Buscar

Gabarito AP1 Economia Brasileira Contemporânea

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Gabarito da Avaliação Presencial – AP1
Período - 2016/2º (setembro de 2016)
Disciplina: ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Coordenador: Prof. Dr. Maxwel Ribeiro Moreira
	Boa Prova!!!
	Boa Prova!!!
1ª Questão (4,0 pontos):
Marque como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo relativas ao tema do III PND:
1.1. (V) Dentre os fundamentos das definições e ações constantes do III PND estava o respeito ao amadurecimento político da sociedade brasileira e ao histórico compromisso da Revolução de 1964, com sua vocação e seu ideal democrático.
1.2. (F) Dentre os condicionantes do III PND estava a permanência e desdobramento da crise energética, bem como a substancial pressão inflacionária de origem externa, mas não de origem interna.
1.3. (F) Dentre os objetivos do III PND estava o da redução das disparidades regionais com foco nas áreas densamente povoadas e carentes de recursos, como o sudeste, e na ocupação não predatória da Amazônia.
1.4. (V) Dentre os objetivos do III PND também estava o aperfeiçoamento das instituições democráticas, que contemplava a proposta de construção de um estado de direito que assegurasse representatividade às diversas correntes de opinião existentes no país
2ª Questão (3,0 pontos):
Com relação à configuração do quadro de crise externa da década de 1970, que afetou o Milagre Econômico Brasileiro (MEB), marque como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo:
2.1. (V) A crise do petróleo desencadeou aumentos dos custos de produção e da inflação mundial.
2.2. (V) A queda do ritmo de crescimento da produtividade que inviabilizou o consenso político, na medida em que inviabilizou o crescimento simultâneo de salários e lucros.
2.3. (F) O revigoramento da capacidade do padrão tecnológico do pós-guerra que contribuiu para aumentar a produtividade. 
3ª Questão (3,0 pontos):
Que intenção indicava o Governo Geisel ao definir o papel da empresa estrangeira no âmbito do II PND?
O Governo Geisel indicava a intenção de dar continuidade à política de diversificação dos investimentos estrangeiros no Brasil, de modo a evitar excessiva concentração em relação a um país de origem ou a uma área de investimento.
Procurava, dessa forma, obter de cada país a contribuição nos setores em que mostrassem maior poder de competição tanto econômica quanto tecnológica.
Observações quanto ao gabarito:
A divulgação desse gabarito tem por objetivos: a) apresentar os pontos que deveriam estar presentes no conteúdo das respostas e que servirão de referência para a correção das provas; (b) apresentar uma redação com uma estrutura lógica e coerente para os pontos que deveriam estar presentes nas respostas; (c) seguir exatamente o que está no material didático da disciplina para que o(a) aluno(a) possa localizar a pergunta e a resposta nesse material.
O que está sendo avaliado é o domínio do conteúdo das aulas. O esperado e desejado é que cada aluno(a) construa sua própria redação. Isso significa dizer que as respostas dos alunos, obviamente, não têm que ser idênticas à redação do gabarito, mas o seu conteúdo sim.
Observações quanto ao pedido de revisão da correção:
Você tem o direito de pedir revisão da correção das AP´s caso não concorde com elas.
No caso da AP1 você deve esperar a prova corrigida chegar ao seu Polo, olhar com atenção a correção, comparar com o gabarito e depois, se for o caso, preencher o formulário do pedido de revisão da correção, fundamentando (justificando) seu pedido.

Outros materiais