A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Atividade de Aprendizagem 01 Ética, Política e Sociedade.

Pré-visualização | Página 1 de 1

Ética, Política e Sociedade. 
Atividade de Aprendizagem 01
01) Considere as afirmações a seguir sobre a Filosofia Medieval:
I – O apogeu da Patrística aconteceu com as obras de Santo Tomás de Aquino que, retomando o pensamento dos pensadores pré-socráticos para explicar a influência divina na criação do universo e transformação da Physis.
II – Santo Agostinho, representante da Escola Patrística, em sua Teoria da Iluminação busca mostrar que não há conflito entre fé e razão, sendo esta última auxiliar da fé no alcance da verdade.
III – Uma das lutas de Santo Agostinho foi contra as heresias, especialmente no que tange às suas interpretações do sentido histórico da religião cristã.
IV – A Escolástica, surgida na Idade Média, apresentou em seu conteúdo a busca pela síntese das doutrinas platônico-aristotélicas com as doutrinas cristãs.
Estão corretas:
Alternativas:
a) I, II, III e IV.
Xb) Somente II III e IV.
c) Somente I II e III.
d) Somente II e III.
e) Somente III e IV.
02) Antes do surgimento da Filosofia, a humanidade pautou-se pelos mitos na constituição de explicações sobre o homem e a natureza.
 
Qual das afirmativas é a mais adequada com relação às diferenças entre mito e filosofia?
Alternativas:
Xa) O mito não se importa com contradições, com o fabuloso e o incompreensível. A confiança e a crença no mito vinham da autoridade religiosa do narrador. A filosofia, ao contrário, não admite contradições, fabulação e coisas incompreensíveis, mas exige que a explicação seja coerente, lógica e racional; além disso, a autoridade da explicação não vem da pessoa do filósofo, mas da razão, que é a mesma em todos os seres humanos.
b) O mito é a expressão do coerente. Todas as explicações, apesar de não terem uma base científica, possuem um raciocínio lógico.
c) O mito é uma narrativa em que a origem do mundo é apresentada imaginativamente, enquanto a filosofia caracteriza-se como a explicação dos sentidos.
d) O mito descreve nascimentos sucessivos, incluída a origem do ser, e a filosofia descreve a origem do ser, a partir do dilema insuperável entre caos e medida.
e) O mito é a filosofia em questão são frutos das origens gregas. Tanto os mitos, como a filosofia, tiveram como foco as explicações sobre a humanidade, os fenômenos da natureza, as virtudes e defeitos. Na verdade, não há diferenças entre as duas formas de explicar as questões da humanidade.
03) Considere as explicações a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Aristóteles é considerado o fundador da ___________ por ter determinado que a validade lógica de um raciocínio depende somente de sua forma ou estrutura, e não de seu conteúdo. Para ele, o ___________ é o objeto da lógica, sendo um argumento constituído de _________ das quais se infere uma __________. Assim, não se trata de lhes conferir valor de verdade ou falsidade, mas apenas de observar a forma como foi constituído para fornecer o conhecimento de uma coisa a partir de outras coisas ao buscar sua causa.
Alternativas:
Xa) Lógica formal; raciocínio; premissas; justificativa.
b) Dialética; raciocínio; lógicas; justificativa.
c) Lógica formal; silogismo; proposições; conclusão.
d) Maiêutica; raciocínio; verdades; conclusão.
e) Maiêutica; silogismo; premissas; decisão.
04) Considerando o pensamento de Descartes, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
Xa) Considerava que a fonte do conhecimento verdadeiro é a razão.
b) É um representante da corrente filosófica conhecida como empirismo.
c) A sensação, assim como a razão, são elementos de equilíbrio ao conhecimento verdadeiro, o que permite resolver a chamada "dúvida metodológica".
d) Desenvolveu um método para evidenciar a experiência sensível como irrefutável ao conhecimento verdadeiro.
e) Apresentou elementos da teoria de Platão para a ciência moderna.