Buscar

Educação Ambiental AD2 SAQUAREMA MARIA HELENA DE OLIVEIRA BRAGA

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD2
Período - 2017/1º
Disciplina: Educação Ambiental (TUR)
Coordenadora: Edileuza Dias de Queiroz
Aluna: Maria Helena de Oliveira Braga Matrícula: 16115100014
UFRRJ/CEDERJ
Pólo: Saquarema 
Licenciatura em Turismo
A propaganda da Volkswagen chama muito atenção no começo o homem lavando o carro com a mangueira um desperdiço de total de água, e começa a imaginar como seria bom que as coisas fossem duráveis, como o “Fox”; que tivesse menos propaganda, menos anúncios, que as empresas produzissem menos, o homem imagina o mundo sem danos ambientais, as pessoas trabalhariam menos, não se cansariam. Mas isso não haveria emprego ele imagina, sem emprego não haveria consumo. Portanto, não teria o seu carro.
Podemos percebe que a população mundial cresceu e está a se desenvolver no momento ápice da tecnologia. Cabe lembrar que qualquer meio de comunicação e propagandas está sendo as grandes percussoras dessas mudanças. Diariamente, diversos produtos são produzidos e colocados nos mercados à disposição para poder de consumo, que e retirado na mesma rapidez em que são colocados. 
“Porém, é importante destacar que, na sociedade de consumo, o ato de abster-se é sinônimo de sacrifício, privação, uma vez que a posse de bens materiais significa felicidade” (LAYRARGUES, 2002). 
Acreditamos que o caminho para a resolução deste problema não está somente em esperar que cada pessoa reformule seus valores. Mesmo que isto fosse possível, devemos lembrar que estamos todos presos a um sistema que dita às regras. A sociedade moderna está impregnada de valores consumistas e tudo leva a crer que a tarefa da redução do consumo será árdua, pois será preciso reverter valores culturais enraizados (PENNA, 1999, apud LAYRARGUES, 2002).
Á medida que a tecnologia avança a população fica acostumado a ter tudo de maneira prática e rápida, sendo assim, instauramos um hábito de troca e descarte de produtos em vez concertarem e reutilizar. 
Podemos observar alguns artifícios utilizados pela indústria nesses últimos anos com o objetivo de potencializar o consumo exagerado, e garantir a manutenção do sistema.
A questão social também é fundamental para as organizações porque diz respeito ao seu impacto no sistema social onde operam. É abordada por meio da análise do impacto da organização sobre as suas partes interessadas: colaboradores, fornecedores, consumidores/clientes, comunidade, governo e sociedade em geral, a nível local, nacional e global. Uma empresa socialmente responsável vai, assim, procurar minimizar os impactos negativos e elevar os positivos, passando a estabelecer e pôr em prática seus sistemas de gestão ambiental.
Referências Bibliográficas:
Livro: Educação Ambiental
Volume 2 
Autores: Alexandre Ferreira Lopes
Déia Maria Ferreira
Fábio Alves Leite da Silva
Laísa Maria Freire dos Santos
Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ
Imagem e conteúdo de pesquisa: 
https://www.youtube.com/watch?v=6ORHynh9mjw

Continue navegando