Buscar

Exame Processo Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Diga quanto às provas, quais os fatos que não devem ser provados?
No processo em que há discussão meramente de direito, pois basta demonstrar que é legitimo de tal direito, ou seja, quando a controvérsia for exclusivamente de direito não necessidade da fase probatória porque o direito já está evidente.
A prova destina-se certeza e convicção do órgão julgador, dessa forma diga quais os sistemas estudados explicando o que vem a ser cada um deles e qual foi adotado pelo código de Processo Civil vigente? 
1º Sistema do Critério Legal – Define que o juiz na composição de prova deve seguir uma ordem pré-estabelecida na lei e de acordo com isso o resultado surge naturalmente ou automaticamente. Isto quer dizer que no critério legal o juiz não tem autonomia nenhuma para composição das provas, ou seja, está atrelado ao que a lei. E um sistema fechado.
2º Sistema da livre convicção - É um sistema plenamente aberto, ou seja, dar poder pleno para que o juiz componha as provas, indo além dos que está nos autos.
3º Sistema do livre convencimento motivado ou persuasão racional – É aquele que não tira o poder do juiz, visto que ainda tem sua livre convicção, porém é uma autonomia relativa e não está totalmente fechada como também não está totalmente aberta. Visto que o juiz deve formar sua livre convicção de acordo com aquilo que está no processo e atrelado ao que a lei define. Este é o adotado na legislação brasileira.
O que vem a ser Distribuição Dinâmica do Ônus da Prova?
Conforme o art. 373 é a regra, mas o CPC instituiu a distribuição no ônus da prova que quer dizer que o juiz poderá, mesmo que não esteja previsto em lei, inverter este ônus, ou seja, poderá o juiz atribuir o ônus da prova de modo diverso, desde que faça por decisão fundamentada, caso em que deverá da à parte a oportunidade de se desincumbir do ônus que lhe foi atribuído. Ela trata-se de um mecanismo de que se vale o juiz para na busca da verdade real possa contar com a cooperação da parte que tem melhores condições de trazer para os autos os elementos de convencimento mais adequados a revelação da verdade. Ela pode ocorrer nos casos previstos em lei ou por decisão fundamentada do juiz. 
Diga o que vem a ser Convenção sobre o ônus da prova, delimitando quanto sua regra e exceções?
As partes inverte o ônus da prova por meio de cláusula contratual. Pode ser antes ou durante o processo, sendo as exceções sobre o direito indisponível e tornar impossível a composição do conjunto probatório.
Quais as espécies de meios de provas previstas no CPC vigente?
Ata Notarial, Confissão, Exibição de documentos ou coisas, Depoimento pessoal, Prova Documental, Prova Testemunhal, Prova Pericial, Inspensão Judicial e Prova Emprestada.
Quando ao procedimento probatório, qual o procedimento a ser adotado?
Deve-se obedecer ao procedimento legal.
O que a ser instrução por meio de carta prevista no CPC vigente?
Está instrução será realizada quando a prova tiver que ser produzida fora da jurisdição do juiz natural, pode ser: Precatória – é formada de comunicação realizada entre juízes de uma comarca distinta.
Rogatório – similar à outra, diferencia por ter caráter internacional. 
Quanto à produção de prova diga qual natureza, qual tipo de ação que cabível e quais hipóteses de cabimento e qual seu procedimento?
Quanto a sua natureza ela é cautelar, em regra é uma ação autônoma. Sendo três as hipóteses, 1º Fundado receio de impossibilidade ou dificuldade de certos fatos, 2º Desnecessidade de vínculo com o processo futuro e 3º Arrolamento de bens.
 É um procedimento sumário, gera uma nova ação que é uma ação previa a uma pretensão definitiva em que se busca a solução de um lide. Ela não e contenciosa, isto é, não tem contraditório. 
Quanto a Ata Notarial, diga qual sua finalidade?
Tem por finalidade demonstrar a existência e o modo de existir de alguns fatos ou documentos a requerimentos dos interessados. Previsto no art.384 CPC.
Quanto ao depoimento pessoal, diga qual sua finalidade, qual momento processual que será produzida, quem é legitimo para tal meio de prova e qual seu procedimento?
Há uma finalidade dupla, buscar esclarecer a verdade e buscar a confissão da parte perante o depoimento pessoal, será produzida na audiência de instrução e julgamento. É legitimo somente o autor e o réu, seu procedimento em regra é se ambas as partes forem intimadas para serem ouvidas a ordem é primeiro autor e depois o réu.
Quanto à confissão, quais os requisitos para que a mesma possa ser admitida no processo?
Os requisitos são: 1º Capacidade do confitente, 2º O que está confessando deve ser direito disponível e 3º Inexigibilidade de forma especial para a validade do ato jurídico.
Quais as espécies de confissão? 
Confissão Judicial aquela realizada na própria ação, dividida em espontânea e provocada.
Confissão Extrajudicial aquela que não foi constituída nos autos.
Ambas poderão ser total ou parcial a sua confissão.
Quanto à prova documental, responda: I. Quais as espécies de documentos que podem servir de prova? II. Qual momento para suscita a falsidade de documento? III. Qual o ônus da prova no Incidente de Falsidade?
Judicial: Expedido por escrivão ou outro órgão outro órgão de justiça na pratica de atos processuais.
Notarial: É aquele elaborado por tabelião ou oficiais de registro públicos extraído dos seus livros e assentimentos.
Administrativo: É aquele oriundo de outras repartições públicas. 
A falsidade a ser suscitada na contestação, na réplica ou no prazo de 15 dias, contado a partir da intimação da juntada dos documentos nos autos.
Alegar a falsidade: quando a alegação for ou de falsidade do documento ou de preenchimento abusivo. 
Produzir o documento: quando a impugnação trata-se da autenticidade do documento.

Outros materiais