Buscar

Organização Politica Maia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Organização Política Maia
Estatutos e Normas
Nos estatutos da sociedade maia o poder estava centralizado nas mãos de uma autoridade máxima que governava a tribo, este desempenhava função civil, militar e religiosa, seu governo era hereditário (passado de pai para filho). Nas normas observamos que a sucessão era dada através da hereditariedade que era costume e lei da sociedade maia.
Pessoal
No sistema pessoal de divisão política dos maias o Halac Vinic era o chefe da sociedade que governava junto com a nobreza e os sacerdotes a vida intelectual, administrativa e religiosa da tribo.
Aparelhagem material
Na sociedade maia a aparelhagem material era composta de vestimentas, armas, adornos, pedras preciosas, grinaldas cefálicas, plumagens, jóias, tecidos suntuosos e máscaras.
Atividades
Os maias desenvolviam varias atividades em seu cotidiano.Os sacerdotes utilizavam a educação para a manutenção dos seus estatutos.O exercício militar da tribo possuía uma autoridade máxima que governava com a ajuda de seus familiares e sua sucessão era deforma hereditária a fim de garantir a continuidade da linhagem principal.Existiam pessoas responsáveis em controlar o trabalho dos camponeses e das castas inferiores.Os delegados político-religiosos eram responsáveis pela organização de cerimônias e a custódia dos instrumentos musicais.
Função da Instituição
A organização política tem por função manter, coordenar e gerenciar a sociedade maia, em seus vários elementos constitutivos, social, administrativo, cultural, econômico, familiar, entre outros.

Outros materiais