Buscar

Avaliação Virtual 01 Metodologia Científica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Metodologia Científica 
Avaliação Virtual 01
01) O levantamento bibliográfico faz parte do processo da pesquisa, ao selecionar os materiais o pesquisador pode realizar, como parte do processo, a elaboração de resumos: "O resumo deve ser redigido pelo autor do trabalho, em linguagem clara, concisa e direta. Deve conter: objetivos do estudo, procedimentos básicos (seleção da amostra ou dos animais de laboratório, métodos e técnicas empregados), principais achados (dados específicos e até mesmo sua significância estatística) e as principais conclusões. O resumo deve, ainda, ressaltar os aspectos novos e mais importantes do estudo.” (Web aula 1, p. 9)
Quais são as funções do resumo elaborado sobre uma obra lida?
Alternativas:
a) Apresentar de forma completa o trabalho, incluindo citações e referências. É um trabalho extenso que exige a leitura de vários livros.
Xb) Comunicar uma informação, decidir ou não pela leitura do documento original, substituir a informação do texto completo, recuperar informações.
c) Reter informações, ser entendido apenas pelo autor, para evitar cópias, incluir apenas informações que se repetem e agregar informações de outros textos.
d) Comunicar fatos e histórias, apresentar a ideia do autor, recuperar dados e informações que o autor não apontou e substituir informações.
02) Existem três tipos de resumos que podem ser produzidos pelo pesquisador, resumo indicativo, informativo e crítico. Sobre este último, o resumo crítico, podemos definir como:
Alternativas:
Xa) É aquele que formula julgamento sobre o trabalho resumido e, em geral, só é elaborado por especialistas no assunto. Também denominado resenha crítica ou, simplesmente, resenha.
b) É aquele que indica apenas os pontos principais do texto e não apresenta dados qualitativos e quantitativos. É um resumo sumário e menos profundo. Não apresenta os resultados do trabalho resumido, as suas conclusões, nem tampouco dispensa a leitura do original.
c) É aquele que indica apenas os pontos principais do texto e não apresenta dados qualitativos e quantitativos. É um resumo sumário e menos profundo. Não apresenta os resultados do trabalho resumido, as suas conclusões, nem tampouco dispensa a leitura do original.
d) É aquele que critica, mostrando que o ponto de vista do pesquisador está acima daquilo que foi exposto pelo autor.
03) A resenha, "um relato minucioso das propriedades de um objetivo, ou de suas partes constitutivas; é um tipo de redação técnica que inclui variadas modalidades de texto: descrição, narração e dissertação. Estruturalmente, descreve as propriedades da obra (descrição física da obra), relata as credenciais do autor, resume a obra, apresenta suas conclusões e metodologia empregada, bem como expõe um quadro de referências em que o autor se apoiou (narração) e, finalmente, apresenta uma avaliação da obra e diz a quem a obra se destina (dissertação)."(web aula 1, p. 15)
Sobre a resenha é correto afirmar:
Alternativas:
a) é um trabalho que traz as principais ideias apontadas pelo autor, fácil de ser realizada, pois trata-se de um resumo simples.
b) é um texto longo e abrange temas diversos e antagônicos, apresentando citações e referências que não dialogam entre si.
c) é um pequeno texto, em que o autor relata de forma clara e objetiva o que o texto apresenta.
Xd) é um tipo de trabalho que exige conhecimento do assunto, para estabelecer comparação com outras obras da mesma área e maturidade intelectual para fazer avaliação e emitir juízo de valor.
04) O TCC, ou qualquer tipo de trabalho acadêmico e/ou científico, é composto de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, e esses elementos se classificam em obrigatórios e opcionais. Sobre os elementos textuais, são eles:
Alternativas:
a) Folha de rosto; epígrafe; resumo.
Xb) Introdução; desenvolvimento; conclusão.
c) Referências; apêndice; anexos.
d) Desenvolvimento; conclusão; referências.
05) Segundo a ABNT (NBR10520, 2002),citação é a menção, no texto, de uma informação colhida em outra fonte. Sobre "citação" é correto afirmar:
Alternativas:
Xa) São informações extraídas das fontes consultadas para a realização de trabalhos científicos e acadêmicos e tem por objetivo dar sustentação ao texto, apoiar a análise de dados.
b) São informações apresentadas pelo autor para explicar algum ponto específico do trabalho e tem por objetivo levar o leitor ao esclarecimento.
c) São textos consultados que podem ser referenciados ao final do trabalho, em uma lista chamada de bibliografia.
d) São exemplos colocados pelo autor no decorrer do texto, a fim de situar o leitor no contexto apresentado na descrição.

Outros materiais