Buscar

Leishmaniose Visceral

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Leishmaniose Visceral – Calazar
Agente Etiológico (Protozoário causador da doença): Leishmania Chagasi 
Possui duas formas evolutivas: 
→ Amastigotas: Hospedeiro Vertebrado
→ Promastigotas: Hospedeiro Invertebrado (Flebotomíneo)
Vetor (Transmissor): Lutzomya longipalpis – Mosquito palha
Somente as fêmeas, seu crescimento se dá em ambientes com grande quantidade de material orgânico.
Principal Reservatório Animal: Cão – Mas pode ocorrer por meio de gatos, aves, raposas, galinhas, gambas.
Não é contagiosa
A primeira referência de sua existência na América do Sul foi de Carlos Chagas que percorrendo o vale do Rio Amazonas entre 1911 e 1912, suspeitou da ocorrência de uma doença por encontrar pacientes com esplenomegalia (aumento do baço), sem causa justificada, mas o primeiro diagnostico em vivo só foi descoberto em 1936.
Uma zoonose considerada emergente e remergente, endêmica em cinco continentes, com casos relatos em cerca de 54 países, principalmente em localidades de clima mais quente. Havia se extinguido a uns 30 anos, mas atualmente o Brasil e responsável por 90% dos casos de toda América Latina.
Se caracteriza por uma enfermidade infecciosa generalizada crônica causando febre regular de longa duração, hepatoesplenomegalia (Fígado e Baço aumentado), linfo adenopatia (Presença de linfonodos na virilha e axilas), anemia severa, emagrecimento, em 10% dos casos pode – se levar a morte se não tratável.
Os sintomas podem dificultar o diagnostico rápido da patologia, pois pode ser confundido com outras doenças como esquistossomose, gripe.
Nos cães causa anemia, linfo adenopatia, hepatoesplenomegalia, perda progressiva do pelo, epistaxe (sangramento nasal), lesões cutâneas, renais, oftálmicas, digestivas, locomotoras e neurológicas, levando a morte de 2 a 3 anos, pode ser passada através do ato sexual, onde os filhotes poderão nascer com a doença, não tem cura.
Os fatores de risco para ocorrência e o aumento de surtos urbanos podem ser explicados por vários fatores:
→ O desmatamento, uma vez que reduz a disponibilidade de fonte alimentar para os flebotomíneos, expondo o cão e o homem que passam a ser fontes mais acessíveis.
→ O intenso processo migratório provoca o deslocamento de pessoas que levam seus animais domésticos muitas vezes infectados o que também contribui para a expansão e urbanização da doença.
→ Condições socioeconômicas precárias de uma parte da população, levando a ausência de estrutura sanitária e o aglomeramento de pessoas.
→ No entanto as principais condições de transmissibilidade da LV estão correlacionadas a adaptação do vetor ao ambiente modificado pelo homem e a presença de fontes de infecção, não adiantando assim sacrificar os cachorros, pois o flebotomineo irá procurar outro hospedeiro.
Ações de Controle:
→ Controle dos vetores
→ Eliminação dos fatores de Risco
→ Implantação de medidas de educação sanitária nas áreas endêmicas
→ Vacinação
Diagnóstico clínico (O que você vê):
Febre Recorrente / Fraqueza / Perda de Apetite / Sangramento na gengiva e no estomago visualizado como sangue nas fezes.
Diagnostico Laboratorial: Sorologia, Punção da medula óssea, baço ou fígado.
Ciclo Biológico: E do tipo heteróxeno pois envolve mais de um hospedeiro.
As amastigotas iram habitar outros locais do corpo como a medula óssea, baço, fígado, ossos longos como fêmur e bacia. Ocorrendo uma evolução da doença e o corpo começa a ficar debilitado.
Tratamento Humano
Glucantime (Antimoniato de Meglumina): tratamento de 28 dias, uso intravenoso ou intramuscular, ampola de 5 ml. Possui diversos efeitos colaterais como: dor articular, náuseas, vômitos, cefaleia.
Há Anfotericina B também e utilizada como terapia de segunda linha para o tratamento. 
Tratamento Veterinário
Milteforan (Miltefosina): tratamento de 28 dias, uso oral ou endovenoso, acompanhar o cachorro por um período de 6 meses.
Vacina Leish Tec
Alopurinol: E utilizado para manter uma qualidade de vida melhor para o cachorro.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais