Buscar

Meta do milênio 9

Prévia do material em texto

Meta do milênio 9 - Igualdade Racial
A Meta 9 de Igualdade Racial, veio a partir da necessidade, da realidade brasileira, de que exista uma promoção da igualdade racial e de todos os direitos que se relacionam diretamente com isso, como por exemplo: o acesso a saúde, educação, cultura, lazer, liberdade de crença, acesso a moradia, trabalho etc, de forma plena e igualitária.
Para poder explicar um pouco o porque da necessidade dessa meta, podemos voltar um pouco na história brasileira e perceber que a desigualdade racial permanece hoje como um traço marcante em nossa sociedade pelo fato de trazermos as consequências trazidas pela escravidão e a invisibilidade dos negros após a abolição da escravatura e toda a desigualdade gerada desde a nossa colonização. Existe, a partir daí, marcas de valores e de ideologia racista, preconceito e estereótipos anti-negro. 
A partir desse contexto, começou um movimento de organizações negras denunciando essas desigualdades e o racismo, trazendo reflexões e exigindo seus direitos como forma de preservar sua cultura e o seu bem estar. Com esses movimentos, houveram muitos importantes tratados internacionais que visavam a eliminação de todas as formas de descriminação, mas que apesar das conquistas a política pública de promoção da Igualdade Racial ainda precisa evoluir e alcançar todos os níveis da sociedade.
Podemos também notar que a necessidade dessa meta nos trás a uma percepção da realidade atual dos negros, onde permanece intacta, onde são a maioria em ocupações precárias, a maioria entre os analfabetos, entre os desempregados e entre os mais pobres. Isso serve como um grande indicador da necessidade de uma meta ou do desenvolvimento de políticas e de gestões que se envolvam e incorporem o combate a desigualdade e ao racismo com diversas atividades para podermos avançar na promoção da igualdade e no entendimento da causa como um todo.
Busca-se com essa meta, estabelecer e comprometer o governo e toda sociedade em sua solução. Inclui também trazer a responsabilidade aos Estados na execução de políticas públicas que garantam esses direitos e de reprimir qualquer tipo de discriminação. É dever do Estado agir de forma preventiva e de adotar medidas jurídicas que se traduzem ao fim em igualdade.
Hoje o Brasil conta com um ministério: a Secretaria de Políticas de promoção da igualdade Racial, onde foi criado o Estatuto da Igualdade Racial que abrange um conjunto de garantias em forma de Lei, onde a Igualdade é uma prioridade. 
Após a criação deste programa mundial de melhora de qualidade de vida humana pela ONU no ano de 2000 o Brasil criou o Programa Brasil, Gênero e Raça onde atua na promoção de igualdade social, de oportunidades e no combate a discriminação. Pode-se referir a esse programa a criação de cotas raciais na educação, por exemplo.
Pode-se dizer que é uma Meta que trás muitas dificuldades de execução de ações que tragam devidas mudanças, pois, não há hoje um plano de orçamento relacionado a esse Plano Nacional de Promoção da Igualdade Social, o que trás importantes problemas no que se diz respeito a garantir, de verdade, os objetivos da meta que é mudar a realidade do acesso a saúde, a educação, a cultura, lazer, etc. 
Pode-se dizer que o Brasil, em relação a essa Meta, caminha a passos curtos e com bastante dificuldade.
O que pode também, ser visto como grande importancia, trazer o tema patra transformar a realidade do Brasil e de outros provos e de desenvolver e criar nas pessoas a reflexão de que todas as pessoas são iguais, independente de sua cor, sua crença, seus valores, desejos, etc. E que a educação desempenha um papel fundamental nesse processo.
Fotos: http://capoeiradevenus.blogspot.com.br 
E Guto Cassiano, do site: http://www.visaopanoramica.com
Fontes: www.objetivosdomilenio.org.br
www.facaparte.org.br
http://www.ipea.gov.br
http://www.seppir.gov.br
http://portal.mec.gov.br
http://www.wikipedia.org
Texto por Valéria Alhambra Rocchetti

Continue navegando