Buscar

Análise critica OURO AZUL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

URFJ
Curso: Nutrição
Disciplina: Saneamento
Porfª: Thaís Lopes
Aluna: Ivete de Souza Lisboa
 Análise Critica documentário: “OURO AZUL”
 Um belíssimo documentário que já se inicia com a narrativa de um homem que consegue sobreviver, ficando sete dias sem água, e relata da forma mais trágica possível, os efeitos da desidratação no seu organismo. É um alerta do que estamos fazendo com o uso da água e o que a falta dela pode nos causar.
 A água sempre foi o ponto central de varias civilizações, considerada ate mesmo com um Deus, dada sua importância, verdadeiras civilizações sempre construíram e constroem suas habitações em torno dela. A água, sempre foi fonte de vida, para tudo e sempre dependemos dela. Os povos” MAIA” desaparecem por falta da água, porque a usavam na agricultura e houve um momento que não encontraram mais, assim como outros povos.O que nos mostra o quão é importante o uso adequado e de forma consciente da água.Porem, não é isso que vemos; a água tem sido usada de forma indiscriminada e abusiva,o que tem trazido problemas sérios à humanidade. E esse documentário é um alerta à um problema que urgente.
 A água tem sido privatizada em todo o mundo, tornando-se propriedade daqueles que possuem mais recursos, e o problema é mais grave ainda, visto que, as indústrias poluem as águas com produtos químicos e essa água uma vez contaminada jamais será reciclada. Essas águas contaminam o solo, contaminando alimentos e levando o solo à erosão. Essa erosão dificulta a absorção da água da chuva no solo, fazendo com que ela escorra para o os oceanos. O ciclo hidrológico da água fica prejudicado. O governo da Malásia chegou a instituir pena de morte à quem poluir a água.
 Como se já não bastasse, o problema continua com a alta urbanização e desenvolvimento. Nunca se viu tanta área coberta com asfalto, casas e estacionamentos, tudo também impede a absorção da água pelo solo, fazendo com que mais uma vez... A água não seja absorvida, beneficiando a terra com seus nutrientes e vá para os oceanos. Considerando o fato de que apena 3% das nossas águas são doces, torna-se um foto preocupante, porque todo esse processo diminui as reservas de água doce, aumenta o volume de água salgada, o que traz um desequilíbrio no eixo da terra, trazendo terremotos, furacões, tsunamis e mudanças climáticas. Outro Problema sério são as barragens hidrelétricas, que contem um grande volume de água reservada. Essa água se aquece matando os nutrientes, e quando essa represa é aberta e a água é liberada, ela já não nutrirá o solo, como antes, o rios no seu curso natural fariam. O desmatamento desenfreado acaba por matar as nascentes e conseqüentemente secam os rios. Tudo isso contribui para o aumento da desertificação da terra.
 A luta pelo controle da água no mundo é algo muito serio, em todo mundo a água é privatizada, na África, a Coca cola detém o uso da água, e é mais barato bebe coca cola do que água,(metade do preço), e quem não tem recursos precisa recorrer á poços e rios com água não tratada e de origem duvidosa, ou seja; beber água custa CARO! 
 No México, fronteira com os EUA, um rio altamente poluído corta a cidade, segue adiante irrigando lavouras, enfim, as pessoas estão sendo contaminadas pelo alimento que elas mesmas produzem.
 Diante de tanta gravidade a dessalinização e exportação da água têm sido vista como uma grande solução para grandes indústrias, dizem isso, sem se preocupar com a grande queima de combustível necessária para tal, o que afeta a camada de ozônio da terra. A água tem sido foco de briga política, corrupção.
 O Brasil, Canadá e Rússia, são atualmente as áreas com maior abundância de água doce. Os Pais encontram-se em cima de um dos maiores aqüíferos do mundo, “O Aqüífero Guarani”, (Brasil, Paraguai e Argentina), e diante desse quadro, grandes potencias se preocupam em posicionar-se. E não é por acaso que os EUA, instalaram uma base militar, localizada na fronteira do Paraguai. E recentemente, descobriu-se que, George Bush já possuía 173.000 Acres no Paraguai, com claras intenções sobre o Aqüífero. O quadro está preste a mudar e que detém maior quantidade de água terá poder, e o petróleo está deixando de ser considerado “OURO” e a água, tomando o titulo de “OURO AZUL” 
 O documentário aborda ainda, os custos ocultos da água, ou seja; o quanto de água é extraído do subsolo por dia para a produção de qualquer item. Por exemplo: Fabrica de automóveis comuns: 350.000 litros de água; cinco a sete barris de água, para cada barril de petróleo produzido, etc.
 Inspirado no livro “OURO AZUL” de , Maude Barlow e Tony Clarke, o filme venceu 6 prêmios nos festivais internacionais em 2009, tendo sido premiado como: Melhor documentário, em vários festivais onde foi exibido.

Outros materiais