Buscar

Cultura Maia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Cultura Maia
Cultura real e ideal:
Para os maias na cultura real as mulheres que estavam prontas para casar, só o faziam depois que os pais tivessem arrumado um noivo da tribo para elas. Já na cultura ideal por intermédio do casamento os maias estabeleceriam alianças com outras cidades (pois eles ergueram inúmeras delas como: Palenque, Yaxchilán, Tikal, entre outras).
Valores, crenças e símbolos:
Na cultura maia havia a valorização do poder dos sacerdotes, que eram chamados para presidirem as cerimônias e os cultos religiosos juntamente com a vida intelectual da sociedade. Tinha-se a crença de chamar os sacerdotes para restabelecer a saúde das pessoas quando as mesmas adoeciam e através dos símbolos, especificamente: rituais, cerimônias, ervas, adornos, substancias minerais os sacerdotes curavam as pessoas.
Complexo Cultural e Traço Cultural:
O cultivo do milho possuía um complexo cultural rico, entre eles, notamos que para cultivar a terra os maias escolhiam os terrenos e cada terreno possuía limite de anos para se plantar; a semente devia ser plantada em covas cobertas de cinzas, o agricultor devia pedir chuvas aos deuses, e a plantação de milho tinha uma vida útil de dois anos, entre esses notamos, um traço cultural importante, pois o milho servia como alimentação para a comunidade. 
Etnocentrismo e Relativismo Cultural:
No etnocentrismo cada cidade maia se desenvolveu em torno de centros urbanos autônomos com suas próprias culturas já no relativismo cultural, ora os maias respeitavam a cultura das outras cidades ora as excluía e ignoravam, mas possuíam uma relativa unidade cultural. 
Padrão Cultural, Subcultura e Áreas Culturais:
Um padrão cultural que podemos notar na cultura maia é que possuíam uma o forma de organização política, mas cada cidade criava suas leis, formas de administrar e se organizar culturalmente criando áreas culturais e formando assim subculturas em suas cidade que eram centros autônomos gerando assim áreas culturais delimitadas, mas com uma única sociedade, os maias.
Mudança Cultural: difusão e aculturação 
Os cálculos matemáticos, observações astronômicas provocaram uma mudança cultural para os espanhóis, pois difundidos na cultura espanhola provocaram mudanças na concepção e analise desses assuntos a partir de então esses dados são assimilados e pelo processo de aculturação da-se uma interpretação e uma analise do ponto de vista espanhol.

Outros materiais