Buscar

Avaliação Virtual 02 Seminário Interdisciplinar I

Prévia do material em texto

Seminário Interdisciplinar I
Avaliação Virtual 02
01) Um dos principais críticos da sociedade moderna, Karl Marx, analisou o capitalismo e, a partir dessa análise, desenvolveu conceitos importantes para as ciências sociais, tais como: forças produtivas; relações de poder e luta de classes. A partir de seus conhecimentos sobre Marx, analise as afirmações abaixo:
I - A força física, as habilidades e os conhecimentos técnicos são alguns dos elementos que compõe as forças produtivas. No capitalismo, para Marx, os trabalhadores se valem de suas forças produtivas para adquirir lucro.
II - Para Marx, as relações de poder são equilibradas na sociedade capitalista, na medida em que o trabalhador detém o poder político enquanto o capitalista detém o poder econômico.
III – No sistema capitalista, as "relações de poder" beneficiam, para Marx, os capitalistas que detêm o poder econômico e político, o que intensifica as desigualdades sociais.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) Estão corretas somente as afirmações I e II.
b) Estão corretas somente as afirmações II e III.
c) Estão corretas somente as afirmações I e III.
d) Está correta somente a afirmações I.
Xe) Está correta somente a afirmação III.
02) A diretoria da empresa GestSilva Ltda precisa apresentar os custos de seus tributos em uma reunião de planejamento orçamentário.
Um dos participantes da reunião perguntou qual o sistema tributário que a empresa está utilizando para apuração dos tributos, sendo que a resposta dada pelo contador da empresa foi de que os tributos são apurados pelo Lucro Presumido e que poderia apresentar algumas informações para o cálculo dos tributos que eles precisariam fazer.
Os dados apresentados pelo contador foram os seguintes:
Faturamento total do período R$ 500.000,00.
Lucro líquido do período R$ 50.000.00.
Analisando os dados acima qual seria o valor dos tributos considerando que o percentual para apuração da base de cálculo por esse sistema é de 32% e o percentual de Imposto de Renda e Contribuição Social somado chegam a 24%.
Alternativas:
Xa) O total dos tributos seria de 38.400,00.
b) O total dos tributos seria de 16.000,00.
c) O total dos tributos seria de 120.000,00.
d) O total dos tributos seria de 12.000,00.
e) O total dos tributos seria de 48.400,00.
03) No período pré-socrático os atomistas ganham um certo destaque. A palavra atomista vem da palavra átomo (menor partícula indivisível) e o fundador desse movimento foi Leucipo. No entanto, suas ideias principais foram desenvolvidas por seu discípulo Demócrito que desenvolveu as ideias de Leucipo e as transformou em uma das doutrinas filosóficas mais influentes de toda a Antiguidade. Isto quer dizer que o modo como Leucipo e depois Demócrito compreendiam a realidade, ou o modo como eles interpretavam o mundo, a natureza e tudo o que nela existe, ficou marcado e influenciou muitos pensamentos, incluindo até o pensamento de Karl Marx muitos séculos depois. (ALMEIDA, Marcia Basto. A transição do mito aos logos. In: GIANE, A. Homem, cultura e sociedade. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. p.7 com modificações)
Sabendo disto avalie as afirmações abaixo:
I. A doutrina atomista sustenta que a realidade consiste em átomos e no vazio, os átomos se atraindo e se repelindo, e gerando com isso os fenômenos naturais e o movimento.
II. A doutrina atomista sustenta que os átomos possuem formas geométricas diferentes e que os átomos diferentes se atraem e os átomos semelhantes se repelem.
III. A doutrina atomista sustenta que a realidade é formada por matéria, a menor unidade destas matérias sãos os átomos, mas para os atomistas os corpos humanos não são constituídos de átomos.
Assumindo V para o que for verdadeiro sobre os atomistas e F para o que for falso assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Alternativas:
a) V-V-V;
b) F-V-V;
c) F-F-V;
d) F-F-F;
Xe) V-F-F;
04) Considere as asserções
I. No nosso dia a dia, conscientemente ou não, vamos convivendo e usufruindo da sabedoria e das experiências de vida. Mesmo sem recorrer a um grande filosofo ou analisar se estamos utilizando conceito filosóficos, ao questionarmos qualquer modelo padronizado ou paradigmas pré-estabelecidos estamos filosofando.
Por que
II. Nossos conhecimentos são limitados e ao reconhecermos as nossas ignorâncias, podemos chegar à reformulação de velhas ideias e à formulação de novas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) As asserções I e II são falsas.
b) A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
c) A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
d) As asserções I e II são verdadeiras, mas não têm ligação entre si.
Xe) As asserções I e II são verdadeiras e a II justifica a I.
05) Há significativas diferenças entre modelo de negócios e plano de negócios. Entretanto, os dois são muito necessários para que o empreendedor obtenha sucesso, cada um na sua respectiva fase do processo empreendedor.
Quais das alternativas a seguir se refere a Modelo de negócios?
Alternativas:
a) Aprofunda em dados de mercados.
Xb) Levanta hipóteses a serem validadas.
c) Pouca diversificação.
d) Fase consolidada.
e) Ferramenta detalhada sobre a empresa.

Outros materiais