Buscar

Compiladores e Editores para LaTeX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Compiladores e Editores para \LaTeX
O \LaTeX é uma linguagem desenvolvida especialmente para redigir textos científicos, em particular de matemática, com grande qualidade tipográfica. Estes textos podem ser estruturados com capítulos, secções, subsecções, anexos, índice, etc. O resultado pode ser exportado para os formatos comuns .pdf e .ps. e visualizado recorrendo aos programas Adobe Acrobat Reader e Ghostview-Ghostscript, respectivamente.
Para se escrever um texto em \LaTeX é necessário um programa de "typesetting" (compilador) onde são escritas as instruções e um editor para visualizar a compilação do texto escrito. 
A distribuição universal e multi-plataforma de compilador de \LaTeX, é o TeX Live a distribuição oficial do TeX Users Group (TUG). No entanto, é nalguns casos difícil de instalar.
Existem editores que funcionam nas três plataformas mais usadas (Windows, Linux e Mac): Vim, Emacs, Texmaker e LyX. O Texmaker é um editor dedicado ao LaTeX. O Vim e o Emacs são editores de uso geral mais poderosos que também poder ser usados para editar LaTeX. O LyX é o mais acessível de usar, permitindo visualizar as fórmulas enquanto se escrevem. 
Windows:
Para Windows, o compilador mais popular é o MikTeX (freeware). Os editores mais usados são o Winedt, o Texnic Center, o LED. O primeiro é shareware, os outros dois freeware.
Linux:
Para o Linux é comum o recurso ao teTeX ou ao próprio TeX Live. Um editor específico para \LaTeX no Linux é o Kile (freeware), semelhante ao Texmaker. Kile é um ambiente de desenvolvimendo integrado \LaTeX para o ambiente desktop KDE, que permite a compilação e acesso a ferramentas de visualização do documento.
Mac:
Para o Mac actualmente o editor mais popular é o TeXShop (freeware) que usa o TeX Live. É um editor com características idênticas ao Kile.
Outras alternativas
Existem programas que permitem escrever fórmulas matemáticas sem preocupações com a criação de files auxiliares ou preâmbulos. É, no entanto, necessário o conhecimento da sintaxe \LaTeX. Por exemplo, para o sistema MaC, com o LaTeX it podemos escrever, compilar e visualizar qualquer expressão matemática em poucos minutos, que podem ser exportadas para um formato .pdf, .eps, .tiff, .png, etc., com a possibilidade de serem integradas noutros programas. Este programa permite, apenas, escrever documentos curtos (uma página).
Para uma informação complementar clique aqui. http://www.tug.org/interest.html
�
Nota: Cliquem no nome do editor ou compilador para mais informações.

Outros materiais