Buscar

Histórico da Fitoterapia e fitocosmetologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Histórico da Fitoterapia e fitocosmetologia
Prof. MSc. Michel Martins
HISTORIA DOS FITOCOSMÉTICOS
Pré-história:
Produtos eram a bases de argila, colorantes de pigmentos de terra, gordura animal.
As maquiagens mais antigas que se conhecem, são compostas a base de sulfato de amônio.
Civilizações antigas
Mesopotâmia: 5.000 a.c 
Egito: 4.000 a.c 
Fenicios e cartagineses: 7.000 a.c 
HISTORIA DOS FITOCOSMÉTICOS
Civilizações antigas
Paise europeus como Austria e França, com a Venus de Willendorf
Grécia: 500 a.c
Império Romano: 100 a.c 
HISTORIA DOS FITOCOSMÉTICOS
Idade média (período feudal - “período das trevas”)
Pouco avanço se comparado com a.c. com egípcios, gregos e império romano, principalmente porque era um privilégio da nobreza feudal.
Nos séculos XI ao XIII, o cuidado com a beleza resurgiu, principalmente após as cruzadas e guerras, que vieram a gerar um interbâmbio cultural, como consequência, foram introduzidas novas técnicas cosméticas. 
Com a nobreza mais recolhida em seus castelos, os vendedores ambulantes de bálsamos, instrumentos musicais e hervas medicinais, chamados de burgos, passaram a ganar mais espaço na sociedade e essa passou a ter mais acesso a diverso productos.
Surgiu também a figura do tocador ou trovador, um medieval que era charmoso, bem maquiado, atraente e que escrevia canções para as suas amadas. 
HISTORIA DOS FITOCOSMÉTICOS
RENACIMENTO (séculos XV-XVI-XVII)
Marca o redescubrimento da antiguidade greco-latina;
Período das grandes navegações e expedições exploradoras para otros continentes.
A invencão da imprensa, uma importante quantidade de obras técnicas em italiano e em francés, oferecem receitas de águas aromatizadas, para perfumar la ropa, o cuerpo e lugares. 
HISTORIA DOS FITOCOSMÉTICOS
Revolução francesa e revolução industrial (Séc. XVII-XVIII)
O verdadero apogeu da maquiagem;
A corte francesa, principalmente em París, transformou-se no centro europeu de estética e moda;
Eram elaborados artesanalmente productos de beleza, que eram vendidos em luxuosos establecimentos da Faubourg Saint Honoré. 
Nessa época dorada dos cosméticos, iniciava-se o ciclo com sofisticados cremes, essências e águas. 
Branqueavam os rostos com pó e creme nacarada brillante a base de enchofre, que acabavam provocado envenenamentos mortais (arsênio);
HISTORIA DOS FITOCOSMÉTICOS
HISTORIA DOS FITOCOSMÉTICOS
Pommanders
Séc. XIX
Tendencia higienista: 
Tratados de urbanização e de higiene ;
Beneficios do banho para a saúde e para a pele. 
Esta sociedade era fortemente influenciada pela burguesia que ascendia socialmente, como simbolo de “pureza da alma e da virtude”.
Surgiram as primeira casa de beleza, como em 1828 a de Pierre Guerlain, fundador da famosa casa de cosmética parisiense.
Primeira tentativa de fazer um produto antirugas, na época chamado de "esmaltado de rosto“.
“The Art of Beauty”, era um dos livros mais lidos da época, e nele haviam informações sobre cuidados, sobre a higiene capilar e oral, além de recomendar para tratamento antirrugas o ganho de peso.
HISTORIA DOS FITOCOSMÉTICOS
HISTORIA DOS FITOCOSMÉTICOS
Rainha Victoria do
 Reino Unido (1819-1901)
Barra de sabonete passou 
a ser mais acessível
Ao final da época victoriana, varias revistas famosas como a “Vogue” e “The Queen”, começaram a publicar artigos sobre beleza e maquiagens, como a reportagem com a atriz Sarah Bernhardt, que fazia banhos diários com 200 g de flores de malvavisco e 1,5 Kg de salvado, tambem usava o “Eliminador de arrugas Bernhardt”, um creme de pasta de aluminio, leite de almendras e água de rosas.
HISTORIA DOS FITOCOSMÉTICOS
Séc. XX.
acontecimientos históricos, como guerras mundiais, revoluções políticas, culturais e tecno-científica, levaram a diversas padres estéticos por décadas diferente, assim como em diversos lugares. 
Tratamentos estéticos para mulheres e homens.
HISTORIA DOS FITOCOSMÉTICOS
Séc. XXI
O “protótipo de muhler” é: bronzeada, maquiada e “sarada”.
 O “protótipo de Homem” é: bem “sarado”, pele hidratada, bronzeado e a vezes depilado (sobrancelhas, pernas e peito);
Resurgem as tatuagens e outras aplicações para micropigmentacão, com em a utilização de maquiagens permanentes ao redor dos olhos e bocas para resaltar os detalhes do rostos);
Incremento na utilização de produtos cosméticos ecológicos que utilizam productos totalmente naturales, sem productos ou contaminantes sintéticos, sem realizar ensaios com animales.
O colágeno é utilizado em larga escala, assim como a toxínina butolínica;
Incremento da medicina estética com cirúrgias para satifação dos anseios de beleza; 
HISTORIA DOS FITOCOSMÉTICOS
Novas formas cosméticas, como os chamados cosmecêuticos de liberação prolongada (adesivos transdermicos, microcápsulas,…), dermocosméticos. Muitos desses a base de produtos naturais, principalmente plantas, sendo assim FITOCOSMÉTICOS
HISTORIA DOS FITOCOSMÉTICOS
ETIOLOGIA E OUTROS TERMOS 
Cométicos deriva do grego kosmetikos, que significa “habilidade em decoração/ornamentação”, próprio para embelezar.
PRINCÍPIO ATIVO: Substância ou conjunto de substancia quimicamente definidas responsáveis pela ação farmacodinâmicas das drogas vegetais.
FITOTERAPIA: Ciência que estuda a utilização de produtos de origem vegetal com finalidade terapêutica, para prevenir, atenuar ou curar um estado patológico.
FITOTERÁPICO: Produto medicamentoso que contem, na sua formulação, um ou mais produtos derivados de vegetal em sua forma bruta, ou seja, extratos, tinturas ou pó, como principio ativo.
OUTROS TERMOS 
FITOFÁRMACO: Substância isolada de vegetal da qual se conhece a característica química e que desencadeia determinado efeito sobre o sistema biológico. Quando presente em uma formulação, caracteriza um produto alopático comum, não se tratando de fitoterápico.
Exemplo: papaina 3% em creme base q.s.p. 30g.
FITOCOMPLEXO OU FITOTERÁPICO COMPOSTO: Denominação atribuída a determinada espécie vegetal. Pode ser uma formulação fitoterápica constituída por mais de uma matéria-prima derivada de vegetal.
FITOCOSMÉTICA: Segmento da ciência cosmetológica que se dedica ao estudo e à aplicação dos extratos e princípios ativos obtidos dos vegetais em proveito da higiene, estética, correção e manutenção de um estado normal e sadio da pele.
MARCADOR FARMACOLÓGICO: Substancia contida no vegetal, ou parte deste, responsavel pela atividade farmacologica. As vezes, pode-se encontrar um grupo de marcadores e nao apenas uma unica substancia.
MARCADOR FITOQUÍMICO: Substancia contida no vegetal, ou parte deste, que o caracteriza fitoquimicamente. Nem sempre o marcador fitoquimico e também o marcador farmacologico. 
Exemplo: 
Cascara sagrada = Marcador Fitoquímico e Farmacológico pertencem a mesma classe = antraquinonas. 
Peumus boldus = o Marcador Fitoquímico e a boldina (alcaloide) e os Marcadores farmacológicos para as atividade colerética e colágoga = Terpenos.
OUTROS TERMOS 
“Por trás de uma pessoa bonita sempre existe a mão do bom PROFISSIONAL!”
BOA NOITE!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais