Buscar

LOGICA 1B MATRIZ 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MATRIZ DE REFERÊNCIA
DISCIPLINA: FÍSICA SÉRIE: 1ª FASE: ENSINO MÉDIO
BIMESTRE: 1º ANO: 2018
	
CONCEITO ESTRUTURANTE: ENERGIA - TRANSFORMAÇÕES
	
HABILIDADE
	
DESCRITOR
	FORMA DE AVALIAÇÃO
	Número
de
Questões
	H1 - Constrói sentenças ou esquemas para a resolução de problemas.
Raciocínio Lógico - Levanta hipóteses e fazer previsões a partir de situações-problema.
Emprega símbolos, códigos e nomenclaturas de grandezas da Física nas informações do cotidiano.
Traduz as unidades e as relações entre as medidas físicas.
	D1 – Relaciona as propriedades físicas das ondas e suas aplicações em dada situação ou problema concreto, situando-os no conjunto de fenômenos e Leis da Física através de notas explicativas. (Aplicação)
	
PD
	PD
	SIM
	PI
	
	
	
	
1
	
	
	
	D2 - Aplica matematicamente através de fórmulas e gráficos os vários tipos de grandezas relacionadas às unidades e as relações entre as medidas físicas que descrevem o movimento. (Aplicação)
	
SIM
PD
	
1
	
1
	
	H2 - Reconhece a natureza dos fenômenos envolvidos em dada situação ou problema concreto, situando-os no conjunto de fenômenos da Física.
Identifica diferentes movimentos realizados no cotidiano e as grandezas relevantes para sua observação (distâncias, percursos, velocidade, massa, tempo, etc.), buscando características comuns e formas de sistematizá-los (segundo trajetórias, variações de velocidade etc.).
	D1 – Relaciona as propriedades das grandezas físicas e suas representações matemáticas em dada situação ou problema concreto, situando-os no conjunto de fenômenos e Leis da Física. (Aplicação)
	
SIM
PD
	
1
	
1
	
	
	D2 – Identifica as características dos tipos de ondas e suas aplicações em dada situação ou problema concreto, situando-os no conjunto de fenômenos e Leis da Física. (Conhecimento) 
	
SIM
PD
	
1
	
1
	
	H3 - Emprega símbolos, códigos e nomenclaturas de grandezas da Física nas informações do cotidiano.
Interpreta corretamente tabelas, gráficos, esquemas e diagramas, apresentados em textos.
Aprofunda o conhecimento sobre fenômenos físicos por meio de modelos físicos. 
Compreende o caráter sistêmico do planeta e reconhece a importância da biodiversidade para preservação da vida, relacionando condições do meio tais como (temperatura média da região, volume de água disponível e sua conseqüente influência na estabilidade térmica local, etc) e intervenção humana.
	D1 – Prepara em equipe um projeto interdisciplinar demonstrando suas aplicações que conduzem o aluno a perceber a existência do fenômeno em nosso cotidiano através de notas explicativas, reportagens e entrevistas. (Compreensão) 
	
PI
	
	
	
X
	
	D2 – Prepara em equipe uma pesquisa da fundamentação teórica do projeto através de imagens, reportagens e entrevistas. (Compreensão)
	
PI
	
	
	
X
	H4 - Aprofunda o conhecimento sobre fenômenos físicos (Movimento Uniforme e Movimento Uniforme Variado) por meio de modelos físicos, utilizando-os na análise de situações-problema.
Letramento Sócio-científico - Reconhece a existência de invariantes que impõem condições sobre as possibilidades e impossibilidades científicas em processos naturais na análise de situações cotidianas.
	D1 – Identifica diferentes movimentos realizados no cotidiano e as grandezas relevantes para sua observação (distâncias, percursos, velocidade, massa, tempo, aceleração, etc.), buscando características comuns e formas de sistematizá-los através de fórmulas e notas explicativas. (Conhecimento)
	
SIM
	
	
2
	
	
	D2 – Reconhece os principais fenômenos relacionados aos movimentos e relaciona matematicamente através de fórmulas as diversas características da velocidade de um corpo. (Análise)
	
SIM
PD
	
1
	
2
	
	H5 - Aprofunda o conhecimento sobre fenômenos físicos (Acústica) por meio de modelos físicos, utilizando-os na análise de situações-problema. Associa fenômenos que ocorrem em situações semelhantes, identificando regularidades expressas pelas leis da física na análise e previsões de situações do dia-a-dia. Articula conhecimentos de diversos tipos de interação e de diferentes naturezas de fenômenos da física numa visão sistematizada.
	D1 – Identifica as características do estudo do Som e suas propriedades e aplicações no cotidiano buscando características comuns e formas de sistematizá-los através de fórmulas notas explicativas, imagens e gráficos. (Conhecimento)
	
SIM
PD
	
2
	
2
	
	
	D2 – Identifica os principais fenômenos relacionados à Acústica e aplicações no cotidiano buscando características comuns e formas de sistematizá-los,
relacionadas através de fórmulas, notas explicativas, imagens e gráficos. (Conhecimento)
	SIM
PD
	
1
	
2
	
	
	
	TOTAL DE QUESTÕES
	8
	11
	
LEGENDA: 
PD – prova discursiva
SIM – simulados
PI – projeto interdisciplinar

Outros materiais