Buscar

PORTFOLIO ESTUDOS DO LAZER

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
LICENCIATURA
	Disciplina: Estudos do Lazer
	Tarefa: Atividade do ciclo 2
	Nome: Leandro de Souza Melo
	RA: 8017230
	Turma: DGEFL1602TGTA0O
	Parecer do Tutor: 
2
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO – 2º CICLO
O profissional do lazer em sua atuação possui habilitação para atuar em vários setores específicos caso seja requisitado, podendo ser em academias, clubes, escolas, público infantil, parques de diversões, shopping, entre outros. E nesses lugares sua função poderá ser ou de um dinamizador, professor, recreador, agente cultural, ou um gentil organizador (SILVA, 2014). Conforme apontado por Victor Melo e Edmundo Alves Jr. (2012), esse profissional é entendido como um animador cultural, sendo ele o responsável por compreender e repassar para o homem os conteúdos compreendidos pela animação cultural, que é um fenômeno sociocultural de extrema importância para o lazer, recreação e a educação (SILVA, 2014), com capacidade de fornecer conhecimentos teóricos e práticos para regular e melhorar o contexto o social no qual ele está inserido. 
Para que esse profissional atue de forma competente, séria e eficiente, alguns requisitos que o caracterize se faz necessário, para que ele possa repassar para as pessoas os reais objetivos da animação cultural. Dentre essas características, podemos destacar duas que se referem à postura do educador, como a formação e a liderança. 
Quanto à formação do profissional do lazer, é de suma importância que ele não se limite apenas aos conhecimentos de sua formação inicial acadêmica, conforme Victor Melo e Edmundo Alves Jr. (2012), mas que ela também seja continuada e atualizada, visto que a cultura da animação também irá envolver várias áreas do conhecimento. Junto a isso, essa característica é de muita importância para que o profissional do lazer atravesse barreiras e supere os protótipos históricos instaurados, realizando uma melhor interação com outras áreas, como a “dança, artes plásticas, música, teatro, cinema, psicologia, sociologia, comunicação social, administração e turismo, entre outras” (MELO; ALVES JR., 2012, p. 75), e diálogos com os seus respectivos profissionais que não seja apenas a Educação Física. 
Paralelo a isso, manter-se sempre atualizado e buscando novos conhecimentos científicos e culturais no lazer também é muito importante para que se tenha uma melhor interação entre a teoria e a prática. É possível destacar ainda que a partir da característica da formação é possível desenvolver outras, como a capacidade de senso crítico, a ampliação dos seus conhecimentos na cultura do lazer, na linguagem e na criatividade, além de ampliar o espírito de liderança.
Liderança é uma das características que se destacam quanto à postura profissional, permitindo que o educador repasse segurança, além de uma melhor organização, comunicação e inspiração, tanto para os seus alunos, quanto para membros de sua equipe, fazendo com que eles se tornem mais atuantes e desenvolvam as suas potencialidades criativas em um ambiente mais democrático e construtivo. 
Concomitantemente, o perfil de liderança permite que as propostas e os planejamentos indicados para o público se tornem mais perceptíveis por sua equipe, porque a capacidade de criar, recriar, assimilar e interagir se tornarão mais eficientes e prazerosas, sendo este o resultado pretendido para as finalidades do lazer. 
Referência: 
MELO, Victor Andrade de; ALVES JUNIOR, Edmundo de Drummond. Introdução ao Lazer. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2012.
SILVA, Robson Amaral da. Recreação e Lazer. Batatais: Claretiano, 2014.

Outros materiais