Buscar

AD1 EJA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ 
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
 AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1 – 2017.2
Disciplina: Educação de Jovens e Adultos
Coordenadora: Professora Andrea da Paixão Fernandes
Aluno (a): Lucília do Nascimento Martins 
Matr.: 16212080245
Polo: Paracambi
1ª questão: (valor: até 3,0 pontos)
O artigo “Escolarização de jovens e adultos”, de Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro (In: Revista Brasileira de Educação, n. 14, maio-ago/2000, p. 108-130) que faz parte do material didático da disciplina, apresenta uma visão panorâmica da educação para pessoas jovens e adultas.
Considere a década de 1940 e aponte o que essa década representou para a história da educação de adultos no Brasil. Para isso, destaque duas ações criadas no contexto nacional e explicite-as.
	
Foi a partir da década de 1940 que o espaço específico da Educação de Jovens e Adultos se delineou. Em meados de 1940 que começou a preocupação com a educação de jovens e adultos. 
“O Estado brasileiro, a partir de 1940, aumentou suas atribuições e responsabilidades em relação à educação de adolescentes e adultos. Após uma atuação fragmentária, localizada e ineficaz durante todo o período colonial, Império e Primeira República, ganhou corpo uma política nacional, com verbas vinculadas e atuação estratégica em todo o território nacional”
Nesse período a educação de adultos veio se firmar como um aspecto de política nacional, fortalecida por alguns programas governamentais, tais como, Fundo Nacional de Ensino Primário, Serviço de Educação de Adultos e outros.
A Educação de jovens e adultos foi estimulada internacionalmente pela UNESCO, nesse período, que tinha um importante papel no fomento da educação de adultos em diversos países. Pois a mesma denunciava as desigualdades dos países em relação à educação. 
“Ao mesmo tempo, fatos transcorridos no âmbito das relações internacionais ampliaram as dimensões desse movimento em prol de uma educação de jovens e adultos. Criada em novembro de 1945, logo após a 2a Guerra Mundial, a UNESCO denunciava ao mundo as profundas desigualdades entre os países e alertava para o papel que deveria desempenhar a educação, em especial a educação de adultos, no processo de desenvolvimento das nações categorizadas como “atrasadas”.”
2ª questão: (valor: até 3,0 pontos)
Considere a seguinte afirmação:
“O esforço que vem se fazendo no Brasil e a repercussão no seio da população mais carente de educação sistemática têm sido o testemunho desse despertar da consciência coletiva para a importância da escola. Por outro lado, a oferta não tem sido pequena, apesar de ainda insuficiente, em termos de demanda. É assim, por exemplo, que, segundo dados oficiais, nos últimos anos o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) conseguiu progressos notáveis (...)”. (ROMANELLI, op. cit., Petrópolis: Vozes, 1997, p. 75).
O MOBRAL teve um tempo de existência que se conjugou ao de um importante período da história do nosso país. Caracterize o MOBRAL e explique o contexto histórico e político vivido no Brasil no momento de sua criação.
Criado no ano de 1967, o MOBRAL foi uma iniciativa pensada e elaborada pelo regime militar vigente no Brasil (1964), com a finalidade de defender seus interesses, enquanto classe dominante. A compreensão dessa nova campanha de massa deve ser buscada não apenas nas idéias que conectam educação e desenvolvimento econômico, também na dimensão de sua utilização como instrumento de controle ideológico das massas. Um sistema que utilizava a teoria da erradicação do analfabetismo como base, sem a preocupação de uma cidadã, onde a finalidade seria o aprendizado da leitura e da escrita.
Através do Mobral, o regime militar definiu claramente a sua linha de ação nacional em relação à educação popular, tendo em vista uma concepções alfabetizadora com a intenção política, bem diferente da proposta de Paulo Freire.
3ª questão: (valor: até 4,0 pontos)
3.1 – Assista ao curta-metragem “Vida Maria”, de Márcio Ramos.
 Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Qwa7BmfQ4Rs
3.2 – Elabore uma análise crítica, relacionando a animação de Márcio Ramos a contextos vivenciados. Em sua análise, considere a necessidade de oferta de classes de EJA produzida a partir de situações de vida como as apresentada no curta-metragem.
	O curta mostra a vida de uma menina chamada Maria, com sonhos minados por conta da falta de perspectiva da mãe. Ao decorrer do curta, mostra o crescimento e vivência de Maria, que acaba reproduzindo com a filha Lurdes o que sua mãe fez com ela. No término percebemos que no caderno de “desenho de letras” (onde os personagens escreviam seus nomes), muitos outros nomes foram escritos antes de Maria, mostrado a carga da condição de vida de muitas mulheres nordestinas que são obrigadas a viver para o serviço doméstico e cuidado com os filhos, uma cultura alicerçada na pobreza e no machismo. Contudo, há solução para o problema relatado pelo curta, tais como, acesso a educação e políticas públicas de amparo a essas famílias. Incentivando a quebra do ciclo de “Marias”. 
Acredito que a Educação de Jovens e Adultos auxilia na formação daqueles cidadãos que não conseguiram estudar na infância, conscientizando que não é necessária a repetição dos erros dos antepassados, promovendo mudanças de vidas a partir da perspectiva educacional.

Outros materiais