Buscar

Estagio supervisionado Adm

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO - PROJETO DE TCC
2 º SEMESTRE . 2016
INFORMAÇÕES GERAIS
Nome: 
Matrícula: 
E-mail:
Empresa: AFBNDES – Associação dos Funcionários do BNDES
Endereço: Av Chile, 100 sobreloja mezanino
Tel: 2532-0163 ramal: 145
http://www.afbndes.org.br/ 
Relatório referente ao período de: 03/09/2015 a 03/09/2016
1 INTRODUÇÃO
Por trabalhar, e ter a oportunidade de estudar Administração me possibilitou conviver com a realidade e poder vivenciar a teoria e a prática. Busco desenvolver uma formação baseada no contexto real de atuação e construir um conhecimento científico através da vivencia de exemplos práticos na organização colaborando com meus conhecimentos acadêmicos. 
2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
Associação dos Funcionários do BNDES (AFBNDES) é uma entidade civil sem fins lucrativos, com sede no Rio de Janeiro. Fundada em 14 de julho de1954, a entidade tem como objetivo principal congregar os funcionários do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.
Ao longo de sua existência, a AFBNDES tem se caracterizado pela defesa dos interesses de seus associados e do papel do BNDES como agente fortalecedor da economia brasileira, vital para o processo de desenvolvimento econômico e social do País.
Além de prestar assistência a seus associados, a entidade promove uma série de atividades no campo social, cultural e esportivo. Também administra duas unidades de lazer: uma sede social na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, e uma pousada em Itaipava, Petrópolis.
A AFBNDES é mantida pela contribuição de seus associados, pela administração de carteiras de consórcios e seguros e pela receita proveniente de convênios firmados com empresas interessadas na venda de produtos e serviços ao corpo social. A entidade também aluga suas instalações para a realização de festas, cursos e seminários.
Trabalhei na secretaria atendendo a Diretoria de 03/09/2015 a 02/07/2016, quando houve eleição de nova diretoria e fui designada para o setor de Atendimento, onde trabalhamos atendendo nossos associados nos serviços de consórcios, telefonia móvel, eventos, seguros, classificados para o jornal interno, reservas nos Clube e Pousada, etc.
3 PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES
Atendimento nos serviços de consórcios, telefonia móvel, eventos, seguros, classificados, reservas nos Clube e Pousada, emissão de boletos, e-mail, etc.
4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
4.1 - Reservas para hospedagem na Pousada, emissão de comprovante de reserva e boleto de pagamento, aluguel de churrasqueiras e salão de festas no Clube da Barra, emissão de contratos e boletos.
4.2 - Consórcios: Inscrições para formação de novos grupos e controle de cotas (mensalidades/boletos), assembleias de sorteiros, para contemplar sócios participantes.
4.3 – Seguros: Fornecimento de carteira de seguros de vida e automóvel.
4.4 - Telefonia Móvel: convênio com as empresas Claro e Tim, oferecendo aparelhos e contratação serviços .
4.5 – Eventos diversos: Campeonatos de Futebol e Xadrez, Eventos em datas festivas, inscrições, conferências e informações diversas.
5 PROJETO DE PESQUISA APLICADA
5.1 TEMA DELIMITADO
Como manter os funcionários motivados?
5.2 CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA
Buscar informações de solução para o problema de funcionários que atuam na empresa há muitos anos e se encontram desmotivados
5.3 O PROBLEMA
A empresa possui em seu quadro funcional cerca de 98% de funcionários atuam na empresa entre 10 e 27 anos.
5.4 OBJETIVOS
Motivar funcionários a desenvolverem suas atividades com maior entusiasmo e qualidade é o que as empresas através de seus administradores podem fazer para levar as pessoas a contribuir com o máximo de seus esforços, principalmente em uma época de recessão onde seus salários não têm a mobilidade de outras épocas e as pessoas visam uma forma de se manter empregados, independente de estarem no cargo certo e empresa certa, aliado a essa realidade encontramos outros fatores desmotivadores como a qualidade de vida que nem sempre corresponde a expectativa do indivíduo.
A missão do profissional de Recursos Humanos e dos Administradores, Gerentes é no entanto de grande responsabilidade uma vez que para obtermos clientes externos satisfeitos é sem dúvida necessário que o cliente interno esteja feliz, encantado. Assim, conseguindo uma melhor qualidade nos serviços prestados pela organização. 
5.5 REFERENCIAL TEÓRICO
 A satisfação dos funcionários vem da ajuda que eles recebem para aliar com sua vida fora do ambiente de trabalho. Como exemplo disso, podemos citar funcionários que dão muita importância ao tempo que passam com a família, e certas empresas sabendo de tal fato, oferecem horários de trabalho mais flexíveis. (Kotler, 2000, pg. 464) 
5.6 METODOLOGIA
Método utilizado na pesquisa foi qualitativa, por não ter a preocupação com relação aos números, mas sim ao aprofundamento das informações a solução e possível compreensão das pessoas na busca pela resposta do porquê e como fazer para mudar o comportamento com atitudes positivas. As pesquisas foram feitas através de artigos na internet, no site do Sebrae, no site eumed.net, Revista Exame, livro Administração de Marketing.
5.7 BIBLIOGRAFIA 
KOTLER, Philip – Administração de Marketing – 10ª Edição, 7ª reimpressão – Tradução Bazán Tecnologia e Lingüística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000. 
6 COMENTÁRIOS E CONCLUSÕES
Ter uma equipe de trabalho produzindo pouco e desmotivada, requer atitudes que possa mudar a situação. Conversar com toda equipe, mostrando os resultados (seja através de números, gráficos ou planilhas) e explicando como a produtividade da empresa anda diminuindo. Isso pode ser feito de forma individual o que possibilita melhor percepção de cada um e também que algum membro possa dar uma sugestão para resolver o problema. Outra coisa, seria oferecer um bônus a seus funcionários (quem sabe em dinheiro), de acordo com o desempenho de cada um. Assim, cada pessoa pode se sentir mais animada para trabalhar e se superar beneficiando a todos. Sempre converse com a sua equipe e vá observando se existem “panelinhas” que criam situações desconfortáveis dentro da organização. Se você puder, desfaça os grupos, monte sub-equipes em times diferentes, para desfazer as “ilhas” e fazer todo mundo interagir melhor.
A rotina de uma empresa, se mantida por muito tempo, coloca as pessoas no piloto automático. Isso deixa os seus funcionários parecendo robôs e a produtividade não aumenta. Para acabar com o marasmo, seja criativo: faça uma comemoração em um final de semana, tire fotos e se aproxime mais de sua equipe, monte um mural, na própria empresa, em um local onde todos possam ver. Isso deixa a equipe alegre. E, com a alegria, vem também a motivação. Para motivar a sua equipe, é preciso que você, como líder, tenha paciência, saiba observar as pessoas para estimular seus funcionários e mudar a situação da sua equipe. Motivação é essencial dentro de qualquer organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.
Percebi na empresa onde trabalho que os gestores, encontram muita dificuldade, em conciliar os interesses pessoais dos seus colaboradores e os da empresa. Me chamou a atenção o fato de ver alguns funcionários trabalhando com certo desleixo ao desempenhar suas tarefas, e pensei: se fosse eu a gerir tais pessoas, como poderia fazer para resolver tais problemas, ou ao menos amenizá-los.
Como pontos positivos vi que temos inúmeros artigos sobre o assunto, e como ponto negativo, a empresa não possui perfil de demissões, o que causa nos funcionários uma certa sensação de conforto e segurança, certos da estabilidade sem esforço, o que a meu ver, deveria ter de seus colaboradores um retorno, pois se a empresa proporciona esta impressão de estabilidade, ela certamente espera receber deles um desempenho com máximo de brilho. Mas, talvez pelo fato de se ter eleições para novos diretores a cada 02 anos não tenham tempohábil para perceberem tal fato ou simplesmente assim não o querem. Mas eu me sinto privilegiada por trabalhar nesta instituição, e de ter a oportunidade de estudar administração o que me deu um outro olhar sobre a relação empresa x colaborador.

Outros materiais