Buscar

Medida de esfor (escrita)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Um sistema foi definido e deverá ter um cadastro de cliente, outro cadastro de funcionários. O usuário solicitou um arquivo de LOG que possibilita auditoria. O sistema necessita ordenar dados por isto foi definido um arquivo TEMP para auxiliar nesta tarefa. Também há necessidade de um arquivo que mantenha durante o processamento as últiimas informações pesquisadas. O sistema deverá ter mensagens de auxilio, na forma de help. O sistema será acionado por um arquivo batch. Quais destes arquivos devem ser considerados como ALI?
R: São ALI todos os arquivos solicitados ou que são relacionados ao ¿trabalho¿ do Cliente: cadastro de clientes, cadastro de funcionários, log de auditoria, mensagens de auxilio. Os arquivos de trabalho do sistema ou não solicitados NÃO SÃO ALI: arquivo de TEMP, arquivo de manter informações e o arquivo batch.
2) Ao se contratar por valor para um PF, qual a vantagem para uma concorrência pública, no Brasil?
R: : Ao se definir PF cria-se uma referencia que permite comparar as propostas dos fornecedores. Desta forma, pode-se comparar condições e preços entre os fornecedores.
3) Por que uma medida direta não é adequada para o planejamento?
R: A medida direta é feita no produto ou processo, portanto o produto ou processo precisam estar prontos ou serem realizados. O planejamento deve ser feito antes da produção ou realização
4) Qual a importância dos requisitos do software para o cálculo de PF?
R: Os requisitos do software são fundamentais para a APF, pois o processo de medição é baseado exclusivamente neles. O insumo básico da medição são os requisitos do sistema. Convém destacar que a APF mede apenas uma parte dos requisitos do usuário para o sistema: os requisitos funcionais.
5) Com relação ao risco de contratação, considerando que o controle é feito por PF, qual a diferença da contratação por homem hora e preço fixo?
R: Na contratação por preço fixo todo o risco é transferido para o fornecedor. Na contratação por homem hora o risco é todo do contratante.
6) Qual a diferença entre medida e métrica?
R: Medida- é a forma se encontrar o tamanho total do objeto referenciado, pode ser medidas diretas quando temos acesso ao objeto exemplo a altura de uma pessoa e a medida indireta onde é preciso usar calculos para chegar a medida do objeto. A métrica é a uma forma de medida.
7) Qual a importância da fronteira do sistema para o processo de medição?
R: : A fronteira é fundamental para definir o que será contado. Quais os limites, o que entra no sistema e o que não deve ser considerado
8) Segundo a proposta de Albretch, a funcionalidade funcional a ser medida é fundamenta em que aspectos de um sistema?
R: A medida da funcionalidade proposta por Albretch é baseada no número de saída, número de entradas, número de consultas, número de arquivos, número de interfaces.
9) No projeto do CERN, sobre a partícula de DEUS, as colisões de protons são identificadas por métodos computacionais gráficos. Os dados são obtidos por sensores e processados. Após o processamento são executadas uma série de medidas que permitem aos físicos fazerem comparações. Neste caso, considerando a teoria apresentada no contexto do curso responda justificando se a medida é Direta ou Indireta?
R: A medida é feita de forma indireta, pois não é feita diretamente no fenômeno. A medida é feita a partir de gráficos modelados em dados obtidos a partir de sensores.
10) Em um gráfico de prazo (no eixo vertical) e número de total de PF (no eixo horizontal) verificou-se que 150 PF são feitos em um prazo de 300 dias. E que 200 PF são feitos em 320 dias. Considerando que se assume o risco da interpolação linear que prazo pode ser dado para um projeto de 170 PF?
R: considerando o eixo vertical (320 dias ¿ 300 dias ) = 20 dias (no intervalo) Considerando o eixo horizontal ( 200 PF ¿ 150 PF) = 50 PF (no intervalo) Considerando o valor desejado no eixo vertical: ( y dias -300 dias) Considerando o valor desejado no eixo horizontal: ( x PF ¿ 150 PF) Fazendo a interpolação: (170 ¿ 150) /50 = (y ¿ 300)/20 2 / 5 = (y ¿ 300)/20 Y = 308 dias (assumindo o risco)
11) Considerando que o valor da contagem de um sistema é 135 PF. O desenvolvimento em COBOL deste sistema gerou 12.150 linhas de Código. Considerando que 1 PF é equivalente a 70 linhas de Código Java. Calcule e justifique quantos pontos funções terá o sistema se for desenvolvido em PHP? (1 PF é equivalente a 75 linhas de PHP)
R: O sistema sempre terá 135 PF, pois a medida da funcionalidade independe da linguagem ou forma de implementação.
12) Qual a conclusão importante que se pode tirar da curva gerada pela equação de Putnam?
R: Existe uma região chamada região do impossível, para a qual não adianta aumentar os recurso que não diminuirá o prazo do projeto

Outros materiais