Buscar

INFORMÁTICA APLICADA ADM

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Faetec- Fundação de Apoio à Escola Técnica
Trabalho 
de 
Informática Aplicada I
1ª Etapa de ADM
Adrian nº 14
Claudete nº 07
Elaine nº 10
Fabrício nº 12
Gilberto nº 13
Pâmela nº 29 
Resende, 2015.
	
Gabinete = É a parte externa mais visível em um computador. Um gabinete, internamente guarda diversos componentes, mas além de oferecer espaço para estes componentes, ele também oferece orifícios para portas de entrada e saída.
Placa-mãe = Ela é o principal componente a qual os outros componentes menores a ela são ligados. A placa-mãe possui espaços próprios para encaixar o processador, os módulos de memória, placas extras e diversos cabos. Além disso, ela conta com furos próprios para que, com o uso de parafusos, seja possível fixá-la ao gabinete.
Fonte de alimentação = A fonte é uma caixa metálica, a qual fica conectada a uma tomada (por meio de um cabo ligado na parte de fora do gabinete) e interligada com os demais dispositivos de hardware. A função da fonte de alimentação é receber a energia elétrica da tomada e transformá-la para que os componentes de hardware possam funcionar de maneira apropriada. Para tanto, ela conta com diversos transformadores e componentes elétricos, que terão como principal tarefa a redução dos 110 V (volts) da tomada para valores compatíveis (5 V e 12 V) com os itens de hardware.
Processador = O processador é como se fosse o cérebro do seu computador, pois é ele o responsável por “Processar” os dados enviados e realizar os cálculos necessários além de devolver estes dados prontos para nós. 
O processador também é chamado de CPU ou ( Unidade de Processamento Central ). A maioria dos computadores nem sequer liga sem a presença de uma Unidade Central de Processamento (Central Process Unit ou CPU). Uma CPU possui formato retangular e possui milhões de pequenas peças minúsculas.
Memória RAM = (tradução para memória de acesso aleatório) é a memória temporária do computador, ela é usada enquanto a CPU estiver fazendo cálculos. Os dados são ditos temporários ou voláteis porque quando o computador é desligado, se os dados não forem gravados em outro tipo de memória não temporária os dados são perdidos.
As memórias RAM são retangulares e têm a largura bem maior do que a altura. Elas são instaladas na placa-mãe e ficam próximas do processador. 
Disco Rígido (HD) = HD é a abreviatura para Hard Disk. Essa palavra significa disco rígido, nome comumente utilizado para fazer referência ao componente que armazena as pastas e arquivos (músicas, fotos, vídeos, navegadores, e etc. É no HD que fica instalado o sistema operacional (Windows, Linux, Mack e etc.), os programas e os jogos.
Fisicamente falando, o HD é um componente de formato retangular. Ele é pesado e possui em seu interior discos de metal, os quais mantêm os dados gravados. O HD é um dos poucos componentes mecânicos do computador, o que limita sua vida útil e faz com que ele consuma mais energia.
Drive ótico = Esse componente normalmente fica no topo do gabinete e sua função é ler discos de filmes, jogos, músicas, programas e dados em geral. Existem diversos tipos de drives óticos, mas no geral os modelos são divididos em três classes: drives de CD, drives de DVD e drives de Blu-ray.
Os drives que leem CDs não são capazes de reproduzirem outros tipos de mídia. Já os modelos que suportam DVD são compatíveis com CDs, todavia não podem trabalhar com Blu-rays. E os drives de Blu-ray são os mais avançados, capazes de executarem CDs, DVDs e Blu-rays.
Dissipador = É um componente metálico de tamanho avantajado que serve para dissipar o calor.
Cooler = É a ventoinha que fica em cima do dissipador e que tem como função retirar o ar quente da CPU.
Cabo flat = É um componente que faz a interação entre o seu HD e a placa-mãe, ou então a interação entre dois HD'S, ou entre HD e CD/DVD. Ele serve para a transferência dos dados.
Placa de vídeo = Também chamada de adaptador de vídeo ou aceleradora gráfica, é um componente de um computador que envia sinais deste para o monitor, de forma que possam ser apresentadas imagens ao utilizador.
Placa de som = É um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de conversão entre a forma digital e analógica para outros periféricos como fones de ouvido ou provendo interfaces para outros equipamentos digitais.
Podem ser internas acopladas ao barramento PCI ou externas ligadas ao computador por USB ou Firewire. Também há placas de som para gravação e edição profissionais.
No-break = Ele trabalha como um Gerador de energia e em caso de falta de energia elétrica, ele mantem o equipamento ligado por um período suficiente para realizar o desligamento correto do computador.
O tempo de uso do No-break varia de acordo com marca e modelos, sendo que os mais robustos suportam até horas sem a necessidade de energia elétrica.
Teclado = O teclado envia comandos para dentro do computador formando assim as letras e caracteres digitados em documentos e arquivos.
Mouse = O mouse é um dispositivo que manipula um ponteiro Mouse-cursor-hand-pointer.svgclicar, mover. É um periférico de entrada, pois apenas envia dados, que são os movimentos das setas para facilitar o manuseio do computador.
Microfone = Envia dados (Vós ou Ruídos) para dentro do seu computador e assim é formado o som gravado.
Monitor = É a saída visual do computador, é onde imagens são colocadas. Os tipos mais comuns são os de LCD e os de LED. 
Caixas de Som e Fones de Ouvido = São responsáveis por reproduzir os sons do computador.
Webcam = É uma câmara de vídeo que alimenta ou fluxos sua imagem em tempo real ou através de um computador de rede de computador. Quando "capturado" pelo computador, o fluxo de vídeo pode ser salvo, visualizados ou enviados para outras redes através de sistemas como a Internet, e-mail como um anexo. Quando enviada para um local remoto, o fluxo de vídeo pode ser salvo, vistos ou sobre enviados para lá.
Modem = É um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital em uma onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefônica, e que demodula o sinal analógico e o converte para o formato digital original.
Portas importantes =
	Porta LAN: As portas LAN são também conhecidas como portas Ethernet, portas de rede, tomadas RJ45, soquete de rede ou placa de rede. O soquete se parece com o de telefone, sendo apenas um pouco mais largo. Dentro do soquete, oito tiras de meta se conectam com as tiras correspondentes do conector. Quando o conector é inserido na porta, é travado no lugar por uma peça de plástico. Isso mantém a conexão, já que as tiras de metal do conector e do soquete ficam em contato. A porta LAN conecta-se diretamente ao adaptador de rede do computador e é a conexão entre eles, através de um cabo, que forma uma rede. 
	HDMI: permite a ligação do notebook a TVs de alta-definição.
	Porta VGA: O conector VGA é encontrado tanto em cabos, para a conexão do PC ao dispositivo de saída, quanto em placas de vídeo, monitores e TVs. No cabo temos a versão “macho” do conector, pois é a parte que possui vários pinos para a transmissão das imagens, enquanto que nas placas de vídeo e dispositivos de saída há a versão “fêmea” que é parte que possui pequenos furinhos, onde será encaixado o cabo.
	Porta USB = Estas portas USB permitem que se conecte desde mouses a impressoras no computador. Em caso de um dispositivo novo, o sistema operacional o auto-detecta e solicita o disco do drive. Caso o dispositivo já tenha sido instalado, o computador o ativará e dará início à comunicação com o mesmo. Os dispositivos USB poderão ser conectados e desconectados a qualquer momento.
	Conector RCA (Bananas) = Estes foram idealizados visando a minimizar a interferência em sinais de pequena amplitude. Normalmente são usados em conjunto com cabos blindados com uma malha externa que é aterrada. A parte externa do conector macho é soldada à malha, tornando-se como que uma continuação da blindagem, evitando
a indução de parasitas no sinal.
	Porta de vídeo = é um sinal de vídeo que comprime a imagem em dois componentes de cor (azul e vermelho) e um componente de luminância (imagem preto e branca).
Leitor de cartão SD = O leitor de cartões lê os cartões de memória.
Cabo de força = Fio que liga o PC na tomada.
Bateria = Serve para manter o setup da bios, ou seja, as configurações que se faz nela. Mantém a data e horas, por exemplo, quando o computador está desligado.
Placa de rede = A placa de rede (chamada Network Interface Card em inglês e notada NIC) constitui a interface entre o computador e o cabo da rede. A função de uma placa de rede é preparar, enviar e controlar os dados para a rede. 
A placa de rede possui geralmente dois sinais luminosos (LEDs):
	O LED verde corresponde à alimentação da placa;
	O LED cor de laranja (10 Mb/s) ou vermelho (100 Mb/s) indica uma actividade da rede (envio ou recepção de dados).
Uma placa de rede serve de interface físico entre o computador e o cabo. Prepara, para o cabo de rede, os dados emitidos pelo computador, transfere-os para um outro computador e controla o fluxo de dados entre o computador e o cabo. Traduz também os dados que vêm do cabo e tradu-los em bytes para que a Unidade Central do computador os compreenda. Assim uma placa de é uma placa de extensão que se insere num conectivo de extensões (slot).
Sistema Operacional (SO) = De forma geral é o sistema operacional que gerencia dispositivos e outros programas. É um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário.
Windows = É o sistema operacional mais popular em todo o mundo. Windows 10 é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft. Multiplataforma, ele pode ser instalado em PCs e dispositivos móveis como smartphones e tablets. A versão liberada para computadores une a interface clássica do Windows 7 com o design renovado do Windows 8, criando um ambiente versátil capaz de se adaptar a telas de todos os tamanhos e perfeito para uso com teclado e mouse, como o tradicional desktop.
Escrivaninha = É um móvel utilizado tanto para escrever quanto para guardar arquivos, documentos e objetos. Geralmente, ele fica no quarto, no escritório ou na sala.
Cadeira = É um tipo de assento.
CONFIGURAÇÃO
Dell Ultrafino Vostro 5480
Processador
5ª geração do Processador Intel® Core™ i7-5500U (2.4 GHz expansível para até 3.0 GHz, 4MB de Cache, 15W) com placa de vídeo NVIDIA® GeForce® 830M com memória dedicada de 2GB.
Sistema operacional
Windows 8.1, de 64-bits - em Português (Brasil)
Microsoft Office
Avaliação do Microsoft® Office Trial - Válido por 30 dias
Antivírus
McAfee Security Center - 3 anos
Memória RAM
Memória de 8GB, DDR3, 1600 MHz (1x8GB)	
Armazenamento
Disco rígido SATA de 500 GB (5400 RPM)
Tela
Tela LED AG HD de 14.0 polegadas (1366 x 768) com antirreflexo
Wireless e Bluetooth
Intel Wireless 7265AGN 802.11agn + Bluetooth 4.0, Banda Dupla, 2x2 (2.4 GHz & 5 GHz)
Bateria principal
Bateria de 3 células e 51 WHr (integrada)
Garantia
1 ano de serviço de suporte técnico com reparo via correio após diagnóstico remoto em horário comercial.
Dimensões
Altura: 18,3 mm (0,72")
Largura: 337,6 mm (13,29")
Profundidade: 233,5 mm (9,19")
Peso inicial de 1,54 kg (3,4 lb) 
Com recurso de toque:
Altura: 19,35 mm (0,72")
Largura: 337,6 mm 13,29")
Profundidade: 233,5 mm (9,19")
Peso inicial de 1,62Kg (3,6 lb)
Duração da bateria
Bateria com duração de até 10,5 horas
Portas
HDMI 
RJ-45 
Alimentação 
Entrada combinada de fone de ouvido/microfone 
2 USB 3.0 
1 USB 3.0 com Power Share
Leitor de cartão SD
Chassi
Opções de cor
Prata: touchscreen e sem touchscreen 
Opções de backup
Dell DataSafe Online; Dell Backup and Recovery Manager
Regulamentação
Conformidade regulamentar e ambiental
Certificação ENERGY STAR® 6.1 
Certificação EPEAT Silver
O PORQUE DA MARCA ESCOLHIDA: 
DELL
Fornecimento de produtos seguros e confiáveis – Boa reputação, empresa ética e parceira de negócios confiável, age de acordo com padrões de comportamento ético que vão além das exigências legais.
Compromisso com o cliente - compromisso com o valor superior de longo prazo, necessário ao crescimento e à prosperidade, ajuda empresas e organizações a se tornarem mais eficientes. Tecnologia de última geração e equipes de especialistas em soluções.
Responsabilidade ambiental - Oferece a oportunidade de reciclar o produto Dell indesejado gratuitamente.
• demonstra comprometimento em cumprir as leis de proteção ao meio ambiente;
• adota práticas comerciais sustentáveis; e
• implementa programas para reduzir e controlar impactos ambientais significativos.
Performance de nível empresarial: alta performance e a eficiência, realiza várias tarefas facilmente, velocidade e armazenamento, Segurança (proteção simplificada e confiável contra perda de dados), Elegante e resistente (Design profissional, superfino, durável e bonito), Fino e leve: com apenas 18,3 mm de espessura e um peso inicial de 1,53 kg, (é portátil e fácil de carregar na bolsa), Áudio avançado (vídeos, músicas e videoconferências mais nítidos), Fácil conectividade (Comunicação clara: webcam de 720 p de alta definição), Fácil conexão (O PowerShare carrega dispositivos externos via porta USB, mesmo quando o notebook está desligado), Transferência rápida de dados, oferece pacote de serviços e opções de suporte.
Serviço contra danos acidentais*- Reparo ou substituição do sistema no caso de um acidente. O Serviço contra danos acidentais cobre sobre tensões, quebras de tela, derramamentos de líquidos e quedas acidentais.
Serviço de ajuda sem ligar para o suporte técnico = Pedido de peças de substituição compatíveis rapidamente (gratuito se tiver garantia); correções automatizadas e etapas de solução de problemas (tudo on-line) executando um teste de diagnóstico ou inserindo um código de diagnóstico. Teste rápido para verificar se existem erros comuns no processador, no disco rígido, na memória e na unidade óptica.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais