Buscar

Virus rna oncogenicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Virus rna oncogenicos
As moléculas de microRNAs, podem controlar a expressão de proteínas importantes relacionadas com processos celulares importantes do desenvolvimento de tumores, inibindo ou modulando a transcrição gênica. 
A ausência de determinadas moléculas de microRNAs específicos ou a diminuição na produção de tais moléculas pode acarretar expressão aumentada de determinada proteína. 
Como, por exemplo, uma proteína que funcione como receptor para fator de crescimento, receptor de VEGF. A super expressão de tal proteína poderá acarretar um aumento da proliferação celular e auxiliar no desenvolvimento de tumores.
Síntese de microRNAs e mecanismo de inibição da tradução baseado na complementaridade do microRNA com o mRNA. Ago - porção Argonauta do complexo RISC. Adaptado de Cuellar and McManus, 2005.
Vírus oncogênicos de RNA
Os vírus da subfamília Oncoviridae são os principais agentes de leucemia (leucose) e linfomas .
Retrovírus defeituosos e não defeituosos:
Retrovírus endógeno não defeituoso típico contém 2 cópias idênticas de uma molécula de RNA e cada uma delas contem 3 genes: GAG (codifica as 4 proteínas nucleares), pol (codifica a única polimerase vírica ativa: transcriptase reversa) e env(codifica 2 glicoproteínas do envoltório).
Retrovírus exógeno transformante rápido contém um 4o gene, onc Como esse oncogene se incorpora no RNA viral ocupando parte de um ou mais genes virais normais, o genoma resultante será defeituoso e, portanto para que ocorra sua replicação há necessidade de retrovírus cooperadores não defeituosos.
Exceção é o vírus do sarcoma de Rous, muito usado em experimentos clássicos. Seu genoma é atípico porque contém um oncogene viral (v-onc) e cópias completas de todos os outros genes retrovirais (gag, pol e env).
Retrovírus endógenos e exógenos
Retrovírus endógeno: Uma cópia DNA completa do genoma (provírus), em determinadas situações, em muitas espécies de retrovírus, pode ser transmitida ao DNA da linhagem germinal materna à prole por herança mendeliana. Perpetua-se, assim, esse DNA em todas as células de um indivíduo em algumas espécies de vertebrados. Ex: retrovírus PERV-A e PERV-B em suínos.
Esses genomas provirais são controlados pelos genes reguladores das células e normalmente são silenciosos devido à mutações, deleções ou transposições. Segundo Blaise et al. (2003), seqüências endógenas de retrovírus representam 8% do genoma humano.
Sugere-se que esses provírus possam ser ativados por diversos fatores como radiações, exposição a substâncias químicas mutagênicas ou carcinogênicas, hormônios e etc.
Retrovírus exógeno: retrovírus com comportamento infeccioso típico, disseminando-se horizontalmente por contacto.
Muitos retrovírus exógenos são recombinantes produzidos em laboratório ou por co-infecção casual de um animal, não se encontrando como provírus endógeno na natureza.
De acordo com a morfologia vírica à M.E., os RNA vírus são classificados em: 
• Partículas tipo A - associados às neoplasias de camundongos; 
• Partículas tipo B - associados ás neoplasias mamárias (MuMTV); 
• Partículas tipo C - associados aos linfossarcomas e leucemias em galinhas, camundongos, gatos, bovinos e macacos. (Leucose Aviaria, Vírus do Sarcoma de Rous, Leucose Murina, Leucose Felina, HTLV-1/Human T-Cell Leukemia Virus).
Diferentemente do que ocorre com os DNA vírus, a célula parasitada por um RNA oncogênico é simultaneamente transformada em oncócito ao tempo em que age como fonte de produção de novos vírions. Existem muitas controvérsias na subclassificação dos RNA vírus, porém são citadas como famílias de importância oncogênica os leucovirus, os oncornavirus e os retrovirus (assim chamados por causa da transcriptase reversa ou Polimerase de DNA dependente em RNA, que faz uma cópia DNA/ "Pró vírus" do RNA vírico e o insere no genoma da célula hospedeira). Importante salientar que todos os oncornavirus são retrovirus, mas nem todos retrovirus são oncornavirus

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais