Buscar

Aula 1 Poder sem video (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Direito 	Civil
Profa. Salete
Regras
Apresentação
Lista de presença (75% - pág. 14 do Manual de Informações Acadêmicos e Calendário Escolar)
Atividades 
Notas (NP1 e NP2)
Provas 
		02/10 a 11/10 NP1
		13/11 a 23/11 NP2
		24/11 a 01/12 Sub
		05/12 a 13/12 Exame
O início de tudo - Sociedade
“ Ubi jus ibi societas” e “ubi societas ibis jus”, onde há direito, há sociedade e vice-versa.
Etimologia da palavra sociedade: tem sua origem no latim societate, que significa conjunto complexo de indivíduos ligados por culturas comuns e que tem como objetivo maior o bem de todos.
Porquê
O ser humano busca constantemente a felicidade e tem aversão à solidão, mas não estamos certos se foram essas as duas premissas que direcionaram o homem a viver em sociedade ou a imprescindível necessidade de preservar a espécie. 
A coletividade x Liberdade
Mesmo sabendo que se vivêssemos só poderíamos ter a mais completa liberdade, escolhemos a coletividade, desde os tempos mais remotos, mantendo o equilíbrio entre o privilégio da convivência e a liberdade individual. 
Homem é um animal social. 
Sobrevivência x necessidade
Para promover a sobrevivência, o homem naturalmente buscou compartilhar com seus semelhantes as suas experiências e a sua propriedade, unindo forças para atingir um bem comum e suprir as necessidades coletivas. 
Poder
Todavia, independentemente da época histórica e do grupo social, sempre existiu, além da necessidade de regras de convivência, um sentimento de poder, ou seja, um ser mais forte ou inteligente assumindo o comando do grupo social. 
Poder
“o poder é dito como um dos três incentivos fundamentais que dominam a vida do homem em sociedade e rege a totalidade das relações humana, ao lado da fé e do amor [...]”. Michel Temer
Abuso
“todo homem que tem Poder é levado a abusar dele, vai até encontrar os limites” Barão de Montesquieu 
Conflitos
Exatamente por ser um animal político (politikón zôon), dotado de fala e discurso, surgiram dificuldades na vida em coletividade que se ampliaram com o tempo, na mesma proporção da evolução humana. 
Estado
Nasceram, portanto, conflitos inerentes à disputa humana. Por fim, na tentativa de harmonizar as diferenças e equalizar o bem-estar coletivo, brotou o mecanismo de poder, o que naturalmente resultou na edificação do Estado.
Lobo
“ natureza do homem, o egoísmo e as paixões são intrínsecas ao ser humano (homo homini lúpus), o que significa dizer que o homem é um “lobo” para o seu próximo. Diante disso, seria necessário um contrato para constituir uma entidade estatal que iria conter o “lobo” e impedir a destruição mútua. Thomas Hobbes, 
Contrato social
“Encontrar uma forma de associação que defenda e proteja de toda a força comum a pessoa e os bens de cada associado, e pela qual, cada um, unindo-se a todos, não obedeça, portanto senão a si mesmo, e permaneça tão livre como anteriormente.
“Jean Jacques Rousseau
Ferramenta 
Direito
Direito
O Direito é, (...), um fato ou fenômeno social; não existe senão na sociedade e não pode ser concebido fora dela. Uma das características da realidade jurídica é, como se vê, a sua socialidade, a sua qualidade de ser social.
Aplicando a aula
Dinâmica 
1ª parte (individual): 10 min
Quem é você ?
Qual objetivo do Direito?
O que espera do curso?
Porque escolheu direito ?
2ª parte dupla:10 min
Apresente seu colega e conceitue justiça

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais