Buscar

PSICOLOGIA AULA 09

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
AULA 9
Descrição
1- Utilizando os meios de comunicação, faça uma pesquisa buscando reportagens em que você deverá identificar uma situação de psicopatia e uma situação de transtorno de personalidade antissocial, apontando as diferenças entre estes fatores, segundo os parâmetros estabelecidos por Trindade (2007) nesta aula.
2- A respeito de bullying, assinale a opção correta.
a) Trata-se de um fenômeno que pouco interfere na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, sensorial e emocional das crianças e adolescentes, visto que, nessas fases, pode
ser percebido como brincadeira que, normalmente, leva os sujeitos a reagiremintensamente em face dos desafios decorrentes de interações sociais.
b) Auxilia os alunos a demarcarem seu espaço tanto no ambiente escolar quanto na vida,
já que todos os envolvidos são levados a repensar seus papéis sociais.
c) O quadro de bullying está caracterizado quando um aluno mais forte passa a perseguir,
excluir e ridicularizar um colega, mesmo que seja uma única vez, demonstrando com essaatitude comportamento segregacionista.	
d) Corresponde a um conjunto de atos agressivos e sistemáticos contra criança ou
adolescente, sem motivação aparente, mas de forma intencional, protagonizado por um ou mais agressores; a interação entre vítima e agressor é caracterizada por desequilíbrio de poder e ausência de reciprocidade, tendo a vítima pouco ou quase nenhum recurso para evitar a agressão ou dela se defender. <- Resposta Certa
e) As consequências para as pessoas que sofrem bullying são, em geral,
prejudiciais ao seu desenvolvimento físico, mas nem sempre ao desenvolvimento
emocional.
3- O assédio moral está na raiz de doenças ocupacionais, psíquicas e somáticas. Sobre essa forma de violência no ambiente de trabalho, é correto afirmar que:	
(A) o conceito de assédio moral está restrito às relações entre um superior e seu
subordinado;
(B) o assédio moral é equivalente ao assédio sexual e implica pressão por favores
sexuais;
(C) o problema se dá entre indivíduos, devendo a empresa manter-se neutra e
equidistante;
(D) o conceito de assédio moral diz respeito às humilhações e ofensas feitas sempre em
público;
(E) o assédio moral é caracterizado pela permanência e intencionalidade da conduta
ofensiva. <- Resposta Certa
Desenvolvimento
1 – Resposta:
A Psicopatia
Psicopatia ou sociopatia é a designação atribuída para um indivíduo com um padrão comportamental e/ou traço de personalidade, caracterizada em parte por um comportamento antissocial, diminuição da capacidade de empatia/remorso e baixo controle comportamental ou, por outro, pela pertença de uma atitude de dominância desmedida. Esse tipo de comportamento agonista é relacionado com a ocorrência de delinquência, crime, falta de remorso e dominância, mas também é associado com competência social e liderança. A psicopatia, descrita como um padrão de alta ocorrência de comportamentos violentos e manipulatórios, é frequentemente considerada uma expressão patológica da agressão instrumental, além da falta de remorso e de empatia . A psicopatia está diretamente relacionado com o Transtorno de Personalidade Antissocial, contudo estas condições não são sinônimos, uma vez que este é uma classificação médica e a psicopatia é uma classificação de um padrão comportamental científico. Ou seja, alguém pode ser classificado como sendo portador de Transtorno de Personalidade Antissocial sem atender aos critérios para ser classificado como psicopata.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Psicopata
Exemplo de Caso de Psicopatia - O Caso Champinha 
Matéria do UOL Notícias:
STJ decide manter Champinha internado em unidade de saúde
A Quarta Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu nesta terça-feira (10), de modo unânime, manter Roberto Aparecido Alves Cardoso, 26, o Champinha, internado em uma UES (Unidade Experimental de Saúde), onde ele está recluso atualmente. Em 2003, quando tinha 16 anos, Champinha assassinou Liana Friedenbach, 16, e seu namorado, Felipe Caffé, 19.
Depois de confessar o crime, ele foi mandado para a Fundação Casa. Após completar 18 anos ele deveria ter sido solto --de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente--, mas um laudo afirmou que ele sofria de transtorno de personalidade e não estava apto para o convívio em sociedade.
A Justiça então o enviou em 2006 para a UES, que abriga seis jovens com mais de 18 anos. Desde então Champinha vive uma situação de limbo jurídico. 
Para o ministro Luis Felipe Salomão, relator do processo, a internação compulsória foi decretada conforme a lei prevê. Salomão sustentou que não há constrangimento ilegal na internação do jovem e que o Estado não pode ser "mero espectador diante de quem coloque em risco a si e a outros".
De acordo com a decisão, Champinha terá de ser submetido a análises regulares sobre sua condição psicológica e a permanência na UES dependerá de avaliação de juiz.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/12/10/stj-decide-manter-champinha-internado-em-unidade-de-saude.htm
O Transtorno de Personalidade Antissocial
A Matéria abaixo exemplifica bem o transtorno de personalidade antissocial:
Perturbação de personalidade anti-social
Este tipo de Personalidade, tal como o próprio nome indica, caracteriza-se por um padrão de comportamento anti-social, de desrespeito e desconsideração pelas regras sociais e pelos direitos dos outros, bem como pela sua transgressão. E embora tal descrição nos possa levar a pensar que estamos perante pessoas com capacidades sociais deficitárias, verificamos frequentemente que tal não acontece, estando antes estas capacidades orientadas para a satisfação pessoal.
Desta forma, as estratégias de manipulação tendem a ser frequentemente utilizadas e têm como principal objectivo a obtenção de benefício próprio e prazer, mesmo que para isso os direitos dos outros não sejam tidos em conta. No que respeita ao estabelecimento de relações afectivas ou sociais, têm grandes dificuldades, e mesmo que o desejem, são incapazes de estabelecer ligações profundas e estáveis com os outros.
Fonte: http://oficinadepsicologia.com/perturbacoes-de-personalidade/anti-social
A Diferença entre Psicopatia e o Transtorno de Personalidade Antissocial:
A psicopatia está diretamente relacionado com o Transtorno de Personalidade Antissocial, contudo estas condições não são sinônimos, uma vez que este é uma classificação médica e a psicopatia é uma classificação de um padrão comportamental científico. Ou seja, alguém pode ser classificado como sendo portador de Transtorno de Personalidade Antissocial sem atender aos critérios para ser classificado como psicopata.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Psicopata

Outros materiais

Outros materiais