Buscar

educação filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Filosofei - professor
Ouvi um jornalista dizer: Ser professor é um dom, uma vocação e já se nasce professor...
Não, não e não...
todo mundo vibra quando alguém de bela retórica faz um belo discurso falando besteira, mas caro jornalista, você está ERRADO!
Não é dom, não é vocação, ninguém nasce professor!
Ah, os pedagogos... O Brasil está cheio de especialistas que nunca lecionaram no ensino fundamental ou médio, às vezes nem no superior, vários destes especialistas em educação só pioram o cenário atual da educação.
Professor não é mais nobre, nem a mais importante das profissões, não deve ter o maior salário... Que infeliz mania essa de puxar a sardinha pra própria brasa, toda profissão faz isso, todo profissional entende que sua classe é desvalorizada e deveria ganhar mais, mas não é bem assim.
Todas as profissões são importantes, lixeiros, professores, policiais, designers, marketeiros... Todas, o que pode mudar é tempo dedicado para se tornar um profissional e isso deve fazer diferença no salário, a profissão que leva mais tempo para se profissionalizar deve ganhar mais, a profissão que tem menos profissionais, deve ganhar mais, a profissão que trabalha mais horas deve ganhar mais.
Ser professor não é missão, não é sacerdócio, NÃO É DOM! Esse discurso só desvaloriza o estudo e o preparo e se vista como missão a educação passa quase a ser uma religião, porque aquela pessoa nasceu escolhida para cumprir aquele papel mais importante. E essa visão religiosa vai além, porque vocação e missão exige sacrifício, então qualquer coisa de ruim que acontecer com o professor é um teste pra ele provar que é um escolhido, não a toa tantos professores são ameaçados, agredidos e desrespeitados.
Os professores tem ganhar melhor sim, justo seria se o salário fosse proporcional ao tempo e o esforço, mas numa sociedade onde políticos entendem professores como ameaça, isso é quase utopia. Comparando com os artistas, vejam como músicos e pintores são tratados como vagabundos... Eu digo músicos de verdade e não instrumentistas, eu to falando do cara que passou anos em um conservatório e gastou uma grana com equipamentos e cursos, quanto vale o trabalho desse cara? Será dom também?
Não vou nem me aprofundar sobre o projeto escola sem partido, mas professor também é educador, mas nem todos os educadores são professores. Qualquer um que ensina passa os seus valores, tem professores que vão ter discursos inflamados, tem os que não tocam no assunto e aqueles que discutem de forma moderada, assim como em qualquer outra área.
E assim como em qualquer outra área também teremos babacas, racistas, homofóbicos e alienadores, faz parte. Professores fazem parte da formação de caráter e identidade dos jovens, passando até mais tempo com eles do que a própria família. Afinal, é um terço do seu dia trocando experiências e ideias, por isso nosso governo vê os professores como uma ameaça, pois a nossa educação é voltada para formar funcionários, operários e não cidadãos críticos.
A política desuniu a classe dos professores e conseguiu com que os professores se matem entre si, o que faz com que eles nunca se valorizem e eles se matam em todos os níveis, professores de mestrado, de faculdade, da rede particular, da rede pública dividida em muitas categorias.
Professor não é missão, não é vocação, cada um teve seus motivos pra escolher essa profissão que é importante e deve ser valorizada, por favor, parem com os discursos para defender os coitadinhos dos professores, com os discursos que tornam ser professor algo místico e religioso, isso além de não ajudar, afunda ainda mais nossa profissão.

Outros materiais