Buscar

INVESTIGAÇÃO INTERCEPTAÇÃO TELEFÔNICA E FONÉTICA AULA 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INVESTIGAÇÃO - INTERCEPTAÇÃO TELEFÔNICA E FONÉTICA
4a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	
	
	
	
	
	
	 
	Ref.: 201709308502
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Marque a alternativa que contenha a afirmação correta:
		
	
	somente será possível a realização de ação controlada quando as investigações envolverem organizações criminosas de tráfico de drogas, conforme previsão legal na lei das drogas.
	
	qualquer captação de imagens ambientais, sejam em ambientes públicos ou privados, devem ter necessariamente autorização judicial para que sirvam de prova em um processo judicial.
	 
	a não-atuação policial sobre os portadores de drogas é possível quando para identificar e responsabilizar maior número de integrantes de operações de tráfico e distribuição, sem prejuízo da ação penal cabível.
	
	a lei 12.85013 permite a chamada ação controlada pela autoridade policial no curso do inquérito ouvido o ministério público e sem a necessidade de comunicação ao juiz.
	
	nos crimes sobre tráfico de drogas não será possível a realização do mecanismo da Ação Controlada considerando a necessidade de se realizar a prisão em flagrante dos envolvidos conforme previsão no Código de Processo Penal.
	
	 
	Ref.: 201709310657
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Com relação à Lei Federal n° 9.296/96, que trata da interceptação de comunicações telefônicas, assinale a alternativa correta.
		
	
	O prazo para a realização de interceptação de comunicações telefônicas será de vinte dias, não podendo haver, ainda que demonstrada a necessidade desse meio de prova, a sua renovação.
	
	Se as comunicações interceptadas forem gravadas durante a investigação criminal, não haverá a necessidade de transcrição das conversas que servirem como prova no inquérito policial.
	 
	As diligências inerentes à interceptação de comunicação telefônica serão sigilosas, razão pela qual tramitarão, durante a investigação criminal, em autos apartados do inquérito policial.
	 
	É cabível a interceptação de comunicações telefônicas para investigar qualquer espécie de infração penal, inclusive crime punido com pena de detenção.
	
	Em situações em que haja urgência na investigação de uma infração penal de natureza grave, poderá a policia judiciária realizar interceptação telefônica sem autorização do juiz competente.
	
	 
	Ref.: 201709310656
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Com base no que dispõe a Lei de Interceptação das Comunicações Telefônicas, assinale a opção correta.
		
	
	A decisão que autoriza a interceptação de comunicações telefônicas deve ser fundamentada, sob pena de nulidade, e indicar a forma de execução da diligência, que não poderá exceder o prazo de trinta dias, renovável, uma única vez, por igual tempo, comprovada a indispensabilidade do meio de prova.
	 
	Excepcionalmente, o juiz poderá admitir que o pedido de interceptação de comunicação telefônica seja formulado verbalmente, desde que estejam presentes os pressupostos que autorizem a interceptação, caso em que a concessão será condicionada à sua redução a termo.
	
	A gravação que não interessar à prova deve ser juntada em autos apartados, apensados aos autos principais, podendo ser inutilizada, por decisão judicial, decorrido o prazo de cinco anos do término da instrução processual.
	
	A interceptação de comunicação telefônica, de qualquer natureza, ocorrerá nos próprios autos do inquérito policial ou do processo criminal, preservando-se o sigilo das diligências, gravações e transcrições respectivas.
	 
	Cumprida a diligência, a autoridade policial deve encaminhar o resultado da interceptação telefônica ao MP, acompanhado de auto circunstanciado, que deverá conter o inteiro teor das operações realizadas.

Outros materiais