Buscar

Resumo Hormônios Hipofisarios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HORMÔNIOS HIPOFISÁRIOS
A hipófise (também chamada de pituitária) é dividida em duas porções: hipófise anterior(adenohipófise) e hipófise posterior (neuro hipófise). A anterior origina (embriologicamente) do epitélio faríngeo e a posterior origina de um tecido neural. 
A hipófise anterior secreta 6 hormônios peptídeos:
- Hormônio do Crescimento (GH): basicamente, promove o crescimento de todo o organismo, influenciando na síntese de proteínas, na multiplicação celular e na diferenciação celular. Célula produtora do hormônio: somatotropos.
- Adrenocorticotropina ou corticotropina (ACTH): controla a secreção de alguns dos hormônios adrenocorticais que afetam o metabolismo da glicose, das proteínas e das gosrduras. Célula produtora do hormônio: corticotropos.
- Hormônio estimulante da tireóide ou tireotropina (TSH): controla a taxa de secreção da tiroxina (T4) e da triiodotironina (T3). Célula produtora do hormônio: tireotropos.
- Prolactina(PRL): Promove o desenvolvimento da glândula mamária e a produção do leite. Célula produtora:lactotropos.
- Hormônios gonadotrópicos: Hormônio folículo-estimulante (FSH) e Hormônio luteinizante (LH) - controlam o crescimento dos ovários e dos testículos, assim como suas atividades hormonais e reprodutivas. Célula produtora: gonadotropos. 
A hipófise posterior secreta 2 hormônios peptídeos:
- Hormônio antidiurético (também chamado de vasopressina): controla a taxa de excreção da água na urina, ajudando assim a controlar a quantidade da água nos líquidos do organismo.
- Ocitocina: auxilia na ejeção de leite das glândulas mamárias para o mamilo durante a sucção e possivelmente desempenha um papel de auxílio durante o parto e no final da gestação, 
P.S.: Os hormônios antidiurético e ocitocina são produzidos por corpos celulares no hipotálamo. Eles são sintetizados pelos corpos celulares dos neurônios magno celulares, que localizam-se no hipotálamo. Depois ds produzidos são transportados através do axoplasma das fibras nervosas do neurônio, para a hipófise posterior (neuro hipófise).
O HIPOTÁLAMO CONTROLA A SECREÇÃO HIPOFISÁRIA
- A secreção da neuro hipófise (posterior) é controlada por sinais neurais que têm origem no hipotálamo e terminam na região hipofisaria posterior.
- A secreção da adeno hipófise (anterior) é controlada pelos hormônios (ou fatores) hipotalâmicos liberadores ou inibidores, que são secretados no hipotálamo e são transportados para hipófise através dos vasos sanguíneos portais hipotalâmicos-hipofisários. Os hormônios agirão sobre as células glandulares, de modo a controlar a secreção.
HORMÔNIOS HIPOTALÂMICOS INIBIDORES E LIBERADORES HIPOFISÁRIOS.
- Função: controlar a secreção dos hormônios da hipófise anterior.
- Para a maioria dos hormônios da adeno hipófise, os hormônios liberadores são importantes, exceto no caso da prolactina, onde um hormônio inibidor hipotalâmico exerce um maior controle.
- Os principais são:
1) Hormônio liberador da tireotropina (TRH): provoca a liberação do hormônio estimulante da tireóide. 
2) Hormônio liberador da corticotropina (CRH): provoca a liberação do hormônio adrenocorticotropina.
3) Hormônio liberador do hormônio do crescimento (GHRH): provoca a liberação do hormônio do crescimento e do hormônio inibidor do hormônio do crescimento (também chamado de somatostina).
4) Hormônio liberador da gonadotropina (GNRH): que leva à liberação do FSH e do LH.
5) Hormônio inibidor da prolactina (PIH): inibe a secreção da prolactina.
HORMÔNIO DO CRESCIMENTO
- Pode também ser chamado de hormônio somatotrópico ou somatotropina.
- Funções gerais:
1) Promove o crescimento de quase todos os tecidos do corpo que são capazes de crescer.
2) Promove aumento do tamanho das células. 
3) Promove a multiplicação celular.
4) Promove a diferenciação celular.
- Funções metabólicas:
1) Aumento da taxa de síntese de proteínas na maioria das células do corpo: Aumento do transporte de pelo menos alguns e possivelmente da maioria dos aminoácidos através das membranas para o interior da célula, aumenta a concentração de aminoácidos, e consequentemente, aumenta a taxa de síntese de proteínas. Mesmo se as concentrações de aminoácidos estiverem baixas, o GH estimula o aumento da tradução do RNA, fazendo com que a síntese protéica ocorra em quantidade mais elevada. Estimula a transcrição do DNA no núcleo, levando a formação de quantidades aumentadas de RNA. Promovendo maior síntese protéica e o crescimento, se houver energia, aminoácido, vitaminas e outros requisitos disponíveis em quantidades suficientes (essa pode ser a função mais importante do GH).
2) Redução do catabolismo das proteínas e aminoácidos: GH mobiliza grande quantidade de ácidos graxos livres do tecido adiposo, e estes são utilizados para fornecer a maior parte da energia para as células do organismo. Agindo assim como um potente "poupador de proteínas". A capacidade do hormônio do crescimento promover a utilização das gorduras, juntamente com seu efeito anabólico protéico, leva à um aumento da massa corporal magia.
- Efeito cetogênico do GH: sob grande quantidade de GH, a mobilidade de gorduras do tecido adiposo torna-se, eventualmente, tão acentuada que grandes quantidades de ácido acetoacético são formadas pelo fígado e liberadas no líquido orgânico, dando origem a um quadro de cetose. Esta mobilização excessiva também pode causar deposição de gordura no fígado. 
3) GH reduz a utilização dos carboidratos: O GH atenua as ações da insulina para estimular a captação e a utilização da glicose pelos músculos esqueléticos e tecido adiposo, e para inibir a gliconeogênese (produção de glicose) pelo fígado, isto leva a um aumento da concentração da glicose no sangue e a aumento compensatório na secreção da insulina.
4) Aumenta o crescimento esquelético: aumenta a deposição de proteínas pelas células osteogênicas e condrócitos que causam o crescimento ósseo. Aumento da taxa de reprodução dessas células. Um efeito específico de conversão de condrócitos nem células osteogênicas, causando assim a deposição de osso novo.
SOMATOMEDINAS
O GH leva o fígado (e, numa extensão muito menor, outros tecidos) a formar diversas proteínas, as somatomedinas, que aumentam todos os apectos do crescimento ósseo. Muitos dos efeitos da somatomedina sobre o crescimento são similares aos efeitos da insulina sobre o crescimento, por isso também são chamadas de fatores de crescimento semelhantes a insulina (IGFs). Existem, pelo menos, 4 somatomedinas, porém a mais importante é a somatomedina C (IGF-I).
FATORES QUE ESTIMULAM A SECREÇÃO DO GH
1) Jejum, especialmente com uma deficiência de proteínas grave.
2) Hipoglicemia ou uma baixa concentração de ácidos graxos no sangue.
3) Exercício físico.
4) Excitação.
5) Trauma. 
6) Primeiras 2h de sono profundo.

Outros materiais