Buscar

trabalho de OPTD.doc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Lucas Henrique de Carvalho Pereira
Matrícula: 16213110218
Curso: Administração Pública
Polo: Nova Iguaçu
Conceito de Organização
Conceituar organização não é uma tarefa fácil segundo Daft (2002), pois elas possuem estruturas e objetivos distintos. Mas têm um ponto em comum, foram projetadas socialmente para o ambiente externo.
Os estudos das organizações compreendem um extenso campo de atuação devido às diversas concepções e formas que torna uma organização diferente da outra, além de oferecer uma variada representação gráfica de sua estrutura.
Organograma, Tipologias e Layout
Desse modo, uma boa maneira de ordenar as unidades da estrutura de uma organização, representar seus níveis hierárquicos e de delinear sua disposição física é através do Organograma, também conhecido como Organograma clássico ou piramidal. 
Como vimos as organizações possuem estruturas diversas e suas atividades são caracterizadas por duas Tipologias distintas, mas que atuam sempre numa mesma organização ainda que uma seja predominante sobre a outra. 
Tipologia de base mecanicista: é caracterizada por uma hierarquia bem definida onde as decisões são centralizadas e as estruturas altamente burocráticas.
Tipologia orgânica: é caracterizada por seu ambiente ser bem dinâmico, flexível, haver pouca divisão de trabalho e as decisões descentralizadas. 
Vale frisar que ambas tipologias são verificadas numa mesma organização e que contribuem para o cumprimento de seus objetivos, mas devido terem natureza distinta, criam contradições que se mantêm em níveis aceitáveis. 
De maneira simplista as organizações têm o objetivo de atingir o maior lucro possível e todo o resto são meios de alcançá-lo, excetuando-se as organizações públicas. Sendo assim e de maneira mais abrangente a finalidade organizacional é a razão de ser de uma organização e ela é alcançada quando seus objetivos são alcançados, justificando assim sua existência. 
Além dessas características estruturais, Hall (1982) diz que a estrutura organizacional é composta também pelo seu ambiente interno e externo cujas características são:
Microambiente: faz referência aos elementos cujo relacionamento com a organização é mais intenso, são eles: fornecedores, consumidores, concorrentes e regulamentadores.
Macroambiente: são todos os elementos que delimitam a organização: econômicos, institucionais, sociais, demográficos e ecológico.
Considerando esses dois ambientes é possível traçar um universo de objetivos organizacionais que se traduzem num ciclo de eventos interdependentes e que por meio da tipologia indica a direção da consecução desses objetivos. Dessa maneira, pode-se afirmar que as organizações são organismos vivos dinâmicos que nutrem suas tipologias, sistemas e subsistemas de modo a utiliza diversos caminhos para alcançar o mesmo fim, o objetivo. 
Layout: diferentemente do organograma que apresenta a distribuição hierárquica, o Layout tem por objetivo realizar a distribuição física das unidades de modo planejado a fim de viabilizar os fluxos das atividades dos agentes, dos equipamentos e informações, ou seja, um conjunto ergonômico para o alcance dos objetivos organizacionais. Existem duas espécies de Layout, a saber:
Layout administrativo: geralmente é apresentado em planta com a utilização de escalas. Ele privilegia a estação de trabalho de modo a racionar o trabalho. 
Layout industrial: os mais comuns são: conjugado, linear simples, formato de “U” e formato de “L”. A fim de satisfazer a necessidade da organização de acordo com o que se produz, as matérias-primas, equipamentos, se é produção sequencial ou não. 
Além de essa ergonomia contribuir para o bem-estar dos agentes e para o desempenho da organização outro aspecto também contribui para atingir o objetivo organizacional, a utilização de cores para causar ilusão física e efeitos psicológicos. Com por exemplo a cor verde pode trazer a impressão de leveza e frescor, além da sensação de paz.
Gestão de processos
Para entender a Gestão de processo é necessário definir processo e método. Ou seja, método é o caminho pelo qual se chega a determinado fim, já o processo é a maneira pela qual realizamos operações de acordo com normas, métodos, processos manuais ou mecânicos. Processo também é entendido como uma sequência lógica estruturada para atender o ambiente interno e externo por meio de agregação de valores ao longo dessa sequência e é representada em fluxos para orientar, definir e desenhar um processo de modo a contribuir na tomada de decisão. Para se agregar valor o foco deve estar no cliente, as respostas precisão ser rápidas e o mapa de relacionamento bem definido, só assim, a ferramenta gerencial de comunicação (mapeamento de processos) pode melhorar ou implantar novos processos.

Outros materiais