Buscar

relatório introdução

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo
	O cálculo da quantidade de calor que foi absorvido em valores equivalentes de água foi determinado através da medição da variação da temperatura de uma certa quantidade de água em um calorímetro. A reprdutibilidade dos experimentos nos permitiu calcular os erros associados. Calculou-se os valores dos equivalentes em água do calorímetro, onde nota-se que há pequenas variações do equivalente quando há variação de temperatura e volume no calorímetro. 
Introdução
	A equivalência em água de um corpo é a massa de água que tem a mesma capacidade térmica que o corpo, ou seja, é a massa de água que, recebendo a mesma quantidade de calor, sofre a mesma variação de temperatura que o corpo.
Ccorpo = Cequiv. em água
Ccorpo = E . cágua
	Sabendo que cágua = 1,0 cal/g °C, pode-se afirmar que o equivalente em água é numéricamente igual à capacidade térmica do corpo.
	Podemos determinar o equivalente em água para qualquer corpo, porém sua maior utilização ocorre em atividades práticas envolvendo calorímetros. O calorímetro é um instrumento utilizado para medir a quantidade de calor, é constituído por um recipiente onde se coloca água. Possui uma tampa que permite fechá-lo perfeitamente, está isolado termicamente, o melhor possível, do ambiente exterior. Um termômetro, que fica sempre imerso, assinala a temperatura da água contida no calorímetro, que por não ser ideal, consome parte da energia fornecida. Após verificar a diferença entre a quantidade de energia fornecida ao calorímetro e a quantidade registrada pelo mesmo, utilizamos esta quantidade de calor para determinar o seu equivalente em água.
	O ideal seria que o aparelho não trocasse calor, de maneira alguma com o ambiente. Na prática, porém, o isolamento do recipiente que contém a água apenas reduz a um mínimo a troca de calor. Quando se emerge um corpo quente na água do calorímetro, ele aquece tanto a água quanto o recipiente, a parte imersa do termômetro e a camada de material isolante térmico em contato com o recipiente. Nota-se, assim, que nem todo o calor é utilizado para aquecimento da água. Costuma-se imaginar, então, que tudo se passa como se houvesse um pouco mais de água do que a realmente contida dentro do calorímetro. É possível, desse modo, determinar uma quantidade de água ideal, equivalente àquela parte do calorímetro que é aquecida.
	Para medir essa quantidade de calor cedida ao calorímetro, e então determinar seu equivalente em água, o processo é simples: se junta ao aparelho uma quantidade conhecida de calor, vertendo-se, por exemplo, uma determinada massa de água a certa temperatura. 
	Conforme o princípio da conservação de energia, o calor cedido pela água morna deve ser igual ao calor recebido pela água fria e pelo calorímetro.
https://www.infoenem.com.br/entenda-o-equivalente-em-agua-de-um-corpo/
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/calorimetro.htm

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas Recentes