Buscar

BALANÇO SOCIAL AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BALANÇO SOCIAL AMBIENTAL
CONCEITO:
Para demonstrar para sociedade como uma empresa se preocupa com os recursos naturais, e em conjunto, revelar que não está focada somente nos lucros, mas uma parte de seus esforços está voltada ao meio ambiente. Tudo isso através de suas demonstrações sociais. Também pode ser chamado de relatório de sustentabilidade ou balanço corporativo. Utilizado como forma de se tornar transparente com seus investidores, para aumentar os diálogos entre empresas. Também pode ser utilizado como forma de gerir a responsabilidade social. Os balanços são demonstrados para demonstrar um diálogo entre os envolvidos no negócio, tanto o publico interno, como externo e até mesmo a comunidade. O balanço social pode apresentar também indicadores de desempenho ou desenvolvimento social, demonstrando a eficiência das estratégias e ações da organização
os beneficios
A elaboração do Balanço Social é vantajosa para qualquer organização. Com o crescimento de empresas visando ações sociais, nos seus planejamentos e estratégias, demonstra que uma cultura está emergindo, seja ela nascida da visão de lucros ou da percepção da necessidade de atitudes socialmente responsáveis.
Além do que, essas atitudes de empresas cidadãs impulsionam a necessidade de demonstrar essas ações por meio de propagandas, de circulares internos ou do Balanço Social.
Os modelos pesquisados deixaram evidente que, quando elaborado o Balanço Social, é indispensável primar pela transparência. Isso porque, quando ocorre omissão de informações por parte da empresa, em decorrência de dados confidenciais, para evitar a força da concorrência, campos do modelo proposto pelo Ibase ficam sem preenchimento e, com isso, o selo oferecido pelo órgão não é expedido.
O Balanço Social consiste, simultaneamente, num demonstrativo contábil, numa ferramenta para gestão, numa estratégia de marketing, numa prestação de contas, numa estratégia de promoção social.
A Responsabilidade Social fortalece a imagem da empresa e oportuniza o desenvolvimento profissional, gerando motivação, promoção e satisfação, representando um marco de libertação para comunidades carentes de imersão, colaboração, respeito, enfim, viver esta realidade é estar envolvido em investimento real e competente, adotando orientações, tomando decisões e seguindo linhas de ação compatíveis com os valores e fins sociais. Isto gera um efeito multilateral nas organizações, oferecendo a um público diversificado a oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional de funcionários, clientes, fornecedores, competidores e outros envolvidos em uma grade de relações empresariais, que possuem a mesma oportunidade de cooperação e trabalho.
REGULAMENTAÇÃO
Pode-se considerar que o Brasil é um país pioneiro na tentativa de viabilizar a divulgação de ações sociais e ambientais, haja vista a lei 76.900, de 23 de dezembro de 1975, que obriga todas as empresa, independente de seu número de funcionários. O balanço social é um demonstrativo utilizado em todo o mundo, e sua publicação vem sendo muito incentivada por países desenvolvidos e em desenvolvimento. Porém três países se anteciparam ao restante e efetivamente já criaram regulamentações de âmbito nacional sobre o balanço social, sendo eles: França, Portugal e Bélgica. Nestes três países o balanço social é voltado predominantemente para a relação capital-trabalho. A frança foi o primeiro país a desenvolver uma legislação acerca do balanço social, através da lei 77.769, de 12 de julho de 1977. Esta lei obriga todas as empresas francesas, públicas ou privadas, que possuam mais de 299 empregados, a elaborar anualmente o balanço social.
Segue as bases legais para a elaboração do balanço social:
NBCT 15
Projeto Lei Nº 1305/03
Projeto Lei Nº 0032/99
Lei Nº 2.843/03 – AM
Lei Nº 7687/02 – MT
Lei nº 11.440/00 – RS
Lei No 9536/04 – Londrina
Lei Nº 7.672/98 - Santo André
Lei Nº 8118/98 - Porto Alegre
SELO IBASE
é uma organização de cidadania ativa, sem fins lucrativos. Efetiva a partir de 1981, foi fundada após anistia política por Hebert de Souza, o Betinho, e os companheiros de exílio Carlos Afonso e Marcos Arruda.
O Ibase, tem uma história institucional muito ligada à democratização do Brasil, em particular às lutas que permeiam a emergência da cidadania e a constituição da diversificada sociedade civil brasileira das três últimas décadas. Os grandes movimentos e campanhas cívicas deste período, foram também compromissos do Ibase e, por isto, foram momentos históricos de adaptação da sua agenda e das formas de atuação.
	
	Desde 1998, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – Ibase – confere o selo Ibase a todas as empresas que publicam o balanço social no modelo sugerido pelo Instituto, dentro da metodologia e dos critérios propostos. O Selo Balanço Social Ibase demonstra o compromisso da empresa com a qualidade de vida dos funcionários, da comunidade e do meio ambiente; apresenta publicamente seus investimentos internos e externos através da divulgação anual do seu balanço social. 
O Banco do Brasil recebeu o selo Ibase entre 1998 e 2006, evidenciando seu  compromisso com a transparência e com o desenvolvimento social do País.
Bibliografia:
http://ibase.br/pt/
https://www.classecontabil.com.br/artigos/balanco-social-uma-nova-ferramenta-de-mensuracao-da-responsabilidade-social
A UTILIZAÇÃO DO BALANÇO SOCIAL COMO INSTRUMENTO DE OTIMIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS, Gilvan Dias de Lima Filho* Cristine Sousa Barros*

Outros materiais