Buscar

Atividade I da AD1 2017 1º

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1 2017/1º
Disciplina: História do Pensamento Administrativo I – HPA I
Coordenadores: José Antônio de Souza Veiga e Marcelo Sobreiro
Aluna: Alynne Baptista de Souza Carvalho Linhares
Matrícula: 17115060671
Polo: Cantagalo - RJ
Orientações:
Esta primeira atividade da AD1 vale 1,0 ponto e será disponibilizada na ferramenta “Atividades”. 
Envie o arquivo em formato doc ou pdf.
A atividade deverá ser entregue através dessa ferramenta até a data prevista no cronograma (até 05/03/2017).
Não deixe para postar a atividade no último dia e, em caso de dificuldades na postagem, peça ajuda aos tutores a distância.
Pré-requisito: Leitura do artigo desenvolvido por Henry M. Boettinger, cujo título é: "A Administração é realmente uma Arte?", publicado originalmente pela Harvard Business Review.
Apresentação da Atividade:
no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas digitada, folha A4;
texto em time new roman, letra tamanho 12, intervalo 1,5 entre linhas;
importante: não é resumo do texto, assim sendo a nota será zero;
texto deve ser de cunho pessoal, coeso e coerente.
Atividade I
A partir da essência do texto, desenvolva uma análise crítica, reflexiva e sintética dos argumentos apresentados pelo autor.
Através da leitura do artigo desenvolvido por Henry M. Boettinger, sobre “A Administração é realmente uma Arte?”, é visível perceber que administrar é a arte de liderar pessoas e atingir resultados. O autor fez uma busca em diversas áreas profissionais para ancorar e defender a tese de que a administrar é uma arte.
O ato de administrar não está limitado somente nas técnicas e conhecimentos adquiridos pelo administrador, vai muito além, é preciso que o profissional da área seja proativo, inovador, tenha boa comunicação, determinação, espírito de liderança, e que esteja sempre em busca de novos conhecimentos. Essas características são fundamentais para que ele possa desenvolver suas funções com habilidade e aptidão. 
É imprescindível que o administrador saiba lidar com as diferenças pessoais de seus subordinados, ele precisa conhecer cada pessoa que faz parte da sua equipe a fim de interagir de maneira adequada e sintonizada com a individualidade de cada um, dessa forma ele terá facilidade de perceber se o seu subordinado está se sentindo confortável e satisfeito para realizar as tarefas que lhe foram impostas, pois o profissional precisa gostar do faz para que tenha sucesso em seus resultados. 
A área de administração está sempre em constante mudança, por isso é fundamental que o administrador e todos da equipe participem de treinamentos com o objetivo de obter excelentes resultados para empresa. Toda organização precisa que o administrador tenha talento e imaginação, ou seja, ele precisa criar ideias e ter uma visão ampla de crescimento e melhoria para empresa, bem como precisa ter habilidade técnica de executar tal tarefa que foi idealizada. 
A Administração é um misto de ciência e arte; ciência porque seu exercício é pautado por princípios, técnicas e conhecimentos, e arte porque exige do administrador o uso da sua intuição e sensibilidade, e assim terá que resolver os problemas do cotidiano como um verdadeiro artista.

Outros materiais