Buscar

O Poder do Hábito - resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Poder do Hábito
O ser humano é uma criatura do hábito, não é mesmo?
Os dias se repetem e apesar de você achar que está no controle, tomando decisões o tempo todo, a verdade é que na maior parte do tempo você está só repetindo hábitos predeterminados. Em O Poder do Hábito, Charles Duhigg ressalta o impacto dos seus hábitos em quem você é e no que você é capaz de alcançar. Os hábitos fazem parte da fundação das nossas vidas, nossas empresas e são responsáveis por uma grande parte dos resultados que você obtém.
Como os Hábitos Funcionam?
Nós aprendemos e tomamos decisões inconscientes sem a necessidade de nos lembrarmos sobre os fatos que levaram áquela decisão ou aprendizado. Esse é o poder do hábito.
Mudança de Hábito 
(Um Guia Prático)
1.Indentifique a rotina: Apesar de nem sempre ela ser óbvia e muitas vezes ela seja inconsciente, o importante é que você seja capaz de analisar seus comportamentos e planejar como mudá-los.
2.Experimente recompensas diferentes: Se você não consegue trocar rotinas ruins por novas rotinas, é preciso jogar com as recompensas. Se você está comendo comidas ruins e se alimentando de forma nada saudável antes de dormir, por exemplo, você deve substituir a recompensa desta rotina. Substitua a comida por um lanche saudável ou apenas descanse por alguns minutos.
Depois disso, ligue um cronômetro, aguarde 15 min e pergunte-se se você ainda sente a mesma vontade de comer fast food. Se sim, você ainda não identificou o gatilho do hábito. Se por acaso, neste exemplo o gatilho era sua fome, entenda que você pode superar a fome comendo coisas diferentes, como o lanche saudável. Se o gatilho deste hábito é cansaço, tire alguns minutos para descansar.
3.Isole o gatilho: Se você sabe qual recompensa satisfaz aquele gatilho, ainda é necessário entender o gatilho mais fundo. Os gatilhos mais comuns tendem a ser sempre relacionados a 5 categorias principas:
Um lugar: Onde você se encontra quando surge esta rotina?
Um horário: Quando surge esta rotina?
Um estado emocional: Como você se sente quando surge esta rotina?
Outras pessoas: Com quem você está quando ela aparece?
Uma próxima ação clara: Quando você tem algo a fazer e a rotina é acionada.
Se você tem um hábito que precisa eliminar, anote os lugares, horários, sentimentos, com quem você está e quais os próximos passos antes daquela rotina aparecer. Depois de algumas repetições, você começará a entender o padrão.
4.Crie um plano: Uma vez que você entendeu os 3 principais componentes do hábito, fica fácil planejar uma nova rotina que lhe traz a mesma recompensa para o mesmo hábito. Fique alerta até que o gatilho apareça e aja de acordo com o plano. Se funcionar e você tiver força de vontade e para repetir este novo condicionamento sempre, você será capaz de transformar seus hábitos.

Outros materiais