Buscar

GABARITO AP2 2016.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabarito AP2 FGT 2016.2
⁠⁠⁠D
A
C
A
F, F, V, V
B
RESPOSTA ABERTA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES/ NÃO GABARITO 
Os conceitos derivados de território como territorialização (criação de territórios por grupos sociais preenchendo com sua cultura, características, tradições, etc..) e desterritorialização (estranhamento e desculturalização – destruição dos vínculos territoriais) são importantes na discussão do turismo, pois o turismo é eminentemente uma atividade territorial, além de utilizar o território enquanto recurso, sua prática é extremamente territorialista. Assim, discussões como o uso do território pelo turismo e a influência do turismo na sua territorialização, a hegemonia do território turístico sobre os outros – desigualdades geradas, as diferentes territorialidades que se encontram no turismo, o processo de segregação territorial ocasionado pelo turismo são alguns dos assuntos importantes ao turismo que se relacionam ao conceito de território e aos seus conceitos derivados.
RESPOSTA ABERTA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES/ NÃO GABARITO 
A compreensão da definição do que venha a ser urbanização passa por três perspectivas: a da superação da população rural pela urbana; a da intervenção do Estado no espaço dotando este de infraestrutura básica; e, a que envolve mais que mudanças na configuração territorial, mas também o funcionamento da sociedade, o que inclui as relações sociais, o comportamento, os valores, etc., ou seja que se relaciona com a transformação do espaço e da sociedade - sendo esta última a mais importante para nossa disciplina. 
Apesar de não haver consenso sobre o fenômeno de uma urbanização turística, essa pode ser entendida como uma modalidade peculiar de produzir e estruturar o espaço urbano e de viver a cidade, pois é um importante elemento da cidade contemporânea. 
Na cidade turística o foco não se limita à produção, mas também é produzida para o consumo. Seu mercado consumidor é amplo (os próprios moradores e visitantes). Assim, a organização espacial de uma cidade turística será diferenciada de uma cidade não-turística e a forma de viver nela também será diferente de viver na outra, bem como os custos para se viver ali são diferenciados. Logo, nas cidades turísticas é comum que os agentes locais se organizem para melhorar alguns aspectos da cidade, fazendo pressão no poder público. Dessa forma, o turismo atribui novas formas e funções ao espaço e os agentes responsáveis pela produção do espaço turístico vão desde os agentes da superestrutura que se responsabilizam pela instituição de normas, ordens, etc. representada pelo Estado, como indutor do desenvolvimento do turismo; passando pela própria infraestrutura; pelo meio ecológico (natural e construído); pelas as firmas (empresas que atuam no turismo), chegando até à população local e a demanda (os turistas). 
Ainda cabe destacar que nos últimos anos a responsabilidade dos municípios para a implementação de políticas que interferem na configuração do espaço, consequentemente, na urbanização turística das cidades vem aumentando, o que se configura um problema, pois as prefeituras se mostram despreparadas tecnicamente para tal função.

Outros materiais