Buscar

INTRODUÇÃO - BEHAVIORISMO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

BEHAVIORISMO
PROFESSORA: Ms Elisangela Castro
DENOMINAÇÕES E TEÓRICOS
Teoria Comportamental, 
Análise Experimental do Comportamento, 
Análise do Comportamento.
WATSON
Certos estímulos levam o organismo a dar determinadas respostas e isso ocorre porque os organismos se ajustam aos seus ambientes por meio de equipamentos hereditários e pela formação de hábitos. 
o Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).
Watson buscava a formação de uma Psicologia livre de métodos subjetivos e com capacidade de prever e controlar.
 PAVLOV: O comportamento respondente 
Comportamento respondente ou reflexo
São comportamentos “não-voluntários”. Incluem as respostas que são eliciadas (“produzidas”) por estímulos antecedentes do ambiente.
Esses comportamentos reflexos ou respondentes são interações estímulo-resposta (ambiente-sujeito) incondicionadas, nas quais certos eventos ambientais confiavelmente eliciam certas respostas do organismo que independem de “aprendizagem”.
Quando tais estímulos são temporalmente pareados com estímulos eliciadores podem, em certas condições, eliciar respostas semelhantes às destes. 
EXEMPLOS
A contração das pupilas 
quando uma luz forte
 incide sobre os olhos. 
a salivação provocada por
 uma gota de limão colocada na
 ponta da língua.
o arrepio da pele quando um 
ar frio nos atinge. 
As famosas “lágrimas 
de cebola” etc.
SKINNER-	 Comportamento Operante
“Inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, têm efeito sobre ou fazem algo ao mundo em redor. O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, quer direta, quer indiretamente”. (Keller)
(Balbuciar do bebê, agarrar objetos, olhar os enfeites do berço, escrever uma carta, chamar o táxi com um gesto de mão, tocar um instrumento etc.)
SKINER – 
Comportamento Operante 
 
No comportamento operante, o que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante — a satisfação de alguma necessidade, ou seja, a aprendizagem está na relação entre uma ação e seu efeito. 
Este comportamento operante pode ser representado da seguinte maneira: R —► S, em que R é a resposta (pressionar a barra) e S estímulo reforçador (a água), que tanto interessa ao organismo; a flecha significa “levar a”.
REFORÇAMENTO:
Chamamos de reforço a toda consequência que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta.
O reforço pode ser positivo ou negativo:
O reforço positivo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. aumenta a probabilidade de um comportamento pela presença de uma recompensa (estímulo). Consiste em inserir um estímulo reforçador no ambiente.
O reforço negativo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove ou atenua. aumenta a probabilidade de um comportamento pela ausência (retirada) de um estímulo aversivo do ambiente após o organismo apresentar o comportamento pretendido.
REFORÇO POSITIVO:
REFORÇO NEGATIVO: “Caixa de Skinner”
OBS: O reforçamento positivo oferece alguma coisa ao organismo (gotas de água com a pressão da barra, por exemplo); o negativo permite a retirada de algo indesejável (os choques)).
ESQUIVA: Um determinado estímulo aversivo não está presente no ambiente e, emitir o comportamento de esquiva, faz com que o estímulo aversivo não apareça ou demore mais para aparecer.
FUGA: Um comportamento é fuga no momento em que um determinado estímulo aversivo está presente no ambiente e esse comportamento retira-o do ambiente.
 EXTINÇÃO: Uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada. Como consequência, a resposta diminuirá de frequência e até mesmo poderá deixar de ser emitida.
 PUNIÇÃO: é um processo no qual reduz-se a probabilidade de determinada resposta voltar a ocorrer através da apresentação de um estímulo aversivo, ou a retirada de um estímulo positivo após a emissão de determinado comportamento indesejado. Diminui a probabilidade do comportamento ocorrer.
CONTROLE DE ESTÍMULOS
 
				
DISCRIMINAÇÃO
GENERALIZAÇÃO
Uma resposta se mantém na presença de um estímulo, mas sofre certo grau de extinção na presença de outro.
EX:Discriminação de estímulos: resposta diferenciada ao verde ou
ao vermelho do semáforo.
Responde-se de forma semelhante a um conjunto de estímulos percebidos como semelhante.
REFERÊNCIAS
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: Uma Introdução Ao Estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2007.
MOREIRA, Márcio Borges. Princípios básicos de análise do comportamento. Cap. IV. Porto Alegre: Art med, 2007.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais