Buscar

A Administração Hospitalar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Administração Hospitalar, assim como qualquer outro tipo de administração, visa, em regra geral, coordenar e normalizar seu meio laboral e institucional. É finalidade da Administração atingir objetivos por meio dos esforços das pessoas, com as funções administrativas de planejamento, organização e controle.
Dentro desta perspectiva, o profissional da Administração, foi durante anos, quem gerenciou as unidades de saúde. Porém, as instituições de assistência à saúde são compostas pelos mais diversos setores, com equipes multidisciplinares e demandas muito especificas para as quais o Administrador não estava preparado.
Quando os problemas causados pela falta de treinamento específico do Administrador começaram a interferir no atendimento ao paciente, a grande maioria das instituições de saúde optou pelo médico como gestor da instituição.
Embora o médico seja um profissional imprescindível nas instituições da saúde e apto a promover as relações humanas e práticas públicas de saúde, faltava a este profissional a técnica administrativa para o bom desempenho das instituições.
De forma alguma estaria menosprezando estes profissionais, muito pelo contrário conheço excelentes Administradores hospitalares e excelentes médicos Gestores, porém, na maioria das vezes estes profissionais não são treinados adequadamente para as funções Humanas e Administrativas que são necessárias ao GESTOR HOSPITALAR.
Os cursos de Tecnologia surgiram justamente neste ponto: a importância do Gestor de Tecnologia no país. A filosofia destes cursos parte da consciência das necessidades do mercado de trabalho, que busca um profissional capaz de dialogar com a prática e a teoria. O Gestor precisa ter a mente pautada na atitude transdisciplinar, no diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento, na busca constante de descobertas de novas práticas do pensar e do agir em sociedade, na generalidade, alguém que possa atuar em diferentes campos da tecnologia, pois sabe dialogar com diferentes áreas.
O Gestor Hospitalar é um profissional capaz de gerenciar de forma eficiente a complexidade das atividades das instituições de saúde, adquirindo autonomia no processo de aquisição e disseminação do conhecimento para ser um agente multiplicador apto a resolver questões internas e externas da organização e suas relações humanas, sociais e tecnológicas.
Posso dizer que tenho orgulho de formar este profissional fomentando a aquisição de senso critico na resolução de problemas por meio de modernas técnicas de gerenciamento, buscando flexibilidade e inovação. Quem escolhe essa carreira encontra mercado em todo país em hospitais, laboratórios de análises clínicas, policlínicas, casas de saúde para idosos, entre outros.
E hoje no dia do Hospital, quero parabenizar este profissional tão novo que deve revolucionar todo gerenciamento hospitalar no país. Fazendo efetivamente se valer os princípios da universalidade equidade e integralidade.
*Valéria Vieira é biomédica, especialista em Oncologia e Terceiro Setor, mestra em Biotecnologia, é coordenadora e professora dos cursos de Gestão Hospitalar e Gestão Ambiental da Faculdade Anhanguera de Osasco.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicadas refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nesta publicação.
http://saudebusiness.com/noticias/o-papel-do-gestor-hospitalar-no-mercado/

Outros materiais