Buscar

AV Negócios Eletrônicos (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 2        Data: 06/06/2014 08:31:04
	
	 1a Questão (Ref.: 201101306853)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Cite ao menos três vantagens dos negócios eletrônicos. Fundamentando-os.
		
	
Resposta: 1. Os negócios eletrônicos proporcionam a interação rápida e eficiente entre empresas geograficamente distantes. Por exemplo, com o e-Procurement, empresas podem procurar, encontrar e interagir rapidamente com fornecedores de vários lugares do mundo. 2. Gera uma nova e eficiente forma de fazer publicidade, propaganda e marketing. O marketing digital possui vantagens como maior alcance, maior agilidade, menores custos e proporciona interatividade e personalização, tornando mais efetiva a divulgação de serviços. 3. Por meio do comércio eletrônico, os negócios eletrônicos possibilitam a venda e compra de produtos de forma muito rápida e eficiente, de modo que os clientes possam comprar produtos sem necessidade de sair de casa, e possibilitando que pessoas e organizações divulguem e vendam produtos e serviços de forma conveniente. 4. Os negócios eletrônicos tornam possível, no comércio eletrônico, a segmentação do mercado e a análise do perfil dos clientes, possibilitando, inclusive, a medição dos resultados das transações. Isso possibilita a personalização dos serviços, pois a organização pode criar produtos e serviços personalizados dependendo do segmento de mercado. 5. Tornam possível a integração estratégica da cadeia de suprimentos de uma organização. Por meio de aplicações como EDI (troca eletrônica de dados) e VMI (tecnologia que possibilita o controle de inventário diretamente pelo fornecedor), é possível agilizar a troca de informações entre os parceiros de negócios em uma cadeia de suprimentos, possibilitando, inclusive, a obtenção de informações estratégicas em tempo real. 6. Por meio dos negócios eletrônicos, é possível a existência de empresas parcialmente (cliques e cimento - clicks and mortar) ou completamente on-line, sem a necessidade de instalações físicas. Dessa forma, muitas empresas podem expandir os seus negócios para o mundo on-line, e inclusive obter abrangência global, gerando novas oportunidades de negócios. A obtenção de abrangência internacional sem o uso de negócios eletrônicos seria muito mais cara e impossível para muitas organizações. 7. Possibilita uma nova forma de interação com os clientes (pessoas ou organizações), por meio das redes sociais e da criação de comunidades on-line. Assim, as organizações podem obter feedback dos seus produtos e serviços muito mais rapidamente, auxiliando na melhoria dos mesmos.
	
Gabarito: Resposta: Estudo do perfil dos clientes - Conhecimento constante do perfil de clientes, seus hábitos e regularidade de consumos; Preço competitivo ¿ Custos otimizados associados ao cliente e o fornecedor; Mobilidade quanto aoTempo ¿ A loja (site) está disponível 24 horas, 7 dias por semana; Marketing eletrônico ¿ Antepecipa tendências do Mercado, divulga novos produtos ou promoções.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101474059)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Publicidade tradicional dos 4P´s da era neoclássica perdeu importância para o uso das 7 forças na nova era da digital. Contextualize a transformação da publicidade voltada para os negócios eletrônicos na internet.
		
	
Resposta: A internet, mais especificamente a Web (que surgiu no início dos anos 90), possibilita um novo tipo de publicidade: o marketing digital. A internet proporciona maior alcance, grande agilidade e baixos custos na disseminação de informações a uma grande quantidade de pessoas e organizações. Além disso, a internet possibilita um serviço personalizado aos clientes (por exemplo, por meio de cookies), tornando mais efetiva a divulgação de serviços e a segmentação do mercado. Dessa forma, a internet tornou-se uma nova ferramenta para a publicidade. A globalização possibilitada pela internet torna muito mais fácil o acesso a informação, tornando os clientes muito mais exigentes. Nunca foi tão fácil o acesso à informação: os clientes podem saber muito mais sobre os produtos e serviços que querem comprar, Nesse contexto, os 4P's tradicionais (produto, preço, praça e promoção) não são suficientes para garantir um bom serviço ao cliente. Hoje em dia, com a popularidade do comércio eletrônico, os clientes estão muito mais exigentes: participam de comunidades on-line, publicam opiniões sobre produtos nas redes sociais, fazem uma pesquisa para decidir quais produtos comprar; querem um serviço eficiente, conveniente e interativo, e, geralmente, não querem precisar sair de casa para comprar produtos ou realizar pagamentos. A internet proporciona uma integração entre os meios de comunicação, tornando muito mais complexa a dinâmica da publicidade. É necessário prestar atenção nas comunidades on-line, divulgar serviços e produtos em dispositivos móveis, personalizar o serviço ao cliente e criar um site conveniente e de fácil navegação. Dessa forma, tornou-se necessário observar as 7 forças da era digital: Interatividade, Integração, Globalização, Convergência, Aproximação, Personalização e Democratização do acesso à informação.
	
Gabarito: O aluno deverá relacionar as vantagens das 7 forças da internet (interatividade, personalização, globalização, integração, aproximação, convergência, democratização de informação), contextualizando as diferenças existentes no moderno marketing eletrônico.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101475471)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Internet tem revolucionado o mundo dos computadores e das comunicações como nenhuma invenção foi capaz de fazer antes. Ela é um mecanismo de disseminação de informação e divulgação mundial (para o bem e para o mal) e um meio para colaboração e interação entre indivíduos e os mecanismos de acesso a informação. Em qual evento poderíamos dizer que a Internet teve a sua origem?
		
	
	Quando surgem as Grandes Instituições Financeiras investindo na tecnologia para Web.
	
	Quando deixou de ser exclusiva do meio acadêmico e torna-se comercial.
	 
	A Internet tem as suas origens com o desenvolvimento de uma rede de computadores chamada Arpanet.
	
	Quando A NSFNet implanta o backbone de rede para fins comerciais (Redes distribuídas pelo Mundo).
	
	Quando foi criada a Word Wide Web em 1990 (Padrão WWW) por Tim Berners-Lee (CERN) padrão HTML.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101400016)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No mundo dos negócios e na nova economia, existem diferenças que podemos gerar vantagens como, alcance, agilidade, custos e interatividade. Sabemos que este diferencial é oriundo do marketing:
		
	 
	Digital.
	
	Interativo.
	
	Tradicional.
	
	Participativo.
	
	Social.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101400033)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nos negócios eletrônicos, aonde estão baseados o conceito de E-Bussiness e E-Commerce, podemos considerar INCORRETA a seguinte situação:
		
	
	A internet deve se integrar às outras mídias para que as campanhas atinjam o maior número de pessoas.
	
	Facilidades de comunicações com as redes sociais.
	
	O momento está muito favorável para realizar-se negócios através do comércio eletrônico.
	 
	A WEB surgiu para minimizar com as mídias convencionais, diminuindo as campanhas voltadas para o mercado
	
	É mais fácil se encontrarem bons fornecedores de serviços relacionados ao comércio eletrônico.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101400089)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A segmentação usa dados sobre o cliente para prever, com base em fórmulas derivadas de estudos de comportamento, baseado em regras, em conteúdo e em atividade. Podemos AFIRMAR que a estratégia é:
		
	
	Fidelidade do cliente.
	
	Questões éticas e legais.
	 
	Variações da segmentação.
	
	Situações horizontalizadas.
	
	Situações verticalizadas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101400131)Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando no comércio eletrônico falamos que - É a fase do despertar, identificar ou reconhecimento de necessidades, que se converte em idéia de compra. Podemos considerar que no processo de compra se encontra na etapa:
		
	 
	Um.
	
	Três.
	
	Quatro.
	
	Dois.
	
	Cinco.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101397234)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O selo VeriSign Secured Seal é a marca de segurança mais renomada na internet.Podemos AFIRMAR então:
		
	
	A empresa prova a seus clientes não somente que você é quem diz ser, mas também que você leva a segurança a sério.
	
	A sociedade prova a todos não somente que você é quem diz ser, mas também que você leva a segurança a sério.
	 
	O selo prova a seus clientes não somente que você é quem diz ser, mas também que você leva a segurança a sério.
	
	A marca prova a seus clientes não somente que você é quem diz ser, mas também que você leva a segurança a sério.
	
	A comunidade prova a todos não somente que você é quem diz ser, mas também que você não leva a segurança a sério.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101396580)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No leilão, não há obrigatoriedade de pagamento on-line; as partes são notificadas do sucesso ou fracasso da transação. Nele trabalham o licitante e o vendedor. Sendo divididos em dois tipos de leilões conhecidas como:
		
	
	Leilão direto e inverso.
	
	Leilão indireto e inverso.
	
	Leilão indireto e reverso.
	 
	Leilão direto e reverso.
	
	Leilão indireto e direto.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101397397)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando-se que na era digital, as organizações utilizam o marketing mix para o desenvolvimento das atividades junto ao mercado, podemos então AFIRMAR que:
		
	
	Contribue na elaboração de planilhas sobre as pesquisas de distribuição.
	
	Ajuda desenvolver programas de endomarketing junto aos colaboradores no sentido de entenderem a necessidade da organização.
	
	Contribue na elaboração de planilhas sobre as pesquisas de mercado, visando as melhores alternativas para utilização de uma mltimídia.
	
	Contribue na performance do desenvolvimento de seus clientes no sentido de elaborar novos produtos.
	 
	Ajuda desenvolver um pacote que satisfaça não somente às necessidades dos clientes dentro dos mercados de objetivo, mas maximize simultaneamente a performance da organização.

Outros materiais