Buscar

4º AVALIANDO CIÊNCIA POLÍTICA FINALIZADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLÍTICA
	
	 1a Questão (Ref.: 201703115012)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O Welfare State ou Estado de Bem Estar Social surgiu nos países europeus devido à expansão do capitalismo após a Revolução Industrial e o Movimento de um Estado Nacional objetivando a democracia. Algumas teorias pregam que seu início efetivo dá-se exatamente com a superação dos absolutismos e a emergência das democracias de massa. Sobre o Estado de Bem Estar Social, assinale a alternativa INCORRETA. 
		
	
	O Welfare State se caracteriza adota o liberalismo econômico como filosofia para mitigar as diferenças sociais, principalmente no que diz respeito à renda. 
	
	Com base nos princípios da justiça social e da dignidade da pessoa humana, o Welfare State ganhou dimensão emancipatória e passou a instituir normas programáticas destinadas a promover o bem estar geral.
	
	O Estado de Bem Estar Social visa garantir direito sociais como saúde e educação, por meio da intervenção estatal na economia.
	
	Dentro de uma concepção de Welfare State, o homem possui direitos indissociáveis a sua existência enquanto cidadão, estes direitos são direitos sociais.
	
	As políticas públicas de distribuição de renda estão intimamente ligadas à concepção de Welfare State. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703062525)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O sistema presidencialista pode ser percebido diante das suas características próprias. Assinale dentre as alternativas abaixo qual delas NÃO representa este sistema de governo.
		
	
	Mandato presidencial com prazo determinado.
	
	Poder Executivo é formado por um colegiado.
	
	Presidente é escolhido pelo povo.
	
	Poder executivo é unipessoal.
	
	Presidente com poder de veto.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703056013)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A respeito dos regimes políticos autocráticos assinale a alternativa INCORRETA: 
		
	
	b) Os regimes autocráticos apenas existiram na Idade Antiga. 
	
	c) O regime nazista e o fascista têm em comum o culto ao nacionalismo extremado, o militarismo, a adoção de um único partido, a defesa da ideologia de governo garantida pela polícia política e o controle estatal dos meios de comunicação. 
	
	e) Após o nazismo a Alemanha tornou-se uma referência no Direito Constitucional. 
	
	d) O nazismo na Alemanha teve como líder político Adolf Hitler. 
	
	a) De acordo com o filme ¿A Onda¿ é possível a instalação dos regimes políticos autocráticos atualmente. 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703055773)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Quanto aos regimes políticos autocráticos assinale a alternativa INCORRETA: 
		
	
	e) Diferente do Fascismo na Itália, o Nazismo na Alemanha não surgiu por motivos de dificuldades econômicas e receio de expansão do comunismo. 
	
	d) As concepções fascista e nazista distinguem-se, sobretudo, porque na Alemanha governada por Adolf Hitler havia a pregação da superioridade da raça ariana. 
	
	b) São regimes que não asseguram/garantem os valores democráticos. 
	
	c) Em tais regimes há concentração de poder político, não há plena liberdade dos indivíduos, não há possibilidade de escolha dos governantes e há uma única ideologia política que é assegurada através da polícia política e do controle estatal dos meios de comunicação. 
	
	a) Os regimes autocráticos existiram em toda a história da humanidade, desde a Idade Antiga até a agora na Idade Contemporânea. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702305580)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A __________ , nascida com a Ilustração, teria privilegiado o universal e a racionalidade; teria sido positivista e tecnocêntrica, acreditado no progresso linear da civilização, na continuidade temporal da história, em verdades absolutas, no planejamento racional e duradouro da ordem social e política; e teria apostado na padronização dos conhecimentos e da produção econômica como sinais da universalidade. Em contrapartida, a __________ privilegiaria a heterogeneidade e a diferença como forças liberadoras da cultura; teria afirmado o pluralismo contra o fetichismo da totalidade e enfatizado a fragmentação, a indeterminação, a descontinuidade e a alteridade, recusando tanto as "metanarrativas", isto é, filosofias e ciências com pretensão de oferecer uma interpretação totalizante do real, quanto os mitos totalizadores, como o mito futurista da máquina, o mito comunista do proletariado e o mito iluminista da ética racional e universal. (CHAUÍ, Marilena. Público, privado e despotismo. In NOVAES, Adauto, org. Ética. 7. reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p. 346) Os dois termos, suprimidos do texto acima, são, respectivamente 
		
	
	pré-modernidade e modernidade.
	
	endomodernidade e pré-modernidade
	
	antiguidade e modernidade
	
	modernidade e pós-modernidade
	
	modernidade e transmodernidade

Outros materiais