Buscar

AV2 Fármacologia I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201101651643)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Qual a finalidade da associação da adrenalina a um anestésico local?
	
	 
	Causar vasodilatação e reduzir o tempo de anestesia.
	 
	Causar vasoconstrição e aumentar o tempo da anestesia.
	
	Manter o paciente em estado de alerta durante o procedimento.
	
	Impedir hipotensão e arritimais provocadas pelo anestésico local.
	
	Impedir o infarto do paciente.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201101571620)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os receptores formam uma parte importante do sistema de comunicação química que todos organismos multicelulares usam para coordenar as atividades de suas células e de seus órgãos. Sem eles nós não seríamos melhores que um amontoado de amebas. (H.P. Rang e J.M. Ritter. Farmacologia. 3.ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, ed. 1997, p. 5). Baseando-se nas informações acima, analise as afirmativas abaixo: I. O termo receptor pode ser definido, de forma geral, como a molécula-alvo sobre a qual determinada substância deve atuar para produzir seus efeitos. II. O texto refere-se à importância dos receptores na manutenção do equilíbrio orgânico. Na segunda sentença, entretanto, o autor incorre em equívoco, uma vez que os receptores não participam da integração entre diferentes células do organismo. III. Até o presente momento, foram identificados apenas dois tipos de receptores: os acoplados a canais iônicos ¿ como, por exemplo, o receptor nicotínico ¿ e os acoplados a sistemas de segundos mensageiros intracelulares ¿ como, por exemplo, o receptor β-adrenérgico. IV. Considerando-se o aspecto químico, os receptores de natureza protéica são os mais freqüentemente encontrados no organismo. V. A estrutura química da molécula do fármaco é um aspecto fundamental para a sua interação com o receptor e o possível desencadeamento de alterações intracelulares, o que denomina-se relação estrutura-atividade. Estão corretas:
	
	
	I, II e III
	
	I, III, IV e V
	 
	I, III e V
	
	II, IV e V
	
	I, II, III, IV e V
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201101642894)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Após um período de grande ansiedade devido à espera pelo resultado de um exame da disciplina de Farmacologia, um estudante começou a apresentar sintomas graves relacionados ao estresse. A falta se sono e agitação constantes estavam prejudicando o seu desempenho nas outras disciplinas do curso de graduação. Um colega de classe sugeriu que ele fizesse uso de tranquilizantes. O fármaco escolhido foi o Triazolam, um benzodiazepínico de ação curta (3-8 horas), usado clinicamente para casos de insônia. Sobre a ação dos benzodiazepínicos assinale a alternativa incorreta:
	
	 
	Potencializam a regulação dos receptores GABA-A, que são canais para cloreto.
	
	Aumentam a freqüência de abertura dos canais para cloreto na presença de baixas concentrações do neurotransmissor GABA.
	
	O influxo aumentado de cloreto, resultado da ação dos benzodiazepínicos na presença do neurotransmissor GABA, provoca hiperpolarização da membrana e diminui a excitabilidade neuronal.
	 
	Atuam como moduladores da neurotransmissão glutamatérgica.
	
	Na presença do neurotransmissor ácido γ-aminobutírico (GABA), atuam como moduladores alostéricos positivos dos receptores GABA-A.
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201101644192)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os fármacos com ação anti-hipertensiva, que atuam diminuindo o volume intravascular pelo aumento da excreção renal de sódio e água, são denominados:
	
	
	Ansiolíticos.
	
	Antidepressivos.
	
	Anticonvulsivantes.
	
	Relaxantes musculares.
	 
	Diuréticos.
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201101651654)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As metilxantinas como por exemplo a teofilina, aminofilina e teobromina são fármacos broncodilatadores potentes. Entretanto, somente podem ser utilizados se hover disponível um método para quantificar sua concentração dentro do corpo. São restritos ao ambiente hospitalar e possuem interações com os agonistas seletivos dos receptores beta 2. Assinale o mecanismo de ação desses fármacos.
	
	
	Bloqueiam os receptores de leucotrienos.
	 
	São inibidores da enzima fosfodiesterase aumentando os níveis de AMPc.
	 
	Inibem os receptores muscarínicos de forma não seletiva.
	
	Bloqueiam os receptores alfa e beta de forma não seletiva.
	
	Ativam os receptores muscarínicos do subtipo M3
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201101644202)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Qual a alternativa que apresenta uma característica exclusiva de receptores metabotrópicos:
	
	
	Resposta intracelular idêntica à ativação de receptores ionotrópicos.
	
	Ativação por ligante.
	 
	Formados por proteínas transmembrana.
	
	Abertura de canais iônicos.
	 
	Acoplados à proteína G.
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201101570678)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	O tiotrópio e o ipratrópio são drogas antagonistas seletivas M3 que são utilizadas para o tratamento da crise aguda de bronquite. Explique a ação nessa patologia.
	
	
Resposta: A ação deles e para diminuir a crise aguda de bronquite,pois ela vai abrir os bronquios dilatadores para voltar ao normal só pode usar quando estiver com crise bem forte.
	
Gabarito: Essas drogas possuem ações antimuscarínicas, isto é, bloqueiam a ação do parassimpático ou da acetilcolina. Impedem a broncoconstrição e o aumento de secreção induzido por eles. (Se usado juntamente com um agonista beta 2 irá potencializar a ação broncodilatadora deste último)
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201101569033)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As vias de administração são importantes para a maioria dos fármacos, pois irão definir como esse fármaco será absorvido do seu local de administração até o plasma sanguíneo. Além disso, determina se o fármaco será metabolizado pelo fígado antes ou depois de chegar ao se local de ação. Quando o fármaco sofre metabolismo antes de chegar ao plasma ou circulação é denominado:
	
	 
	Metabolismo de primeira passagem.
	 
	Indução das enzimas microssomais.
	
	Metabólitos farmacologicamente ativos.
	
	Ciclo monooxigenase P450.
	
	Reação de fase I e II.
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201101570677)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Os receptores colinérgicos são os receptores onde o neurotransmissor acetilcolina se liga para excercer suas ações. Esses receptores estão divididos em duas famílias e cada uma possui subdivisões e localizações diferentes, o que explica as diferentes ações nos órgãos. Em relação aos receptores diga: Quais são os receptores colinérgicos, onde estão localizados e quais as suas principais funções?
	
	
Resposta:
	
Gabarito: Nicotínicos- localizados nos músculos estriados esqueléticos - contração muscular. - No SNC, contudo diferem em estrutura com o dos músculos - comportamento. Muscarínicos- sub divididos em sub famílias cada um com predominância em algum órgãos. M1 - células parenterais do estômago : ativa a produção de HCl (ácido clorídrico) M2 - coração aumenta a FC M3 - músculo liso: Pulmão ¿ broncodilatação Intestino - aumenta motilidade Glândulas - estimula secreção (pancreática, salivar e brônquicas) Bexiga - estimula micção
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201101570445)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com relação aos anti-inflamatórios esteroidais, assinale a alternativa correta: I- Estão relacionados quimicamente com o hormônio testosterona. II- Possuem ações supressoras sobre o sistema imunológico como a inibição da fagocitose por macrófagos. III- Estimulam o crescimento muscular por hipertrofia. IV- Estimulam a a produção do surfactante pelos pneumócitos do tipo II a partir do 6 mês de gestação. V- Seu uso causa supressão do eixo hipotálamo-hipófise-supra-renal o que faz com que sua retirada NÃO possa ser abrupta.
	
	
	Apenas as afirmativas I e V estão corretas
	
	As afirmativasIII, IV e V estão corretas
	 
	As afirmativas II, IV e V estão corretas.
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	As afirmativas II, III e IV estão corretas

Outros materiais