Buscar

RESUMO BOTÂNICA LIQUENS

Prévia do material em texto

© William de Assis
Liquens: simbiose entre algas e fungos
 Em liquens, há fungos vivendo em relações de mutualismo (benefício mútuo) com outros seres vivos. Os fungos associam-se às algas ou às cianobactérias, podendo sobreviver mesmo em condições hostis, como em tundras e alguns desertos. Os fungos dessa associação recebem o nome de micobiontes (ascomicetos ou basidiomicetos), e a alga, ficobionte (algas verdes ou cianobactérias). Parte da matéria orgânica produzida pela fotossíntese realizada pela alga ou pela cianobactéria é utilizada pelo fungo, que, em contrapartida, envolve as células fotossintetizantes com suas hifas, protegendo-as e fornecendo-lhes água e sais minerais retirados do substrato. 
 Quanto à morfologia, podem ser de três tipos: Crostosos (o talo é semelhante a uma crosta e encontra-se fortemente aderido ao substrato), Foliosos (o talo é parecido com folhas) e Fruticosos (o talo é parecido com um arbusto e tem posição ereta). 
 A propagação dos liquens (sua reprodução) ocorre (de forma assexuada) por sorédios, fragmentos formados por algas ou cianobactérias envolvidos por hifas de fungos. Caindo em substrato com umidade e luminosidade adequadas, o sorédio pode desenvolver-se em um novo líquen. A reprodução ainda pode ser pelos chamados isídios, que são ramos diferenciados do talo, que acabam se destacando facilmente.
Representação esquemática da morfologia liquênica, com os sorédios em evidência.
(FONTE: https://pt.slideshare.net/thaglis/liquens-27702165)
(FONTE: http://www.newtonalmeida.com.br/2013/07/liquens-estrutura.html)
 
 Os liquens realizam uma grande fixação de nitrogênio (N2), colaborando com esse ciclo. Além disso, podem contribuir com a bioerosão (degradação de materiais rochosos que virão a compor um solo) e, algumas espécies, são bioindicadores da qualidade do ar, por serem sensíveis aos poluentes. Algumas espécies podem ser tóxicas!
 Algumas espécies de liquens produzem metabólitos secundários, como ácidos liquênicos (que degradam substratos), e substâncias antineoplásicas e antibióticas. Os liquens ainda possuem um alto grau de epifitismo, o que confere à espécie-suporte, um certo empecilho para realização da respiração. [1: Metabólitos secundários: produtos do metabolismo, que conferem proteção ou que garantem a sobrevivência e são de utilidade para o ser vivo que o produz, seja ele um microrganismo, uma planta, um fungo, ou um líquen.][2: Antineoplásicas: substâncias que combatem células cancerosas. ][3: Antibióticas: substâncias que inibem o crescimento de bactérias. ]
Microscopia eletrônica mostrando as hifas de fungo entrelaçadas com a alga.
(FONTE: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/biofungos4.php)

Outros materiais