dos colaboradores (mapeamento geral).
c. Quanto será necessário investir? Neste momento, a organização detecta os investimentos a serem aplicados no processo de planejamento estratégico, definindo, indicadores de retorno desse investimento.
d. Onde e como queremos estar? Estabelecimento dos objetivos em termos de pessoas e talentos (competências e habilidades), com base nos índices esperados de eficiência e eficácia.
e. Como chegaremos lá? Escolha das atividades na gestão de pessoas e alocação das potencialidades necessárias.
Feedback
A resposta correta é: Quanto será necessário investir? Neste momento, a organização detecta os investimentos a serem aplicados no processo de planejamento estratégico, definindo, indicadores de retorno desse investimento..
	Questão 1
	Questão 1
Parte superior do formulário
Questão 1
Completo
Marcar questão
Texto da questão
O que os gestores devem oferecer aos colaboradores, para promover um ambiente motivador?
Escolha uma:
a. Cursos e treinamentos. 
b. Redução da jornada de trabalho. 
c. Fatores intrínsecos (responsabilidade, liberdade, desafios, reconhecimento, etc.). 
d. Plano de saúde e benefícios sociais. 
e. Fatores extrínsecos (salários acima da média, benefícios, equipamentos de segurança, etc.). 
Feedback
A resposta correta é: Fatores intrínsecos (responsabilidade, liberdade, desafios, reconhecimento, etc.)..
Questão 2
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Das características humanas abaixo, qual se destaca como sendo de suma importância em termos de propostas para inovações?
Escolha uma:
a. Iniciativa. 
b. Criatividade. 
c. Responsabilidade. 
d. Comunicabilidade. 
e. Lealdade. 
Feedback
A resposta correta é: Criatividade..
Questão 3
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Esforço de coordenação e arranjo de insumos materiais e imateriais destinados a um fim comum: os objetivos do empreendimento. Pessoas e Recursos devidamente agregados e alocados no tempo e no espaço para a satisfação de interesses múltiplos. Trata-se do conceito de:
Escolha uma:
a. Gestão humanizada. 
b. Departamentalização. 
c. Planejamento. 
d. Organização. 
e. Instalação. 
Feedback
A resposta correta é: Organização..
Questão 4
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Analise o texto e responda. “Processo de aprimorar e/ou corrigir as competências (conhecimento, habilidades ou atitudes) dos empregados”. Estamos falando de:
Escolha uma:
a. Recrutamento e Seleção. 
b. Treinamento e Desenvolvimento. 
c. Programa de Remuneração Flexível. 
d. Avaliação de Desempenho. 
e. Plano de Segurança e Saúde do Trabalho. 
Feedback
A resposta correta é: Treinamento e Desenvolvimento..
Questão 5
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Considere as afirmações: 
I. O processo de treinamento visa, primeiramente, melhorias de desempenho em situações de curto prazo. 
II. O processo de desenvolvimento promove aperfeiçoamento de capacidades e motivações, com foco em situações de curto prazo. 
III. O conceito essencial de know how refere-se à capacidade de saber como fazer e porque fazer. 
IV. Enquanto a educação e o treinamento operacionalizam o saber, a eficácia do saber refere-se ao efetivo desenvolvimento das pessoas. 
Estão erradas as afirmativas:
Escolha uma:
a. III e IV. 
b. II e IV. 
c. I e II. 
d. I e III. 
e. II e III. 
Feedback
A resposta correta é: II e III..
Questão 6
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Os ciclos de aprendizagem dentro de uma organização se dão nos seguintes níveis:
Escolha uma:
a. individual, tático e organizacional. 
b. individual, coletivo e organizacional. 
c. coletivo, operacional e estratégico. 
d. organizacional, social e coletivo. 
e. operacional, tático e estratégico. 
Feedback
A resposta correta é: individual, coletivo e organizacional..
Questão 7
Completo
Marcar questão
Texto da questão
O Processo de Planejamento no centro da Abordagem Diagnóstica deverá contemplar as seguintes variáveis, EXCETO:
Escolha uma:
a. Onde e como estamos agora?Diagnóstico das condições organizacionais atuais, das condições externas e dos colaboradores (mapeamento geral). 
b. Como chegaremos lá? Escolha das atividades na gestão de pessoas e alocação das potencialidades necessárias. 
c. Como nos saímos? Onde e como estamos agora? Avaliação dos resultados obtidos por meio do diagnóstico das novas condições, de acordo com os objetivos. Reinício do processo. 
d. Onde e como queremos estar? Estabelecimento dos objetivos em termos de pessoas e talentos (competências e habilidades), com base nos índices esperados de eficiência e eficácia. 
e. Quanto será necessário investir? Neste momento, a organização detecta os investimentos a serem aplicados no processo de planejamento estratégico, definindo, indicadores de retorno desse investimento. 
Feedback
A resposta correta é: Quanto será necessário investir? Neste momento, a organização detecta os investimentos a serem aplicados no processo de planejamento estratégico, definindo, indicadores de retorno desse investimento..
Questão 8
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Tipo de equipe que conta com as seguintes características: 
-Senso de finalidade comum: os objetivos da equipe. 
-Senso de responsabilidade pelo trabalho.
Escolha uma:
a. Equipe real. 
b. Potencial equipe. 
c. Transcendente equipe. 
d. Pseudo equipe. 
e. Equipe Extraordinária. 
Feedback
A resposta correta é: Equipe real..
Questão 9
Completo
Marcar questão
Texto da questão
São princípios da liderança pela alta performance, EXCETO:
Escolha uma:
a. Aprendizagem Contínua. 
b. Organização. 
c. Desprendimento. 
d. Gestão Humanizada. 
e. Senso Empreendedor. 
Feedback
A resposta correta é: Organização..
Questão 10
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Pode ser considerado efeito estratégico do Treinamento, EXCETO:
Escolha uma:
a. Desenvolvimento de atitudes. 
b. Agregação de competências comportamentais para longo prazo. 
c. Elevação do nível de capacidade de abstração do trabalhador. 
d. Transmissão e assimilação de informações sobre a organização. 
e. Desenvolvimento de habilidades e destrezas. 
Feedback
A resposta correta é: Agregação de competências comportamentais para longo prazo..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
	Nota
	2,00 de um máximo de 10,00(20%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Quanto à obtenção da obter efetividade no processo de desenvolvimento organizacional deverão ser implementados alguns elementos essenciais: 
I. a orientação para longo prazo. 
II. o envolvimento de esforços para a eficácia global da organização total e não apenas de parte dela. 
III. os passos de diagnóstico e de intervenção desenvolvidos conjuntamente entre os gerentes de linha e de consultor. 
Está(ão) CORRETO(S):
Escolha uma:
a. I, II e III. 
b. Apenas III. 
c. II e III. 
d. Apenas II. 
e. I e II. 
Feedback
A resposta correta é: I, II e III..
Questão 2
Completo
Marcar questão
Texto da questão
A Inovação Organizacional é fruto:
Escolha uma:
a. do processo de planejamento estratégico de gestão do conhecimento. 
b. da percepção dos gestores quanto à necessidade de aprendizagem. 
c. da criação do conhecimento organizacional. 
d. da integração e aplicação do conhecimento organizacional. 
e. do fator tecnológico presente na organização. 
Feedback
A resposta correta é: da integração e aplicação do conhecimento organizacional..
Questão 3
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Uma das maiores características de gestores por excelência em planejamento estratégico de pessoas e equipes é a ________________, ou seja, o fato de o gestor estar amplamente informado das intenções organizacionais e muito mais ainda, das necessidades essenciais para o alcance das metas e objetivos propostos. Assim, devidamente informado, agirá estrategicamente no suprimento de tais necessidades, com a devida antecedência. Complete a lacuna.
Escolha uma:
a. Responsabilidade. 
b. Flexibilidade. 
c. Proatividade. 
d. Previsibilidade. 
e. Sensibilidade. 
Feedback
A resposta correta é: Previsibilidade..
Questão 4
Completo
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com pesquisa realizada pelo INEI – Instituto Nacional de Empreendedorismo e Inovação, qual o principal fator restritivo à inovação nas organizações brasileiras?
Escolha uma:
a. Cultura Organizacional Impeditiva. 
b. Limitações na Gestão de Ideias. 
c. Incapacidade para reter Talentos Estratégicos. 
d. Liderança Inibidora e Restritiva. 
e. Ausência de Projetos de Capacitação. 
Feedback
A resposta correta é: Liderança Inibidora e Restritiva..
Questão 5
Completo
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com Peter Senge, as organizações de aprendizagem permitem as seguintes variáveis, EXCETO:
Escolha uma:
a. as pessoas aprendem continuamente a aprender em grupo. 
b. as equipes constroem sua própria cultura interna. 
c. a aspiração coletiva é libertada. 
d. surgem novos e elevados padrões de raciocínio. 
e. as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar os resultados que realmente desejam. 
Feedback
A resposta correta é: as equipes constroem sua própria cultura interna..
Questão 6
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Quanto ao fluxo da gestão estratégica de pessoas, complete a lacuna. 
1. Mapeamento das competências essenciais necessárias. 
2. Mapeamento das competências existentes. 
3. Planejamento estratégico de pessoas. 
4. Agregação de competências. 
5. ____________________________. 
6. Avaliação do desempenho. 
Compartilhamento dos resultados.
Escolha uma:
a. Pesquisa de clima. 
b. Comunicação. 
c. Integração. 
d. Organização do ambiente. 
e. Mapeamento geral. 
Feedback
A resposta correta é: Integração..
Questão 7
Completo
Marcar questão
Texto da questão
As vantagens abaixo referem-se ao __________________ para a organização. 
1.Conhecimento mais realístico de si mesma (potencialidades e fragilidades). 
2.Conhecimento amplo do seu ambiente (ameaças e oportunidades). 
3.Estrutura interna suficientemente flexível com melhores condições para adaptação e inovação. 
4.Maior força competitiva e consequente sustentabilidade.
Escolha uma:
a. Direcionamento. 
b. Desenvolvimento. 
c. Posicionamento. 
d. Planejamento. 
e. Controle. 
Feedback
A resposta correta é: Desenvolvimento..
Questão 8
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Se a organização oferecer aos trabalhadores fatores intrínsecos (desafios, responsabilidades, liberdade de expressão, respeito e reconhecimento, etc.), o clima a ser obtido será de:
Escolha uma:
a. Autoestima. 
b. Satisfação. 
c. Não insatisfação. 
d. Não satisfação. 
e. Insatisfação. 
Feedback
A resposta correta é: Satisfação..
Questão 9
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Sendo as pessoas um fator de elevada complexidade para a gestão institucional, as quais exigem sempre mais da liderança, qual a principal atitude que os gestores devem ter para obterem os melhores resultados das mesmas que em sua organização?
Escolha uma:
a. Oferecendo cursos e treinamentos constantes. 
b. Observando o desempenho de cada uma e elaborando os respectivos relatórios. 
c. Mantendo sempre um ambiente motivador/motivacional. 
d. Prestando as devidas manutenções em termos de salários e benefícios. 
e. Apenas tê-las em quantidade suficiente e adequada. 
Feedback
A resposta correta é: Mantendo sempre um ambiente motivador/motivacional..
Questão 10
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Qual procedimento estratégico permite as vantagens abaixo descritas?
Escolha uma:
a. Organização. 
b. Planejamento. 
c. Intraempreendedorismo. 
d. Mudança e Inovação. 
e. Endomarketing. 
Feedback
A resposta correta é: Planejamento..
Questão 1
Completo
Marcar questão
Texto da questão
O Processo de Planejamento no centro da Abordagem Diagnóstica deverá contemplar as seguintes variáveis, EXCETO:
Escolha uma:
a. Quanto será necessário investir? Neste momento, a organização detectaos investimentos a serem aplicados no processo de planejamento estratégico, definindo, indicadores de retorno desse investimento. 
b. Onde e como estamos agora? Diagnóstico das condições organizacionais atuais, das condições externas e dos colaboradores (mapeamento geral). 
c. Como nos saímos? Onde e como estamos agora? Avaliação dos resultados obtidos por meio do diagnóstico das novas condições, de acordo com os objetivos. Reinício do processo. 
d. Como chegaremos lá? Escolha das atividades na gestão de pessoas e alocação das potencialidades necessárias. 
e. Onde e como queremos estar? Estabelecimento dos objetivos em termos de pessoas e talentos (competências e habilidades), com base nos índices esperados de eficiência e eficácia. 
Feedback
A resposta correta é: Quanto será necessário investir? Neste momento, a organização detecta os investimentos a serem aplicados no processo de planejamento estratégico, definindo, indicadores de retorno desse investimento..
Questão 2
Completo
Marcar questão
Texto da questão
A Inovação Organizacional é fruto:
Escolha uma:
a. da criação do conhecimento organizacional. 
b. do processo de planejamento estratégico de gestão do conhecimento. 
c. da percepção dos gestores quanto à necessidade de aprendizagem. 
d. da integração e aplicação do conhecimento organizacional. 
e. do fator tecnológico presente na organização. 
Feedback
A resposta correta é: da integração e aplicação do conhecimento organizacional..
Questão 3
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Das características humanas abaixo, qual se destaca como sendo de suma importância em termos de propostas para inovações?
Escolha uma:
a. Criatividade. 
b. Comunicabilidade. 
c. Iniciativa. 
d. Lealdade. 
e. Responsabilidade. 
Feedback
A resposta correta é: Criatividade..
Questão 4
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Esforço de coordenação e arranjo de insumos materiais e imateriais destinados a um fim comum: os objetivos do empreendimento. Pessoas e Recursos devidamente agregados e alocados no tempo e no espaço para a satisfação de interesses múltiplos. Trata-se do conceito de:
Escolha uma:
a. Planejamento. 
b. Organização. 
c. Instalação. 
d. Gestão humanizada. 
e. Departamentalização. 
Feedback
A resposta correta é: Organização..
Questão 5
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Se a organização oferecer aos trabalhadores fatores intrínsecos (desafios, responsabilidades, liberdade de expressão, respeito e reconhecimento, etc.), o clima a ser obtido será de:
Escolha uma:
a. Satisfação. 
b. Insatisfação. 
c. Não satisfação. 
d. Não insatisfação. 
e. Autoestima. 
Feedback
A resposta correta é: Satisfação..
Questão 6
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Uma das maiores características de gestores por excelência em planejamento estratégico de pessoas e equipes é a ________________, ou seja, o fato de o gestor estar amplamente informado das intenções organizacionais e muito mais ainda, das necessidades essenciais para o alcance das metas e objetivos propostos. Assim, devidamente informado, agirá estrategicamente no suprimento de tais necessidades, com a devida antecedência. Complete a lacuna.
Escolha uma:
a. Flexibilidade. 
b. Sensibilidade. 
c. Previsibilidade. 
d. Proatividade. 
e. Responsabilidade. 
Feedback
A resposta correta é: Previsibilidade..
Questão 7
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Tipo de equipe que conta com as seguintes características: 
-Senso de finalidade comum: os objetivos da equipe. 
-Senso de responsabilidade pelo trabalho.
Escolha uma:
a. Potencial equipe. 
b. Transcendente equipe. 
c. Equipe Extraordinária. 
d. Pseudo equipe. 
e. Equipe real. 
Feedback
A resposta correta é: Equipe real..
Questão 8
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Pode ser considerado efeito estratégico do Treinamento, EXCETO:
Escolha uma:
a. Transmissão e assimilação de informações sobre a organização. 
b. Elevação do nível de capacidade de abstração do trabalhador. 
c. Desenvolvimento de habilidades e destrezas. 
d. Agregação de competências comportamentais para longo prazo. 
e. Desenvolvimento de atitudes. 
Feedback
A resposta correta é: Agregação de competências comportamentais para longo prazo..
Questão 9
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Considere as afirmações: 
I. O processo de treinamento visa, primeiramente, melhorias de desempenho em situações de curto prazo. 
II. O processo de desenvolvimento promove aperfeiçoamento de capacidades e motivações, com foco em situações de curto prazo. 
III. O conceito essencial de know how refere-se à capacidade de saber como fazer e porque fazer. 
IV. Enquanto a educação e o treinamento operacionalizam o saber, a eficácia do saber refere-se ao efetivo desenvolvimento das pessoas. 
Estão erradas as afirmativas:
Escolha uma:
a. III e IV. 
b. II e III. 
c. I e II. 
d. II e IV. 
e. I e III. 
Feedback
A resposta correta é: II e III..
Questão 10
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Analise o texto e responda. “Processo de aprimorar e/ou corrigir as competências (conhecimento, habilidades ou atitudes) dos empregados”. Estamos falando de:
Escolha uma:
a. Avaliação de Desempenho. 
b. Recrutamento e Seleção. 
c. Treinamento e Desenvolvimento. 
d. Programa de Remuneração Flexível. 
e. Plano de Segurança e Saúde do Trabalho. 
Feedback
A resposta correta é: Treinamento e Desenvolvimento..
Questão 1
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Qual procedimento estratégico permite as vantagens abaixo descritas?
Escolha uma:
a. Planejamento. 
b. Organização. 
c. Intraempreendedorismo. 
d. Endomarketing. 
e. Mudança e Inovação. 
Feedback
A resposta correta é: Planejamento..
Questão 2
Completo
Marcar questão
Texto da questão
A Inovação Organizacional é fruto:
Escolha uma:
a. do processo de planejamento estratégico de gestão do conhecimento. 
b. do fator tecnológico presente na organização. 
c. da integração e aplicação do conhecimento organizacional. 
d. da percepção dos gestores quanto à necessidade de aprendizagem. 
e. da criação do conhecimento organizacional. 
Feedback
A resposta correta é: da integração e aplicação do conhecimento organizacional..
Questão 3
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Pode ser considerado efeito estratégico do Treinamento, EXCETO:
Escolha uma:
a. Desenvolvimento de habilidades e destrezas. 
b. Agregação de competências comportamentais para longo prazo. 
c. Elevação do nível de capacidade de abstração do trabalhador. 
d. Transmissão e assimilação de informações sobre a organização. 
e. Desenvolvimento de atitudes. 
Feedback
A resposta correta é: Agregação de competências comportamentais para longo prazo..
Questão 4
Completo
Marcar questão
Texto da questão
As vantagens abaixo referem-se ao __________________ para a organização. 
1.Conhecimento mais realístico de si mesma (potencialidades e fragilidades). 
2.Conhecimento amplo do seu ambiente (ameaças e oportunidades). 
3.Estrutura interna suficientemente flexível com melhores condições para adaptação e inovação. 
4.Maior força competitiva e consequente sustentabilidade.
Escolha uma:
a. Planejamento. 
b. Posicionamento. 
c. Direcionamento. 
d. Desenvolvimento. 
e. Controle. 
Feedback
A resposta correta é: Desenvolvimento..
Questão 5
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Uma das maiores características de gestores por excelência em planejamento estratégico de pessoas e equipes é a ________________, ou seja, o fato de o gestor estar amplamente informado das intenções organizacionais e muito mais ainda, das necessidades essenciais para o alcance das metas e objetivos propostos. Assim, devidamente informado, agirá estrategicamente no suprimento de tais necessidades, com a devida antecedência. Complete a lacuna.
Escolha uma:
a. Sensibilidade. 
b. Proatividade. 
c. Previsibilidade. 
d. Flexibilidade. 
e. Responsabilidade. 
Feedback
A resposta correta é: Previsibilidade..
Questão 6
CompletoMarcar questão
Texto da questão
Quanto ao fluxo da gestão estratégica de pessoas, complete a lacuna. 
1. Mapeamento das competências essenciais necessárias. 
2. Mapeamento das competências existentes. 
3. Planejamento estratégico de pessoas. 
4. Agregação de competências. 
5. ____________________________. 
6. Avaliação do desempenho. 
Compartilhamento dos resultados.
Escolha uma:
a. Mapeamento geral. 
b. Organização do ambiente. 
c. Pesquisa de clima. 
d. Integração. 
e. Comunicação. 
Feedback
A resposta correta é: Integração..
Questão 7
Completo
Marcar questão
Texto da questão
O Processo de Planejamento no centro da Abordagem Diagnóstica deverá contemplar as seguintes variáveis, EXCETO:
Escolha uma:
a. Como nos saímos? Onde e como estamos agora? Avaliação dos resultados obtidos por meio do diagnóstico das novas condições, de acordo com os objetivos. Reinício do processo. 
b. Onde e como queremos estar? Estabelecimento dos objetivos em termos de pessoas e talentos (competências e habilidades), com base nos índices esperados de eficiência e eficácia. 
c. Quanto será necessário investir? Neste momento, a organização detecta os investimentos a serem aplicados no processo de planejamento estratégico, definindo, indicadores de retorno desse investimento. 
d. Onde e como estamos agora? Diagnóstico das condições organizacionais atuais, das condições externas e dos colaboradores (mapeamento geral). 
e. Como chegaremos lá? Escolha das atividades na gestão de pessoas e alocação das potencialidades necessárias. 
Feedback
A resposta correta é: Quanto será necessário investir? Neste momento, a organização detecta os investimentos a serem aplicados no processo de planejamento estratégico, definindo, indicadores de retorno desse investimento..
Questão 8
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Se a organização oferecer aos trabalhadores fatores intrínsecos (desafios, responsabilidades, liberdade de expressão, respeito e reconhecimento, etc.), o clima a ser obtido será de:
Escolha uma:
a. Autoestima. 
b. Satisfação. 
c. Não insatisfação. 
d. Insatisfação. 
e. Não satisfação. 
Feedback
A resposta correta é: Satisfação..
Questão 9
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Analise o texto e responda. “Processo de aprimorar e/ou corrigir as competências (conhecimento, habilidades ou atitudes) dos empregados”. Estamos falando de:
Escolha uma:
a. Avaliação de Desempenho. 
b. Programa de Remuneração Flexível. 
c. Plano de Segurança e Saúde do Trabalho. 
d. Recrutamento e Seleção. 
e. Treinamento e Desenvolvimento. 
Feedback
A resposta correta é: Treinamento e Desenvolvimento..
Questão 10
Completo
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com pesquisa realizada pelo INEI – Instituto Nacional de Empreendedorismo e Inovação, qual o principal fator restritivo à inovação nas organizações brasileiras?
Escolha uma:
a. Limitações na Gestão de Ideias. 
b. Incapacidade para reter Talentos Estratégicos. 
c. Ausência de Projetos de Capacitação. 
d. Cultura Organizacional Impeditiva. 
e. Liderança Inibidora e Restritiva. 
Feedback
A resposta correta é: Liderança Inibidora e Restritiva..
Questão 1
Completo
Marcar questão
Texto da questão
O que os gestores devem oferecer aos colaboradores, para promover um ambiente motivador?
Escolha uma:
a. Fatores extrínsecos (salários acima da média, benefícios, equipamentos de segurança, etc.). 
b. Fatores intrínsecos (responsabilidade, liberdade, desafios, reconhecimento, etc.). 
c. Cursos e treinamentos. 
d. Plano de saúde e benefícios sociais. 
e. Redução da jornada de trabalho. 
Feedback
A resposta correta é: Fatores intrínsecos (responsabilidade, liberdade, desafios, reconhecimento, etc.)..
Questão 2
Completo
Marcar questão
Texto da questão
São princípios da liderança pela alta performance, EXCETO:
Escolha uma:
a. Aprendizagem Contínua. 
b. Desprendimento. 
c. Gestão Humanizada. 
d. Senso Empreendedor. 
e. Organização. 
Feedback
A resposta correta é: Organização..
Questão 3
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Considere as afirmações: 
I. O processo de treinamento visa, primeiramente, melhorias de desempenho em situações de curto prazo. 
II. O processo de desenvolvimento promove aperfeiçoamento de capacidades e motivações, com foco em situações de curto prazo. 
III. O conceito essencial de know how refere-se à capacidade de saber como fazer e porque fazer. 
IV. Enquanto a educação e o treinamento operacionalizam o saber, a eficácia do saber refere-se ao efetivo desenvolvimento das pessoas. 
Estão erradas as afirmativas:
Escolha uma:
a. II e IV. 
b. I e III. 
c. I e II. 
d. III e IV. 
e. II e III. 
Feedback
A resposta correta é: II e III..
Questão 4
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Esforço de coordenação e arranjo de insumos materiais e imateriais destinados a um fim comum: os objetivos do empreendimento. Pessoas e Recursos devidamente agregados e alocados no tempo e no espaço para a satisfação de interesses múltiplos. Trata-se do conceito de:
Escolha uma:
a. Planejamento. 
b. Departamentalização. 
c. Organização. 
d. Instalação. 
e. Gestão humanizada. 
Feedback
A resposta correta é: Organização..
Questão 5
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Quanto à obtenção da obter efetividade no processo de desenvolvimento organizacional deverão ser implementados alguns elementos essenciais: 
I. a orientação para longo prazo. 
II. o envolvimento de esforços para a eficácia global da organização total e não apenas de parte dela. 
III. os passos de diagnóstico e de intervenção desenvolvidos conjuntamente entre os gerentes de linha e de consultor. 
Está(ão) CORRETO(S):
Escolha uma:
a. Apenas III. 
b. I e II. 
c. I, II e III. 
d. Apenas II. 
e. II e III. 
Feedback
A resposta correta é: I, II e III..
Questão 6
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Sendo as pessoas um fator de elevada complexidade para a gestão institucional, as quais exigem sempre mais da liderança, qual a principal atitude que os gestores devem ter para obterem os melhores resultados das mesmas que em sua organização?
Escolha uma:
a. Mantendo sempre um ambiente motivador/motivacional. 
b. Observando o desempenho de cada uma e elaborando os respectivos relatórios. 
c. Prestando as devidas manutenções em termos de salários e benefícios. 
d. Apenas tê-las em quantidade suficiente e adequada. 
e. Oferecendo cursos e treinamentos constantes. 
Feedback
A resposta correta é: Mantendo sempre um ambiente motivador/motivacional..
Questão 7
Completo
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com Peter Senge, as organizações de aprendizagem permitem as seguintes variáveis, EXCETO:
Escolha uma:
a. as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar os resultados que realmente desejam. 
b. as equipes constroem sua própria cultura interna. 
c. a aspiração coletiva é libertada. 
d. as pessoas aprendem continuamente a aprender em grupo. 
e. surgem novos e elevados padrões de raciocínio. 
Feedback
A resposta correta é: as equipes constroem sua própria cultura interna..
Questão 8
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Tipo de equipe que conta com as seguintes características: 
-Senso de finalidade comum: os objetivos da equipe. 
-Senso de responsabilidade pelo trabalho.
Escolha uma:
a. Potencial equipe. 
b. Equipe real. 
c. Transcendente equipe. 
d. Equipe Extraordinária. 
e. Pseudo equipe. 
Feedback
A resposta correta é: Equipe real..
Questão 9
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Os ciclos de aprendizagem dentro de uma organização se dão nos seguintes níveis:
Escolha uma:
a. organizacional, social e coletivo. 
b. coletivo, operacional e estratégico. 
c. operacional, tático e estratégico. 
d. individual, tático e organizacional. 
e. individual, coletivo e organizacional. 
Feedback
A resposta correta é: individual, coletivo e organizacional..
Questão 10
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Das características humanas abaixo, qualse destaca como sendo de suma importância em termos de propostas para inovações?
Escolha uma:
a. Criatividade. 
b. Comunicabilidade. 
c. Responsabilidade. 
d. Iniciativa. 
e. Lealdade. 
Feedback
A resposta correta é: Criatividade..
Questão 1
Completo
Marcar questão
Texto da questão
As vantagens abaixo referem-se ao __________________ para a organização. 
1.Conhecimento mais realístico de si mesma (potencialidades e fragilidades). 
2.Conhecimento amplo do seu ambiente (ameaças e oportunidades). 
3.Estrutura interna suficientemente flexível com melhores condições para adaptação e inovação. 
4.Maior força competitiva e consequente sustentabilidade.
Escolha uma:
a. Direcionamento. 
b. Desenvolvimento. 
c. Planejamento. 
d. Controle. 
e. Posicionamento. 
Feedback
A resposta correta é: Desenvolvimento..
Questão 2
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Qual procedimento estratégico permite as vantagens abaixo descritas?
Escolha uma:
a. Intraempreendedorismo. 
b. Endomarketing. 
c. Mudança e Inovação. 
d. Planejamento. 
e. Organização. 
Feedback
A resposta correta é: Planejamento..
Questão 3
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Sendo as pessoas um fator de elevada complexidade para a gestão institucional, as quais exigem sempre mais da liderança, qual a principal atitude que os gestores devem ter para obterem os melhores resultados das mesmas que em sua organização?
Escolha uma:
a. Oferecendo cursos e treinamentos constantes. 
b. Prestando as devidas manutenções em termos de salários e benefícios. 
c. Mantendo sempre um ambiente motivador/motivacional. 
d. Apenas tê-las em quantidade suficiente e adequada. 
e. Observando o desempenho de cada uma e elaborando os respectivos relatórios. 
Feedback
A resposta correta é: Mantendo sempre um ambiente motivador/motivacional..
Questão 4
Completo
Marcar questão
Texto da questão
São princípios da liderança pela alta performance, EXCETO:
Escolha uma:
a. Desprendimento. 
b. Senso Empreendedor. 
c. Organização. 
d. Gestão Humanizada. 
e. Aprendizagem Contínua. 
Feedback
A resposta correta é: Organização..
Questão 5
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Esforço de coordenação e arranjo de insumos materiais e imateriais destinados a um fim comum: os objetivos do empreendimento. Pessoas e Recursos devidamente agregados e alocados no tempo e no espaço para a satisfação de interesses múltiplos. Trata-se do conceito de:
Escolha uma:
a. Instalação. 
b. Planejamento. 
c. Organização. 
d. Gestão humanizada. 
e. Departamentalização. 
Feedback
A resposta correta é: Organização..
Questão 6
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Os ciclos de aprendizagem dentro de uma organização se dão nos seguintes níveis:
Escolha uma:
a. individual, tático e organizacional. 
b. coletivo, operacional e estratégico. 
c. organizacional, social e coletivo. 
d. operacional, tático e estratégico. 
e. individual, coletivo e organizacional. 
Feedback
A resposta correta é: individual, coletivo e organizacional..
Questão 7
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Considere as afirmações: 
I. O processo de treinamento visa, primeiramente, melhorias de desempenho em situações de curto prazo. 
II. O processo de desenvolvimento promove aperfeiçoamento de capacidades e motivações, com foco em situações de curto prazo. 
III. O conceito essencial de know how refere-se à capacidade de saber como fazer e porque fazer. 
IV. Enquanto a educação e o treinamento operacionalizam o saber, a eficácia do saber refere-se ao efetivo desenvolvimento das pessoas. 
Estão erradas as afirmativas:
Escolha uma:
a. I e II. 
b. II e IV. 
c. II e III. 
d. I e III. 
e. III e IV. 
Feedback
A resposta correta é: II e III..
Questão 8
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Quanto à obtenção da obter efetividade no processo de desenvolvimento organizacional deverão ser implementados alguns elementos essenciais: 
I. a orientação para longo prazo. 
II. o envolvimento de esforços para a eficácia global da organização total e não apenas de parte dela. 
III. os passos de diagnóstico e de intervenção desenvolvidos conjuntamente entre os gerentes de linha e de consultor. 
Está(ão) CORRETO(S):
Escolha uma:
a. Apenas II. 
b. I, II e III. 
c. II e III. 
d. I e II. 
e. Apenas III. 
Feedback
A resposta correta é: I, II e III..
Questão 9
Completo
Marcar questão
Texto da questão
O Processo de Planejamento no centro da Abordagem Diagnóstica deverá contemplar as seguintes variáveis, EXCETO:
Escolha uma:
a. Onde e como queremos estar? Estabelecimento dos objetivos em termos de pessoas e talentos (competências e habilidades), com base nos índices esperados de eficiência e eficácia. 
b. Como nos saímos? Onde e como estamos agora? Avaliação dos resultados obtidos por meio do diagnóstico das novas condições, de acordo com os objetivos. Reinício do processo. 
c. Como chegaremos lá? Escolha das atividades na gestão de pessoas e alocação das potencialidades necessárias. 
d. Quanto será necessário investir? Neste momento, a organização detecta os investimentos a serem aplicados no processo de planejamento estratégico, definindo, indicadores de retorno desse investimento. 
e. Onde e como estamos agora? Diagnóstico das condições organizacionais atuais, das condições externas e dos colaboradores (mapeamento geral). 
Feedback
A resposta correta é: Quanto será necessário investir? Neste momento, a organização detecta os investimentos a serem aplicados no processo de planejamento estratégico, definindo, indicadores de retorno desse investimento..
Questão 10
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Uma das maiores características de gestores por excelência em planejamento estratégico de pessoas e equipes é a ________________, ou seja, o fato de o gestor estar amplamente informado das intenções organizacionais e muito mais ainda, das necessidades essenciais para o alcance das metas e objetivos propostos. Assim, devidamente informado, agirá estrategicamente no suprimento de tais necessidades, com a devida antecedência. Complete a lacuna.
Escolha uma:
a. Flexibilidade. 
b. Sensibilidade. 
c. Previsibilidade. 
d. Proatividade. 
e. Responsabilidade. 
Feedback
A resposta correta é: Previsibilidade..
Questão 1
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Uma característica determinante no conceito employeeship é que todos devem estar imbuídos de um espírito de auto-__________________.
Escolha uma:
a. conhecimento. 
b. dependência. 
c. Complete a lacuna. 
d. gerenciamento. 
e. controle. 
f. desempenho. 
Feedback
A resposta correta é: gerenciamento..
Questão 2
Completo
Marcar questão
Texto da questão
São características de um modelo convencional de recrutamento e seleção, EXCETO:
Escolha uma:
a. Ênfase na eficiência do processo (realizar corretamente o procedimento). 
b. Visão de manutenção do status quo da organização. 
c. Busca da melhoria contínua do capital intelectual, agregando novos valores aos ativos intangíveis. 
d. Rotinas e procedimentos sequenciais. 
e. Foco exclusivo no preenchimento do cargo. 
Feedback
A resposta correta é: Busca da melhoria contínua do capital intelectual, agregando novos valores aos ativos intangíveis..
Questão 2
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Quanto o colaborador: 1) fica feliz com a empresa. 2) age sempre em defesa da empresa. 3) orgulha-se de fazer parte da empresa. 4) faz críticas construtivas, está exercendo a característica employeeship de:
Escolha uma:
a. Iniciativa. 
b. Dedicação. 
c. Lealdade. 
d. Companheirismo. 
e. Responsabilidade. 
Feedback
A resposta correta é: Lealdade..
Questão 3
Completo
Marcar questão
Texto da questão
A Gestão por Competências vai gerar resultados de melhor nível para a organização. Dentre os resultados mais relevantes desta modalidade de gestão podem-se destacar osseguintes, EXCETO:
Escolha uma:
a. Elevado grau de satisfação em relação aos melhores salários praticados pela Gestão por Competências. 
b. Transparência em relação aos critérios para o desenvolvimento profissional. 
c. Comunicação eficaz das mensagens-chave de atitudes, conhecimentos e habilidades esperadas. 
d. Facilitação do entendimento, e disseminação dos conhecimentos. 
e. Estímulo à integração entre os setores da estrutura institucional (equipes). 
Feedback
A resposta correta é: Elevado grau de satisfação em relação aos melhores salários praticados pela Gestão por Competências..
Questão 4
Completo
Marcar questão
Texto da questão
A liderança coaching está relacionada principalmente a:
Escolha uma:
a. Compartilhamento permanente de feedback. 
b. Ampliação do senso de lealdade na equipe. 
c. Desenvolvimento de competências técnicas na equipe. 
d. Desenvolvimento de líderes. 
e. Agregação de valores comportamentais de responsabilidade. 
Feedback
A resposta correta é: Desenvolvimento de líderes..
Questão 5
Completo
Marcar questão
Texto da questão
São características de um modelo estratégico de recrutamento e seleção, EXCETO:
Escolha uma:
a. Transcendência: do cargo para a organização como um todo. 
b. Foco no atendimento das necessidades organizacionais de médio e longo prazo. 
c. Abordagem global (a empresa). 
d. Rotinas e procedimentos sequenciais. 
e. Procedimentos inovadores e proativos. 
Feedback
A resposta correta é: Rotinas e procedimentos sequenciais..
Questão 6
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Autoconhecimento (percepções de si mesmo), autocontrole (pensar antes de agir), auto motivação, empatia, sociabilidade, são características de que competências do líder eficaz?
Escolha uma:
a. Relacionais. 
b. Emocionais. 
c. Técnicas. 
d. Estratégicas. 
e. Atitudinais. 
Feedback
A resposta correta é: Emocionais..
Questão 7
Completo
Marcar questão
Texto da questão
“Condição relacional imperante entre pessoas e organização, a qual indica o nível de compatibilidade das expectativas daquelas em relação à cultura desta, e pelo qual é revelado o grau de satisfação e respectivo comprometimento entre colaboradores e empresa”. Estamos falando de:
Escolha uma:
a. Remuneração estratégica. 
b. Liderança emocional. 
c. Avaliação de desempenho. 
d. Clima organizacional. 
e. Treinamento e desenvolvimento. 
Feedback
A resposta correta é: Clima organizacional..
Questão 8
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Uma característica determinante no conceito employeeship é que todos devem estar imbuídos de um espírito de auto-__________________.
Escolha uma:
a. controle. 
b. dependência. 
c. Complete a lacuna. 
d. gerenciamento. 
e. conhecimento. 
f. desempenho. 
Feedback
A resposta correta é: gerenciamento..
Questão 9
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Dentre os grandes desafios enfrentados pelo líder, o fator tomada de decisão tem destaque: 
PORQUE 
Permitir que a equipe compartilhe do processo de tomada de decisões implica em abrir espaços já demarcados pelo líder, e isto não é tão simples. 
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
Escolha uma:
a. as duas afirmações são falsas. 
b. a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. 
c. as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. 
d. a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. 
e. as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
Feedback
A resposta correta é: as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira..
Questão 10
Completo
Marcar questão
Texto da questão
A recompensa por “valorização” (bens tangíveis) é composta por elementos remunerativos tais como, EXCETO:
Escolha uma:
a. Reconhecimento. 
b. Comissões. 
c. Benefícios. 
d. Salários. 
e. Horas extras. 
Feedback
A resposta correta é: Reconhecimento..
Quanto o colaborador: 1) fica feliz com a empresa. 2) age sempre em defesa da empresa. 3) orgulha-se de fazer parte da empresa. 4) faz críticas construtivas, está exercendo a característica employeeship de:
Escolha uma:
a. Companheirismo. 
b. Dedicação. 
c. Lealdade. 
d. Responsabilidade. 
e. Iniciativa. 
Feedback
A resposta correta é: Lealdade..
Questão 3
Completo
Marcar questão
Texto da questão
São características de um modelo convencional de recrutamento e seleção, EXCETO:
Escolha uma:
a. Busca da melhoria contínua do capital intelectual, agregando novos valores aos ativos intangíveis. 
b. Ênfase na eficiência do processo (realizar corretamente o procedimento). 
c. Foco exclusivo no preenchimento do cargo. 
d. Visão de manutenção do status quo da organização. 
e. Rotinas e procedimentos sequenciais. 
Feedback
A resposta correta é: Busca da melhoria contínua do capital intelectual, agregando novos valores aos ativos intangíveis..
Questão 4
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Autoconhecimento (percepções de si mesmo), autocontrole (pensar antes de agir), auto motivação, empatia, sociabilidade, são características de que competências do líder eficaz?
Escolha uma:
a. Emocionais. 
b. Estratégicas. 
c. Técnicas. 
d. Atitudinais. 
e. Relacionais. 
Feedback
A resposta correta é: Emocionais..
Questão 5
Completo
Marcar questão
Texto da questão
O Clima Organizacional é a condição relacional imperante entre ____________ e organização, a qual indica o nível de compatibilidade das ____________ daquelas em relação à cultura desta, e pelo qual é revelado o grau de ____________ e respectivo comprometimento entre colaboradores e empresa. Complete as lacunas.
Escolha uma:
a. fornecedores – expectativas – insatisfação. 
b. operários – políticas – competência. 
c. fornecedores – normas – responsabilidade. 
d. pessoas – expectativas – satisfação. 
e. pessoas – políticas – relacionamento. 
Feedback
A resposta correta é: pessoas – expectativas – satisfação..
Questão 6
Completo
Marcar questão
Texto da questão
A recompensa por “valorização” (bens tangíveis) é composta por elementos remunerativos tais como, EXCETO:
Escolha uma:
a. Horas extras. 
b. Comissões. 
c. Benefícios. 
d. Reconhecimento. 
e. Salários. 
Feedback
A resposta correta é: Reconhecimento..
Questão 7
Completo
Marcar questão
Texto da questão
A avaliação de desempenho deve ser estruturada de forma a contemplar três níveis do contexto empresarial. Quais alternativas indicam os três? 
I.Coletivo. 
II.Organizacional. 
III. Ambiental. 
IV. Individual. 
V.Estratégico.
Escolha uma:
a. I, III e V. 
b. II, IV e V. 
c. I, IV e V. 
d. II, III e IV. 
e. I, II e IV. 
Feedback
A resposta correta é: I, II e IV..
Questão 8
Completo
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com instruções da Consultoria Internacional Clark Wilson Group, há seis elementos no Ciclo de Competências da Liderança. Qual dos elementos abaixo NÃO pertence a esse ciclo.
Escolha uma:
a. Obtenção de comprometimento. 
b. Sensibilidade pessoal. 
c. Integração plena. 
d. Implementação. 
e. Visão empreendedora. 
Feedback
A resposta correta é: Integração plena..
Questão 9
Completo
Marcar questão
Texto da questão
São características de um modelo estratégico de recrutamento e seleção, EXCETO:
Escolha uma:
a. Transcendência: do cargo para a organização como um todo. 
b. Foco no atendimento das necessidades organizacionais de médio e longo prazo. 
c. Procedimentos inovadores e proativos. 
d. Abordagem global (a empresa). 
e. Rotinas e procedimentos sequenciais. 
Feedback
A resposta correta é: Rotinas e procedimentos sequenciais..
Questão 10
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Dentre os grandes desafios enfrentados pelo líder, o fator tomada de decisão tem destaque: 
PORQUE 
Permitir que a equipe compartilhe do processo de tomada de decisões implica em abrir espaços já demarcados pelo líder, e isto não é tão simples. 
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
Escolha uma:
a. as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica

Continue navegando