Buscar

AVS GESTÃO DA QUALIDADE 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0445_AVS_ » GESTÃO DA QUALIDADE
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 
	Professor:
	WANDERLEY VITTORIO
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 4,7    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 24/06/2016 19:41:30
	
	 1a Questão (Ref.: 201513049985)
	Pontos: 0,2  / 1,0
	Em 1903 Henry Ford, fundou da Ford Motor Company que produzia massivamente automóveis de forma padronizada e uniforme, criava grandes estoques para abastecer a produção, testava a qualidade do produto no final da linha de montagem e reduzia custos através do controle de salários. Surge então o Fordismo, que determina então os Paradigmas Industriais. Em nosso estudo, verificamos que os Paradigmas Pós-Industriais são antagônicos aos Paradigmas Industriais. Sendo assim, relacione abaixo 4 Paradigmas Pós-Industriais.
		
	
Resposta: produzir de acordo com a demanda, voltado para o cliente, preocupação com a qualidades dos produtos
	
Gabarito: Produção em pequenos lotes, Produção flexível de uma variedade de tipos de produtos, Não existe estoque, Controle de qualidade integrado ao processo, Integração horizontal ou Aprendizagem na prática integrada ao planejamento a longo prazo.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): APENAS 1 ITEM CORRETO.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513021509)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Criada em 1991, a FNPQ é uma instituição sem fins lucrativos, fundada por 39 organizações privadas e públicas. É a instituição responsável por realizar, anualmente, o ciclo de avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Qual é o seu objetivo?
		
	
Resposta: Reconhecer as empresas cujos resultados alcançaram a exêlencia em seus produtos/serviços desenvolvido. Desta forma almentando a exêlencia para os clientes e elevando a qualidade das empresas.
	
Gabarito: Seu objetivo é disseminar amplamente os Fundamentos da Excelência em Gestão para organizações de todos os setores e portes, contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão, o aumento da competitividade das organizações e, por extensão, para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): RESPOSTA NÃO ATENDEU AO QUE FOI SOLICITADO PELA QUESTÃO.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513050001)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos grandes desafios encontrados pelas empresas, é que os funcionários percebem que as mesmas, atuam de forma segmentada, setorizada, caixinhas que não se inter-relacionam. A visão de integração não é praticada e consequentemente percebida pelos funcionários. Dessa forma, pensando na saúde organizacional das empresas, como elas devem ser vistas por seus funcionários?
		
	 
	Como um conjunto de partes em constante interação que caracterizará um todo, com o objetivo de atender um fim específico e bem determinado.
	
	Como um conjunto de pequenas partes em constante organização, atuando isoladamente com o objetivo de atender um fim específico e bem determinado.
	
	Como um conjunto de partes que funcionam de forma isolada em constante desagregação que caracterizará um todo, com o objetivo de atender um fim específico e bem determinado.
	
	Como um conjunto de partes que não se relacionam entre si, buscam a interação com o cliente de forma isolada, com o objetivo de atender um fim específico e bem determinado.
	
	Como um conjunto de partes atuando com objetivos específicos e não interagindo internamente com outras partes da organização, atendendo um fim específico e bem determinado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513060464)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Depois do encerramento da reunião semanal a respeito do programa de qualidade, o gestor da unidade pensou em desenvolver um painel para enfatizar uma mensagem a respeito da atenção em produzir com qualidade. Pensou muito e relembrou da frase do autor Philip Crosby: "qualidade significa conformidade com os requisitos..." Essa frase quer dizer:
		
	
	Fazer faz parte de um risco do erro
	
	Fazer certo reduzindo o tempo.
	 
	Fazer certo na primeira vez
	
	Fazer e refazer faz parte da produção.
	 
	Fazer e refazer para melhorar
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513378561)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A qualidade é medida em diversas dimensões, como a conformidade, a confiabilidade, a durabilidade, a estética, o desempenho, a capacidade de assistência técnica e a qualidade percebida. A Volvo iniciou as suas atividades em 14 abril de 1927 na cidade de Gotemburgo, capital do condado de Vasttra Gotaland na Suécia. A ideia de seus fundadores, Assar Gabrielsson e Gustav Larson, era a produção de veículos de passeio que fossem ao mesmo tempo seguros e adequados às condições severas do clima e do pavimento da Suécia na época. Com base nas dimensões da qualidade, aponte a resposta que melhor represente a preocupação dos fundadores da Volvo.
		
	
	Confiabilidade e qualidade percebida
	
	Conformidade e estética
	
	Estética e qualidade percebida
	
	Desempenho e estética
	 
	Confiabilidade e durabilidade
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201513511792)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A respeito de mapeamento de processos da organização, assinale a alternativa correta.
		
	
	Para selecionar os macroprocessos, recomenda-se utilizar o critério de priorização; nesse caso, os processos que impactam os resultados operacionais são menos importantes.
	
	Não é possível se utilizar da ferramenta de benchmarking.
	 
	A atividade inicial do mapeamento é identificar quantos e quais são os processos a serem mapeados e descritos.
	
	A coleta de dados para levantamento da situação vigente do processo deve conter, no mínimo, nome do processo, objetivo e mecanismos.
	
	A previsão de indicadores de desempenho trata do estabelecimento de interação entre processos e integração das informações.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201512988556)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, que fornece a base necessária ao desenvolvimento tecnológico é:
		
	
	PNQ
	 
	ABNT
	
	PROCOM
	
	INMETRO
	
	INPI
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201513571860)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O Gerente de Qualidade de uma indústria, percebendo o aumento da incidência de peças rejeitadas por apresentar defeito, verificou que o problema estava nos processos de produção. Resolveu utilizar uma das Ferramentas da Qualidade que julgou a correta para essa situação, procurando implantar um programa de aperfeiçoamento na fabricação, através do treinamento dos operadores por especialistas de outra fábrica que detém elevados índices de qualidade. Assinale, nas opções, a Ferramenta que ele utilizou.
		
	 
	Diagrama de Ishikawa
	
	Gráfico de Pareto
	 
	Benchmarking
	
	Fluxograma
	
	Matriz GUT
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201513385877)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As quatro perpectivas consideradas no Balanced Scorecard-BSC são: cliente, financeira, processos internos e aprendizado e crescimento. Portanto, o BSC é de natureza:
		
	
	Tática.
	
	Organizacional.
	 
	Estratégica.
	
	Operacional.
	
	Supervisional.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201513048583)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A organização XYZ estabeleceu uma política de incentivo à competitividade para alcançar o reconhecimento na forma de excelência referente aos produtos desenvolvidos por ela. Decidiu então, participar do PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade) que é concedido em reconhecimento as empresas cujos resultados alcançaram a excelência. Um dos critérios do PNQ refere-se a SOCIEDADE que caracteriza-se como sendo:
		
	
	A atuação da organização em relação aos clientes
	
	O sistema de trabalho que a organização desenvolve;
	
	A utilização da informação processada pela organização;
	
	Os principais processos desenvolvidos e entregues ao mercado;A atuação no que diz respeito a responsabilidade social;

Outros materiais

Outros materiais